Página Inicial › Fóruns › Learning Action 1 › Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1 › Resposta a: Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1
1. A aprendizagem atraves da acção ajudou-me a reflectir sobre as metodologias por mim usadas nas minhas disciplinas curriculares, sobre a possibilidade de integração da EDS nas mesmas. Sobre o que deve ser feito para implementar um projecto de mudança institucional.
2. Para compreensão mais crítica no meu contexto deve-se; Elaborar uma política específica para EDS no Plano quinquenal do Governo ; Integrar a EDS nas diferentes politicas institucional, nos curricula porque estas questões são abordadas de forma não generalizada, apenas por um grupo restrito de docentes nas suas disciplinas; Criar parcerias com públicas e privadas para mais mais envolvimento e cooperação multissectorial; Capacitar profissionais das diferentes áreas de estratégicas em EDS – projectos mudança;
3. O que ainda deve ser discutido e levado a diante é a elaboração de uma política específica de EDS; Fazer advocacia no sentido de consciencializar aos tomadores de decisão sobre a necessidade de incluir EDS nas políticas estratégicas; Influenciar os Governos locais na adopção de planos estratégicos nacionais para a maximização e/ou estruturar as acções de EDS; Necessidade de articular os diferentes ministérios para a integração da EDS ex: (Educaçã, Meio Ambiente, Recursos naturais);
4. Sugestões para colegas do departamento: Promover debates sobre a inclusão da EDS no Departamento e na instituição; Promover a capacitação de docentes e estudantes em EDS; Propor Revisão curricular; Discutir sobre as diferentes estratégias de integração das actividades de EDS no processo de ensino e aprendizagem; Elaborar projectos de mudança que envolvam docentes e estudantes.