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1- A declaração da Missão e Visão da minha instituição não expressam com bastante clareza o profundo comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
2- Na declaração de Visão, porém são visíveis uma certa preocupação com os problemas do domínio económico e ambiental do nosso país, pelo que, defende-se a necessidade de formar um capital humano altamente qualificado capaz de dar a sua contribuição em prol da resolução destas problemáticas. Ora, esta preocupação expressa na visão da minha instituição é,deveras, relacionada com a definição de desenvolvimento sustentável apresentada na questão.
3- A Declaração de visão e missão da minha instituição inclui: a preservação da cultura do meu país, a promoção e preservação das línguas nativas, a dimensão ambiental, bem como, a necessidade de aprender alguns idiomas estrangeiro. Estes aspectos inclusos na declaração de Visão e missão da minha instituição estão relacionados com os objetivos da EDS e do PAG. Porém, creio que há aspectos que infelizmente não são focados, tais como, a promoção da igualdade de género, a justiça social, equidade e a conscientização ao sentido de pertença em um mundo que enfrenta , actualmente, um conjunto de problemas, tais como o aquecimento global, a destruição da fauna e da flora, o aumento do nível médio das águas do mar, a seca, Etc. Ele não faz uma apelação a necessidade de formar quadros cientes dos problemas que o mundo atravessa que poderão necessariamente promover nos seus educandos a consciência ecológica, a importância da reciclagem dos resíduos, Etc.
4- Eu incluiria na declaração de Visão e missão da minha instituição o seguinte: Formar um pessoalmente docente devidamente capacitado e ciente dos problemas ecológicos, económicos do mundo, preocupado com a preservação da cultura local, com a defesa dos direitos das minorias locais, bem como, com a promoção das economias verdes e energias renováveis.
Formar quadros com forte sentido de comprometimento com os problemas locais, regionais e nacionais, e desenvolver neles um espírito interventivo e participativo.