Página Inicial › Fóruns › Change Project Orientation › Case Studies › Resposta a: Case Studies
Gostei de todos os estudos. Mas, chamou-me mais atenção, o caso de Zimbabué que culminou com a realização da reunião de revisão de pares do “Projeto de Mudança, a Sustentabilidade Começa com os Professores”, realizada em Harare.
A pesar das dificuldades em compreender o inglês falado, percebi, a partir deste caso, haver necessidade de se aliar a aprendizagem teórica à prática. A melhor forma de avaliarmos o currículo, os alunos, as ações dos professores/formadores, as escolas/instituições de formação e o Sistema Educacional no seu todo é através da demonstração prática e os resultados dos alunos.
Faz todo sentido, que diante das dificuldades alimentares, os formandos internos das instituições de formação de professores desenvolvam técnicas de produção alimentar aprendidos nas disciplinas de Ciências Naturais e outras que abordem esta matéria e as apliquem de forma sustentável.
O projeto que aspiramos desenhar, visa dotar os candidatos ao professorado de habilidades no uso racional de recursos localmente disponíveis, para desenvolverem ações de autossustentabilidade, tanto durante a sua formação, como ao longo da sua prática docente, caso haja insuficiência de recursos orçamentais disponibilizados pelos serviços do Estado. Dai, a razão da Sustentabilidade Começa com os Professores.
Entretanto, para o alcance do desiderato acima descrito, conforme o exemplo do Zimbabué, entendo que há toda uma necessidade de enveredarmos por um trabalho colaborativo no desenvolvimento do nosso Projeto, envolvendo outros intervenientes da área de formação de professores.