Página Inicial › Fóruns › Learning Action 1 › Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1 › Resposta a: Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1
• Como esta Aprendizagem através da Acção o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
R: A aprendizagem da Acção 1 ajudou-me a ter um olhar crítico sobre o Plano Curricular dos institutos de formação de professores (IFP) em geral e, do IFP da Matola em Particular, visto que a sua Missão “formar professores para o ensino primário com qualidade, capazes de acompanhar o processo de mudança educativa e responder com eficácia aos actuais desafios do sistema educativo moçambicano” e a sua Visão “ser uma instituição de referência na formação de professores do ensino primário a nível Nacional” não espelham de forma clara o comprometimento com a EDS, pelo que urge a necessidade de abordagem deste tópico a nível da instituição.
• Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
R: Para trabalhar a compreensão das DS e EDS de forma crítica no contexto do IFP seria o envolvimento de todos os colaboradores da instituição no sentido de construir uma compreensão comum do DS e EDS e do que pode ser feito para a materialização dos objectos da EDS
• O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
R: A reformulação dos valores e missão da instituição de modo a integrarem de forma clara a integração das directrizes da EDS;
Levantamento dos conteúdos ligados ao DS e EDS de modo a planificar abordagens práticas em torno dos conteúdos
• Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
R: Fazer o estudo do plano curricular e do programa do ifp e dos materiais sobre DS e EDS de modo a alimentar a reflexão critica
– Desenhar projectos que visam a abordagem prática dos conteúdos do DS e EDS de modo a construir competências nos formando