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Concordo com a opinião do colega Vasconcelos onde afirma que “Para o nosso caso em particular (Angola), questões relacionadas com engajamento cívico, preservação do meio ambiente, reciclagem, direitos humanos, literacia agrária, seriam temas transversais de capital importância se os mesmos fossem aplicados tal qual sugeridos em vários forums.”, mas a nivel do ensino primário já se tem alguma coisa, por exemplo ao analisar um curriculo do ensino primário nomeadamente da 2ª classe, verificamos objectivos tais como: No Item 1 – Língua Portuguesa no domínio do desenvolvimento cultural ele abarca o objectivo de
• Desenvolver o espírito de solidariedade e de cooperação com os outros;
• Criar e desenvolver atitudes, hábitos e habilidades viradas para a divulgação e preservação da saúde pessoal, familiar e comunitária;
• Usar a língua para estudar, conhecer e dar a conhecer alguns aspectos da cultura (uso e costumes) de Angola;
• Empregar vocabulário próprio da vida familiar, escolar, da comuna, do município e da província;
• Saber contar, ler e escrever pequenas histórias relacionadas com as pessoas, animais e objectos;
No item 3 – Estudo do meio
O Programa do Estudo do Meio engloba aspectos do meio físico e social, bem como as interacções entre ambas. Através desta disciplina, desenvolver-se-á na criança aptidões que, consequentemente, lhe permitirão ter experiências de auto-realização e enquadramento social, bem como a capacidade de conhecer e compreender o seu meio através da observação directa e indirecta
Objectivos Gerais da Disciplina no Ensino Primário
• Identificar elementos do meio físico envolvente (relevo, rios, fauna, flora, estados do tempo, etc.);
• Identificar os principais elementos do meio social envolvente (família, escola, comunidade e suas formas de organização, actividades humanas), comparando e relacionando as suas principais características;
• Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em acções ligadas à melhoria do seu quadro de vida;
• Desenvolver hábitos de higiene pessoal e de vida saudável, utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo;
• Reconhecer e valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de descriminação
Temos sim que adoptar metodologias activas e componentes praticas para o engaje dos nossos estudantes a estes temas.