Página Inicial › Fóruns › Change Project Orientation › Apresente-se › Resposta a: Apresente-se
Natércia Palmira De Deus Malauene. Docente da faculdade de Educação, departamento de Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane.
Eu decidi participar do curso “sustentabilidade começa com professores” primeiro por curiosidade da perspectiva e segundo na expectativa de aprender com os outros e melhorar algumas acções desenvolvidas com os estudantes nas disciplinas de produção de material didáctico para a primeira infância e de expressão plástica, no qual o insumo (resíduos sólidos, sementes, tintas, etc.) vem do meio ambiente.
No entanto, a leitura do slide que aborda “qualidade de um bom projecto de mudança EDS” e parte das directrizes do projecto de mudança percebo que nosso curriculo não promove a educação para o desenvolvimento sustentáveis. Ou seja, as unidades temáticas dessas disciplinas e a nossa prática pedagógica não empoderam os estudantes, pelo menos a curto e medio prazo, pela “idade” do curso, apesar de desenvolver competências específicas de produzir esse materiais que pontualmente minimizam a falta de material didáctico estruturado nas instituições de infância e garantem a qualidade deste subsistema. Mas podemos fazer melhor…
Agora tenho muitas luzes verdes em mente de como tornar o currículo de licenciado em Desenvolvimento e Educação de Infância em um projecto de mudança de qualidade!