Página Inicial Fóruns Learning Action 1 Aprendizagem através da Ação 1 Resposta a: Aprendizagem através da Ação 1

Kind Fradique Ngolo
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1. R: O Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que consiste em atender as necessidades das gerações actuais sem comprometer as capacidades da natureza de atender as necessidades das gerações futuras. Ele inclui a justiça social, a equidade económica, o respeito pela cultura indígena, a preservação da biodiversidade e a promoção do bem-estar geral dos seres humanos.

2- as preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na minha localidade têm que com o abate florestal para a produção de carvão e da madeira. Em muitas comunidades da minha localidade derrubar árvores para produzir o carvão para venda é uma maneira de sobreviver, pelo que, impõe-se a resolução deste problema o mais rápido possível.

Outra preocupação tem que ver com a inexistência de contentores para o depósito de lixo em todas as comunidades, o que, faz com que o lixo seja depositado em qualquer local o que coloca em risco a vida da comunidade.

A caça indiscriminada de animais selvagens e fraca fiscalização é outro grande problema.

Porém, outro problema é relacionado com a descontextualização do currículo.

3- As minhas opiniões sobre educação para o desenvolvimento sustentável reflectem uma compreensão do desenvolvimento sustentável reflectida nas nas duas definições apresentadas citadas porque, elas promovem a justiça social, a preservação da fauna e da flora, a equidade económica, o respeito da cultura indígena e a educação hibridificada, bem como, o uso racional dos recursos.

4. O meu projecto de mudança para a sua efectivação exige recursos humanos e financeiros, pois, para realização de palestras nas comunidades em que se verifica o abate indiscriminado das florestas é necessário um meio de transporte e segurança. É também necessário que haja o apoio das autoridades tradicionais locais, bem como, de um especialista em biologia e em educação ambiental.
Porém, quanto ao problema da escassez de contentores trata-se de encontrar junto das comunidades objectos que possam ser adaptados para funcionarem como depósito de resíduos, pelo que, este projecto implica necessariamente uma colaboração com a comunidade.

Quanto a reforma curricular exige uma parceria com a Direção provincial da educação onde necessariamente poderemos apresentar as nossas sugestões.