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O conhecimento do concito antropoceno ajuda a buscar mais exemplos elucidativos sobre os temas transversais abordado na disciplina de Língua Portuguesa, por exemplo o tema dos desastres naturais. Este concito ajuda a compreender que o comportamento humano actual é responsável pelas calamidades assistidas recentemente. Uma vez que o concito antropoceno refere-se à actualidade, etapa em que os cientistas descobrem que as actividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima da Terra e no funcionamento dos seus ecossistemas.
O tópico “A terra como um sistema” é também um conhecimento básico importante no estudo da língua, pois permite a promoção de debates, seminários, ou mapa de conceitos relacionando a influência dos seres vivos com a evolução da atmosfera terrestre e o efeito de estufa na Terra, assim como, distinguir o sistema Terra dos seus subsistemas, identificando as potencialidades dos mesmos na geração da vida na Terra.
Quanto ao “Processos de apoio a vida” remete aos conceitos de entreajuda, solidariedade e inclusão. O que permite compreender que a assistência deve ter em conta as necessidades específicas de cada pessoa. Esta compreensão é relevante na formação, porque chama aspectos sócio-culturais, fundamentais na aprendizagem da língua, visto que língua é cultura são dois conceitos que não se dissociam.
O postulado sobre os processos de apoio a vida também se mostra relevante na Didáctica da Língua Portuguesa como língua segunda, na qual as particularidades de cada aprendente devem ser respeitadas e o apoio mútuo é relevante. Esta compreensão é também válida para o conceito de ecossistema definido como um sistema dinâmico onde as comunidades de planetas, animais, fungos e micro-organismos interagem constantemente umas com as outras por meio de relações tróficas e reprodutivas.