Página Inicial Fóruns Learning Action 2 Respostas às questões e preocupações de sustentabilidade Resposta a: Respostas às questões e preocupações de sustentabilidade

Natércia
Membro
Número de artigos: 3

Em retrospectiva e de acordo com a revisão curricular da formação de educadores de infância de nível elementar e básico do Ministério de Género Criança e Acção Social é que não existe um currículo específico para formação destes profissionais. A formação de 6 meses é feita com base no Programa Educativo para Crianças do 1º ao 5º Ano em vigor para o pré-escolar, porque não temos um currículo para este subsistema.
E dando uma vista de olho no Programa Educativo em vigor a partir do 3º ano de vida até o 5º ano de vida os conteúdos programáticos são definidos tendo em conta os temas mensais como o mundo dos animais, os alimentos etc e dá espaço para os educadores trabalhar outros temas mensais não sugeridos no respectivo Programa Educatvo. Nesse sentido penso que pode ser uma oportunidade capacitar esses educadores de infância para trabalhar os temas mensais relacionados ao ambiente e outras temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
Em relação a lei 18/18 do Sistema Nacional de Educação no seu artigo 3, referente aos princípios gerais do SNE, e na alínea g) não considera o desenvolvimento sustentável como aspecto fundamental a considerar na formação do professor apenas cita “formar o professor como educador e profissional consciente com profunda preparação científica, pedagógica, ética, moral capaz de educar a criança, o jovem e o adulto com valores da moçambicanidade.”
Tal omissão é notável ao longo deste instrumento nos diferentes objectivos específicos dos 6 subsistemas de educação, ou seja, desde o subsistema pré-escolar até ao subsistema de ensino superior. Entretanto há novos objectivos gerais e específicos claros referentes ao género e a inclusão nesses 6 subsistemas. Eu sugiro actividades de advocacia para que o desenvolvimento sustentável seja incluso neste documento que nortea todos outros a nível macro (Ministérios e Direccões) e micro (instituições de educação pré e escolar, etc.)