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    Artigos
  • Wilma
    Administrador
    Número de artigos: 7

    Obtenha uma cópia da declaração de Visão e Missão da sua instituição. Use as seguintes perguntas como orientação para revisá-lo

    • Até que ponto isso reflete a sua compreensão do desenvolvimento sustentável
    • Até que ponto reflete a definição de desenvolvimento sustentável que diz: “O Desenvolvimento Sustentável é desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”? Pensa que isso é necessário ou não?
    • Até que ponto a declaração de Visão e Missão da sua instituição reflete os objetivos da EDS e do PAG?
    • Como reestruturaria/reformularia a declaração de Visão e Missão da sua instituição para refletir mais substancialmente o DS e a EDS (com base na sua compreensão desses conceitos e o seu contexto)?

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    Cláudia
    Membro
    Número de artigos: 4

    Visão: Um centro de formação, investigação e extensão de referência nacional e regional no saber teórico-prático nas áreas de Educação e Psicologia
    Missão: Formação de profissionais de Educação e Psicologia, realização de estudos científicos e prestação de serviços específicos que contribuam para a melhoria das práticas nas comunidades, organizações e instituições educativas, e na formulação de políticas educativas.
    1. Até que ponto isso reflecte a sua compreensão do desenvolvimento sustentável
    Respostas: De certa forma reflecte, sim.
    Visão: faz referência ao saber teórico-prático, e percebi que a EDS deve primar por métodos de ensino e aprendizagem que vão além das aulas teóricas, privilegiando a integração de aulas práticas.
    Missão: o facto de ter como uma das missões a prestação de serviços nas comunidades, nas organizações e instituições educativas (extensão universitária) com a finalidade de melhorar as práticas institucionais e comunitárias. O impacto na EDS deve ser verificado na resolução de problemas concretos enquanto o processo de ensino e aprendizagem acontece.

    2. Até que ponto reflete a definição de desenvolvimento sustentável que diz: “O Desenvolvimento Sustentável é desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”? Pensa que isso é necessário ou não?
    Resposta: de forma directa não, mas é possível integrar o desenvolvimento sustentável na questão de melhorar as praticas comunitárias, pois as melhores praticas são aquelas que pensam para além da satisfação das presentes gerações. As praticas devem ser sustentáveis, salvaguardando a satisfação as necessidades das futuras gerações.

    3. Até que ponto a declaração de Visão e Missão da sua instituição reflecte os objectivos da EDS e do PAG?
    Resposta: EDS (Visão e Missão): De forma mínima, mas é possível encontrar um espaço na missão, levando o formando a reflectir sobre a sua realidade e actuar em busca de soluções sustentáveis praticas e aplicáveis em colaboração com os diferentes estratos da sociedade civil.
    PAG (Missão): impulsionar políticas; transformar ambientes de aprendizagem e de formação; capacitar educadores e formadores; mobilizar e capacitar jovens; e fomentar soluções sustentáveis no âmbito local.

    4. Como reestruturaria/reformularia a declaração de Visão e Missão da sua instituição para reflectir mais substancialmente o DS e a EDS (com base na sua compreensão desses conceitos e o seu contexto)?
    Visão: Um centro de formação, investigação e extensão de referência nacional e regional no saber teórico-prático interventivo nas áreas de Educação e Psicologia
    Missão: Formação de profissionais de Educação e Psicologia, realização de estudos científicos e prestação de serviços específicos que contribuam para a melhoria e promover das as práticas sustentáveis nas comunidades, organizações e instituições educativas, e na formulação de políticas educativas inclusivas e equitativas de qualidade.

    Luisa Lopes
    Membro
    Número de artigos: 10

    1- Dizer que a EDS em mim reflecte em
    Visão:criar metodologias específicas para a melhorar o ensino, no caso em seguir exemplos práticos que estou aprendendo com esse curso no caso das práticas.
    Missão:Reunir professores para a capacitação e treinamento dessas metodologias

    2- Sim ajudará muito,nas sustentabilidades e desenvolvimentos de novas visões de um bom ensino e dinâmico, na proteção e respeito a cultura educacional e socio-polìtico.
    Visão: Fazer palestras e algumas práticas na comunidade no que diz respeito a saúde e o bem estar;
    Missão: Convidar numa primeira fase professores experientes na área de saúde.

    3-Na minha instituição hoje em dia não reflecte as missões e visões da EDS e do PAG.

    4- Quanto a restruturação da minha instituição a minha visão e missão é:
    Como é o ensino superior.
    Visão: a)Fazer levantamentos de dados em forma de inquérito para saber dos estudantes o que é que precisamos melhorar e o porquê? Ou o que lhes falta para ter um ensino mais saudável ou interactivo?
    B) Trabalhar com os professores e elaborar novas estratégias para ter uma boa interação de alunos e aulas;
    C) Ter aulas de projetos de defesas teórico-prático apartir do primeiro ano da sua formação, para que o estudante se enquadre fácil e entenda o que está a fazer.

    Missão: Mobilização e apóio dos líderes máximo da instituição para que a mesma aconteça

    Sonia Maria Omar Chacala
    Membro
    Número de artigos: 7

    III. Visão
    É visão do IFP de Chitima
    O IFP de Chitima prima-se por ser uma instituição comprometida com a qualidade na formação inicial e em exercício de professores, de gestores das escolas primárias e de educadores de adultos.

    IV. Missão
    É a Missão do IFP de Chitima
    Assegurar a formação integral e em exercícios dos professores do ensino primário, de gestores escolares e de educadores de adultos, capacitando-os para assumir a responsabilidade de educar e formar jovens e adultos.

    Analisando bem a Visão e a Missão do meu IFP não reflete nada na minha compreensão do DS.

    No que diz respeito:” o DS e o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades” isto reflete um bocado porque a educação desperta sempre algo do bom no presente como para o futuro embora seja ampla. É preciso insentivar para que seja praticada e não apenas teorizada. É necessário sim.

    A declaração de Visão e Missão da minha instituição não reflete nada os objetivos da EDS e do PAG.

    Reformulando a Visao do meu IFP:
    O IFP de Chitima prima-se por ser uma instituição comprometida com o desenvolvimento da qualidade profissional de formação de professores iniciais, em exercício e gestores das escolas e educadores de adultos competentes, criativos e inovadores com tendências socioeconómicas de mudar algo na sua instituição.

    IV. Reformulando a Missão do meu IFP
    É a Missão do IFP de Chitima assegurar a formação integral e em exercícios dos professores do ensino primário de gestores escolares e de educadores de adultos, capacitando-os para assumir a responsabilidade de educar e formar jovens e adultos, competentes, inovadores, eficazes e eficientes, orientados para desenvolver projetos econômicos nacionais.

    Amancio Sebastiao Basilio
    Membro
    Número de artigos: 7

    1.Até que ponto isso reflete a sua compreensão do desenvolvimento sustentável?
    sub minha forma de compreensao do desenvolvimento sustentavel, significa fazer uma referência dos saberes teóricos e práticos, trazendo tendencias do desenvolvimento do futura, métodos de ensaio das tais aulas praticas.

    2.Até que ponto reflete a definição de desenvolvimento sustentável que diz: “O Desenvolvimento Sustentável é desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”? Pensa que isso é necessário ou não? Nao porque quando falamos do desenvolvimento sustentavel estamos a nos referir que sao actividades viradas para o futuro, por isso urge a necessidade de trazer uma consolidacao da teoria com a pratica, tudo isso em detrimento de salvaguardar as geracoes futuras, em termos das suas necessidades, criar formas de eles saberem por si criar auto sustento sem que haja nenhuma depencia.

    3. Fazendo uma analise a declaração de Visão e Missão da minha instituição não reflete nada os objetivos da EDS e do PAG, isto pelo facto da aprendizagem ser uma rece, cabe a nossa implementacao dos tais objectivos.

    4. Reestruturaria da seguinte forma: Em termos de Visão;
    Para esta Instituicao, ser ponto referencial que traz um desenvovimento profissional dos formandos em termos de criatividades e capazes de resolver alguns problemas com tendencia de afectar a economia do Pais e sobre tudo em Africa no seculo XXI;

    E em termos de Missão: Formar uma comunidade inovadora, com uma flexibilidade e capaz de fazer um projecto economico, da sua zona, nacional que possa contribuir para a mudanca curricular, politicas da educacao, entre outros aspectos a melhorar para as situacoes socioeconomicas

    Faustino Almeida
    Membro
    Número de artigos: 6

    Na visão da instituição, o grupo de formadores do IFP de Marrere, província de Nampula, a criação de gado Suíno disseram que o projecto deve servir de exemplos entre várias instituições com o mesmo carácter de formação de professores existentes na província de Nampula em particular e Moçambique em geral, na região norte do país.deve responder as necessidades básicas do instituto no aspecto econômico e político.

    Deve ter a missão de desenvolver no futuro profissional iniciativas, competências, inovações, eficácia na formação de professores orientados pelos projectos de DS com convicções económicas na localidade, distrito, província e Moçambique no seu todo, influenciando positivamente na educação e vida económica, política, cultural da comunidade, perspectivando um melhor futuro da nova geração.

    alifa josecure
    Membro
    Número de artigos: 4

    Visão: o grupo de formadores do IFP-MARRERE,com o projeto de criação do gado suino deve servir de um centro exemplar entre vários institutos existentes na província de Nampula, região norte de Moçambique.Responde as necessidades básicas do instituto nos aspectos económico.
    2.Missao desenvolver no futuro professor (formando) iniciativas, competências e inovações na formação do professor orientados pelos projetos com convicções económicas no local de trabalho, influenciando a educação da nova geração.

    Geraldo Mindiate
    Membro
    Número de artigos: 20

    Até que ponto isso reflete a sua compreensão do desenvolvimento sustentável?
    Pensa-se que o IFP Morrrumbala seja mentor da iniciativo, segundo o nomero dos formandos e formadores multipliquem esta pratica, com maior atencao para estes primeiros que serao dinamizadores nas comunidades.

    Até que ponto reflete a definição de desenvolvimento sustentável que diz: “O Desenvolvimento Sustentável é desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”? Pensa que isso é necessário ou não?

    Até que ponto a declaração de Visão e Missão da sua instituição reflete os objetivos da EDS e do PAG?
    No entender do grupo e garantir nos formandos, um pensamento criativo e inovaor

    Como reestruturaria/reformularia a declaração de Visão e Missão da sua instituição para refletir mais substancialmente o DS e a EDS (com base na sua compreensão desses conceitos e o seu contexto)? Envolendo formandos e monitorando suas actividades nas comunidades.

    Fulgencia David Chinguanhane
    Membro
    Número de artigos: 9

    Missão- formar técnicos superiores com qualidade de modo aque contribuam de forma criativa para o desenvolvimento economico, socio cultural sustentavel de Moçambique

    Visão – A UP Maputo pretende ser uma Instituição de ensino superior de qualidade e excelencia no processo e ensino e aprendiazagem e nos serviços de pesquisa e extensão a nivel nacional regional e internacional
    1. Até que ponto isso reflecte a sua compreensão do desenvolvimento sustentável
    Respostas: De certa forma reflecte, sim.
    Visão: faz referência aos serviços de pesquisa e extensão que pode permitir que os estudantes possam dar o seu contributo nas suas comunidades.
    Missão: o facto de ter como uma das missões a formação de técnicos superiores que possam contribuir de forma criativa para o deenvolvimento economico sociocultural sustentavel O impacto na EDS deve ser verificado na resolução de problemas concretos durante e depois do processo de ensino aprendizagem.

    2. Até que ponto reflete a definição de desenvolvimento sustentável que diz: “O Desenvolvimento Sustentável é desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”? Pensa que isso é necessário ou não?
    Resposta: de forma directa não, mas é possível integrar o desenvolvimento sustentável na questão do desenvolvimento sociocultural sustentavel, salvaguardando a satisfação e as necessidades das futuras gerações.

    3. Até que ponto a declaração de Visão e Missão da sua instituição reflecte os objectivos da EDS e do PAG?
    Resposta: EDS (Visão e Missão): De forma minuscula, mas é possível encontrar um espaço na missão, levando o formando a reflectir sobre a sua realidade e actuar em busca de soluções sustentáveis e replicando este conhecimento no exercicio da sua actividade na escola.
    PAG (Missão): impulsionar políticas; transformar ambientes de aprendizagem e de formação; capacitar educadores e formadores; mobilizar e capacitar jovens; e fomentar soluções sustentáveis no âmbito local.

    4. Como reestruturaria/reformularia a declaração de Visão e Missão da sua instituição para reflectir mais substancialmente o DS e a EDS (com base na sua compreensão desses conceitos e o seu contexto)?
    Visão: Uma instituicao de ensino superior de qualidade e excelencia no processo de ensino aprendizagem, pesquisa e extensão a nivel nacional e regional e interventivo nas áreas de formação de professores
    Missão: Formação de técnicos sup+erior com qualidade de modo a que contribuam de forma criativa para o desnvolvimento economico sociocultural sustentavel de Moçambique, insentivando praticas sustentáveis nas comunidades e na formulação de políticas educativas inclusivas e equitativas de qualidade.

    Gabriela
    Membro
    Número de artigos: 7

    1-Considerando a definição de desenvolvimento sustentável revela-se pouco expressa.
    2-É necessário que esteja expresso, na missão e na visão, não só para atender ao apelo mas, atendendo a necessidade urgente de mudança nas actuações.
    3- É pouco expressivo
    4- A Missão: Educar e influenciar as próximas gerações para a mudança de atitudes e praticas que visam ao desenvolvimento sustentável;
    E a Visão: Promover a cultura do desenvolvimento sustentável em na formação dos futuros quadros.

    Kind Fradique Ngolo
    Membro
    Número de artigos: 5

    1- A declaração da Missão e Visão da minha instituição não expressam com bastante clareza o profundo comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

    2- Na declaração de Visão, porém são visíveis uma certa preocupação com os problemas do domínio económico e ambiental do nosso país, pelo que, defende-se a necessidade de formar um capital humano altamente qualificado capaz de dar a sua contribuição em prol da resolução destas problemáticas. Ora, esta preocupação expressa na visão da minha instituição é,deveras, relacionada com a definição de desenvolvimento sustentável apresentada na questão.

    3- A Declaração de visão e missão da minha instituição inclui: a preservação da cultura do meu país, a promoção e preservação das línguas nativas, a dimensão ambiental, bem como, a necessidade de aprender alguns idiomas estrangeiro. Estes aspectos inclusos na declaração de Visão e missão da minha instituição estão relacionados com os objetivos da EDS e do PAG. Porém, creio que há aspectos que infelizmente não são focados, tais como, a promoção da igualdade de género, a justiça social, equidade e a conscientização ao sentido de pertença em um mundo que enfrenta , actualmente, um conjunto de problemas, tais como o aquecimento global, a destruição da fauna e da flora, o aumento do nível médio das águas do mar, a seca, Etc. Ele não faz uma apelação a necessidade de formar quadros cientes dos problemas que o mundo atravessa que poderão necessariamente promover nos seus educandos a consciência ecológica, a importância da reciclagem dos resíduos, Etc.

    4- Eu incluiria na declaração de Visão e missão da minha instituição o seguinte: Formar um pessoalmente docente devidamente capacitado e ciente dos problemas ecológicos, económicos do mundo, preocupado com a preservação da cultura local, com a defesa dos direitos das minorias locais, bem como, com a promoção das economias verdes e energias renováveis.
    Formar quadros com forte sentido de comprometimento com os problemas locais, regionais e nacionais, e desenvolver neles um espírito interventivo e participativo.

    Cesarina Fonseca
    Membro
    Número de artigos: 8

    1. Reflete de forma subjetiva
    2. Reflete de forma subjetiva. Sendo a engenharia uma das profissões mais importantes para o desenvolvimento da sociedade é mais do que necessário que esteja alinhada com os objectivos de desenvolvimento sustentável.
    3. Reflete de maneira mais inclinada para a área de ação de prioritária 3 do PAG.
    4. Fazendo uma revisão e adequação à Agenda 2030 e cumprindo com os objectivos da educação para o desenvolvimento sustentável

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    A declaração da Missão e Visão da minha instituição não expressam com bastante clareza o profundo comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
    Não obstante muitas actividades estão a responder a Educação para sustentabilidade

    Marcelino dos Santos Guilherme
    Membro
    Número de artigos: 9

    O IFP – Chipande de Pemba tem como:
    Missão- Formar professores do ensino primario com qualidade de modo a contribuir de forma eficaz, criativa com zelo e dedicacao para os desafios do milenio.

    Visão – Ser uma Instituição de formacao de professores de qualidade e excelencia no processo e ensino e aprendiazagem.
    Isso reflecte ao desenvolvimento sustentável dado que ela forma quadros ou profissionais para garantir a educacao de qualidade a partir do saber fazer.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    1. A declaração da Missão e Visão da minha instituição não expressam com bastante clareza o profundo comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
    Não obstante muitas actividades estão a responder a Educação para sustentabilidade

    2. Sobre Educacao para Sustentabilidade inclui: a preservação da cultura do meu país, a promoção e preservação das línguas nativas, a dimensão ambiental, bem como, a necessidade de aprender alguns idiomas africanos. Estes aspectos inclusos na declaração de Visão e missão da minha instituição estão relacionados com os objetivos da EDS e do PAG. Porém, creio que há aspectos que infelizmente não são focados, tais como, aquecimento global, a destruição da fauna e da flora, o aumento do nível médio das águas do mar, a seca, Etc. Ele não faz uma apelação a necessidade de formar quadros cientes dos problemas que o mundo atravessa que poderão necessariamente promover nos seus educandos a consciência ecológica, a importância da reciclagem dos resíduos

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