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Trabalhe com a matéria do curso Aprendizagem através da Ação. 2: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Questões Críticas, sobre a necessidade de conhecimento fundamental
Pesquise e encontre materiais didáticos relevantes para os seguintes conceitos principais:
- Antropoceno,
- a Terra como um Sistema,
- processos-chave de apoio à vida, e
- como os ecossistemas funcionam para apoiar a diversidade da vida.
Pense em como cada um desses tópicos é relevante para sua disciplina ou seu trabalho na instituição ET/TVET. Compartilhe suas descobertas connosco no fórum do grupo
Valorização de tudo que nos rodeia desde as plantas, os animais, as rochas,as águas,os solos, o ar que respiramos entre outros elementos que constituem o nosso meio ambiente resultará numa saúde humana sem malícia.
O Meio ambiente e tudo quanto existe nela, são recursos que devem ser usados pelo homem de forma racional e sustentável daí que, a nossa existência como homens implica morte e continuação da geração que precisa usufruir das condições que a Terra oferece, por isso, há recursos renováveis e não renováveis que precisam ser acautelados para as gerações vindouras.
O meio ambiente e tudo aquilo que nos rodeia,no meu Ponto de vista que Todo o ser humano deve cuidar e conservar o meio ambiente,as plantas,os animais ,os Rios entre outros elementos pra o nosso bem estar
O meio ambiente e tudo que nos rodeia,no meu Ponto de vista que Todo o ser humano deve cuidar e conservar o meio ambiente,as plantas,os animais,os Rios entre outros,para o nosso bem estar.
Antropoceno é considerado o período mais recente na história do Planeta Terra. Esta designação é a associada influência negativa da actividade humanas sobre o clima da Terra.
A Terra é um sistema que gera vida: a biodiversidade existente na Terra, conjuntamente, com outros elementos da natureza forma um sistema bem organizado. Atmosfera, Litosfera, Biosfera e Hidrosfera, todos estes subsistemas devem trabalhar de forma coordenada e equilibrada, pois existe uma interdependência entre eles.
Ao falar da sustentabilidade temos de considerar todos os subsistemas do Paneta Terra. Nao existe vida sem os outros subsistemas, dai que devemos desenvolver as nossas actividades actividades pensando no equilibrio da Terra.
Antropoceno- A perspectiva histórica, as evidências variam desde sinais de qualquer atividade humana modificando os ecossistemas e a biodiversidade em escala local (e em populações arcaicas) até transformações ambientais globais.
Antropoceno é definido atualmente como “a magnitude, va-riedade e longevidade de mudanças induzidas pela espécie humana, incluindo a transformação da superfície terrestre e a mudança na composição da atmosfera”.A terra enquanto sistema terrestre está constituída por vários factores ou intervenientes tais como seres vivos e o meio físico ou a geosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera – interligados, verificando-se trocas de matéria e/ou energia.
O funcionamento do ecossistema pressupoem o envolvimento de seres bióticos e abióticos que contribuem para a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos violentos do clima, promovem a decomposição do lixo, a geração de solos férteis, o controle de erosões, a reprodução da vegetação pela polinização e pela dispersão de sementes.
Meio ambiente e sustentabilidade estes dois conceitos têm um relacionamento se forem correctamente usados, ora vejamos: No meio ambiente é onde se encontra os seres vivos racionais e irracionais.
Meio ambiente é tudo que nos rodeia no nosso, exemplo (rios, montanhas, árvores, florestas, cidades, bairros, casas, entre outros). O homem precisa usar ou explorar os recursos existentes no meio ambiente para proteger a vida do próprio homem na terra e permitir a melhoria da vida dos seres vivos (o homem). Esta exploração deve ser racional para não prejudicar a futura geração, respeitar as políticas, as culturas e a equidade do gênero. A sustentabilidade começa com os professores, deve ensinar como explorar e proteger o seu meio ambiente onde ele se encontra.
Conhecimento do Meio Ambiente e Sustentabilidade: integrando sociedade-economia-ambiente
Materiais didáticos relevantes para os conceitos:
• Antropoceno:
Podem ser usadas fotografias, maquetes …;
• A Terra como um Sistema:
Mapas, globo, materiais concretizadores, observação do meio ambiente (a natureza);
• Processos-chave de apoio à vida:
Cartaz de grupos de alimentos, fotos (de pessoas mal e bem nutridas, de guerras e suas consequências, de pessoas doentes e saudáveis, felizes e tristes) relacionando com o que vemos dia após dia;
• Como os ecossistemas funcionam para apoiar a diversidade da vida:
Relacionar a vida do passado e actual, espécies que vão desaparecendo, comportamento actual e antigo dos seres humanos, a cultura original que esta desaparecendo e ficamos com produtos com químicos de produção rápida.Pesquise e encontre materiais didáticos relevantes para os seguintes conceitos principais:
Antropoceno,com a turma, pode-se recorrer o barro como um recurso para a producao de de maquete, figuras e outromateriais que podem ser usados na sala de aulas em diversas disciplinas.
A Terra como um Sistema, como um sistema pode-se recorrer escantiloes, mapas e globo terrestre, pode-sefazer uma escursao a certos lugares observando o meio.
Processos-chave de apoio à vida, diz respeito ao nosso habitat- a terra, sua conservacao e sua importancia para a vida do homem e pode os solos, plantas, animais rios e lagos, montanhas
Como os ecossistemas funcionam para apoiar a diversidade da vida, gera equilibrio e sua relacao deste para os seres vivos e nao vivos.1. R: Os conceitos antropoceno,a Terra como um Sistema,
processos-chave de apoio à vida, e como os ecossistemas funcionam para apoiar a diversidade da vida, são relevantes para a disciplina que lecciono, por esta estudar os processos fisiológicos de várias espécies e como estes processos podem alterar em função da sua relação com o meio ambiente em que vivem. As actividades antrópicas estão a contribuir para as alterações climáticas e consequentemente estão a alterar os ecossistemas.Pesquise e encontre materiais didáticos relevantes para os seguintes conceitos principais:
• Antropoceno
• A Terra como um Sistema,
• Processos-chave de apoio à vida, e
• Como os ecossistemas funcionam para apoiar a diversidade da vida.
O que é o antropoceno, a época em que os humanos tomam controle do planeta
Em 2016, cientistas poderão decidir mudar a época geológica da Terra. Entenda o porquê
Em 2016, geólogos do mundo todo se reunirão em uma convenção internacional para tomar uma decisão curiosa. Eles decidirão, no voto, se o planeta Terra mudou de época geológica. Será que nós deixamos para trás a época actual, conhecida como holoceno, e entramos em uma nova época? Alguns pesquisadores acreditam que sim. Para eles, a humanidade modificou o planeta Terra de forma tão intensa que nós entramos no antropoceno, a época em que humanos substituíram a natureza como a força ambiental dominante na Terra.
O antropoceno é um conceito novo, proposto pela primeira vez pelo químico holandês Paul Crutzen. Especialista em química atmosférica – ele ganhou o Nobel em 1995 pelos seus estudos sobre a camada de ozônio –, Crutzen estava familiarizado com a forma como a atividade humana estava mudando a composição da atmosfera. Ao lançar fumaça de automóveis, chaminés e queimadas, a humanidade mudou a composição do carbono na atmosfera, provocando um aumento de temperatura de 1ºC, o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar em, até o momento, 20 centímetros. Isso sem falar em como a humanidade alterou fisicamente o planeta, com concreto e aço. Um exemplo claro são os rios: nas últimas décadas, transformamos os cursos de rios de todas as bacias hidrográficas do mundo construindo 40 mil barragens. Se os reservatórios de todas essas barragens fossem colocados lado a lado, teríamos uma área alagada equivalente ao Estado da Bahia.
Antropoceno, com a turma, pode-se recorrer o barro como um recurso para a produção de maquete, figuras e outros materiais que podem ser usados na sala de aulas em diversas disciplinas.• A Terra é considerada um sistema fechado uma vez que não há permuta de matéria entre ela e o meio envolvente (pelo menos que seja significativa), havendo apenas trocas de energia. O sistema Terra é constituído por quatro subsistemas abertos que interagem de forma a manter um equilíbrio dinâmico. São eles:
Geosfera – Parte superficial da Terra que se encontra no estado sólido, bem como os materiais que se encontram no seu interior.
Hidrosfera – Compreende toda a água no estado líquido e sólido que se encontra na superfície terrestre.
Atmosfera – É a camada de gases que envolve a Terra (essencialmente azoto (N2), oxigénio (O2), árgon (Ar), dióxido de carbono (CO2), vapor de água (H2O), 99,98%).
Biosfera – Constituída por todos os seres vivos (que ocupam a parte da Geosfera, Hidrosfera, Atmosfera).
A Terra como um Sistema, como um sistema pode-se recorrer escantilhões, mapas e globo terrestre, pode-se fazer uma excursão a certos lugares observando o meio.
• Processos chaves: Representam os processos de marketing e produção, considerados processos-fim, pois atendem a fidelidade dos negócios. Eles são a razão de ser da organização, em outras palavras, são processos que incorporam o produto ou serviço e estão diretamente relacionados com a satisfação do cliente.
Processos-chave de apoio à vida, diz respeito ao nosso habitat- a terra, sua conservação e sua importância para a vida do homem e são os solos, plantas, animais rios e lagos, montanhas.• Ecossistemas – Biodiversidade
Biodiversidade é o nome que se dá à variedade de ecossistemas (capital natural), espécies e genes existentes no mundo ou num determinado habitat. É essencial ao bem-estar humano, uma vez que os serviços que proporciona são o sustentáculo das nossas economias e sociedades. A biodiversidade é também crucial do ponto de vista dos serviços ecossistêmicos – os serviços fornecidos pela natureza – tais como a polinização, a regulação climática, a proteção contra inundações, a fertilização dos solos e a produção de alimentos, combustíveis, fibras e medicamentos.
Antropoceno: Época geológica caracterizada pelo impacto negativo do homem nos ecossistemas da Terra
A Terra como um sistema: O sistema terrestre refere-se ao funcionamento do ambiente natural do planeta Terra, bem como aos diferentes elementos ou subsistemas que compõem a sua estrutura.
Como os ecossistemas funcionam para apoiar a diversidade da vida: Os ecossistemas são importantíssimos para a vida humana, pois desempenham funções como a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos violentos do clima, promovem a decomposição do lixo, a geração de solos férteis, o controle de erosões, a reprodução da vegetação pela polinização e pela dispersão de sementes entre outros.
A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.Assim como os ODS os ecossistemas da Terra estão interligados e o cuidado para que cada um deles seja preservado constitui o equilíbrio ecológico e ambiental do planeta. Deste modo, as disciplinas e trabalhos na instituição ET/TVET devem estar alinhados com os ODS adequando-se a sua necessidade.
O Antropoceno é definido atualmente como “a magnitude, variedade e longevidade de mudanças induzidas pela espécie humana, incluindo a transformação da superfície terrestre e a mudança na composição da atmosfera” (Lewis & Maslin 2015). A partir da definição, fica claro o papel do homem em relação ao meio ambiente ou a terra no geral. Este conhecimento, pode ser empregue por exemplo na disciplina de introdução aos estudos de cultura, onde o estudante aprende que as suas acções, são ou podem ser representações de manifestações culturais. Este entendimento, pode levar os estudentes a terem uma postura mais responsável em relação as suas acções.
Terra como um Sistema juntaria com, como os ecossistemas funcionam para apoiar a diversidade da vida. Esta junção deve-se ao facto de ambos os temas terem como ideias centrais a interdependência para o funcionamento de um determinado sistema. Ao apresentar estes temas, o professor, foca-se fundamentalmente nas questões de elaboração de trabalhos em grupo onde o sucesso de toda actividade, depende da entrega e compromisso de todos os seus intervenientes.
Antropoceno definido como a epoca geológica caracterizada pelo impacto negativo do homem nos ecossistemas da Terra.
O sistema terrestre refere-se ao funcionamento do ambiente natural do planeta Terra, bem como aos diferentes elementos ou subsistemas que compõem a sua estrutura.
Biodiversidade é o nome que se dá à variedade de ecossistemas (capital natural), espécies e genes existentes no mundo ou num determinado habitat natural.
A Terra é considerada um sistema fechado uma vez que não há permuta de matéria entre ela e o meio envolvente (pelo menos que seja significativa), havendo apenas trocas de energia.
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