Página Inicial Fóruns Learning Action 1 Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1 Resposta a: Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1

Candida Fernando
Membro
Número de artigos: 10

Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:

Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP? R= Esta Aprendizagem através de Acção me ajudou a rever os programas de ensino de Formação de Professores de forma mais crítica no sentido de descobrir que há necessidade da integração plena dos conteúdos da Educação para o desenvolvimento Sustentável nos programas de Formação de Professores para que a instituição tenha o Desenvolvimento Sustentável Institucional. A partir da aprendizagem através de Acção
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto? R= Para uma compreensão mais crítica do Desenvolvimento Sustentável (DS) e da Educação para o desenvolvimento Sustentável faz-se necessário a inclusão dos conteúdos da EDS e o envolvimento de formadores e formandos nos debates de temas referentes a EDS em todas as disciplinas. Criação de projetos de mudança para o desenvolvimento Sustentável da instituição em que os próprios alunos/formandos Aprendem a criação de projetos para o desenvolvimento sustentável da instituição envolvendo a comunidade.
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante? R= Quanto a Educação para o desenvolvimento Sustentável na formação de professores ainda a que considerar as questões de trabalho colaborativo e a mudança de estratégias de ensino que atendem as necessidades do século XXI para integração plena da EDS.
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria? R= A Mobilização de todos os formadores e formandos para a participação nos Cursos de Sustentabilidade começa com os Professores para que todos possam dispir-se dos paradigmas tradicionais para a transformação curricular rumo à Educação para o desenvolvimento Sustentável ao nível das instituições de formação de professores. Desta forma destacaria o Desenvolvimento Sustentável como algo importante que deve ser tratado por todos por forma colaborativa e para a gestão responsável do meio ambiente, assim como a criação por exemplo,de projetos de gestão de Resíduos sólidos- Recolha de papéis para a produção de carvão (biomassa) para o saneamento ambiental da instituição.