Página Inicial Fóruns Learning Action 2 Respostas às questões e preocupações de sustentabilidade

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    Artigos
  • Wilma
    Administrador
    Número de artigos: 7

    Trabalhe com as respostas sobre Desenvolvimento Sustentável no seu Caderno de Material do Curso de Aprendizagem através da Ação 2.

    Olhando retrospetivamente para as questões transversais da Zâmbia que foram identificadas como ‘preocupações nacionais’, e o ponto feito acima pela UNESCO sobre a cultura estar ‘faltando’ do desenvolvimento sustentável, analise as suas políticas nacionais de educação e o currículo nacional para identificar questões transversais que precisam de atenção na EDS.

    Como essas questões transversais podem ser tratadas no currículo ao nível de formação de professores e ao nível da escola/instituição de EFTP?

    Por favor, escreva suas sugestões no fórum.

    Ireneu Armando Cardoso Bagao
    Membro
    Número de artigos: 10

    analise as suas políticas nacionais de educação e o currículo nacional para identificar questões transversais que precisam de atenção na EDS.
    O currículo de formação de professores já acautela as questões transversais visto que, assuntos de educação para a cidadania, saúde, educação ambiental, educação fiscal, nutrição constituem preocupações que afligem a Sociedad e e precisa que sejam abordados para garantir o bem estar ou vida saudável.

    Como essas questões transversais podem ser tratadas no currículo ao nível de formação de professores e ao nível da escola/instituição de EFTP.
    Elas são abordadas em todas disciplinas dependendo do tema identificar-se o assunto transversal para que seja debatido e analisado e tomado em consideração as práticas humanas.

    Cláudia
    Membro
    Número de artigos: 4

    Temas tranversais na Politica e Curriculo de educacao (Mozabique)
    Educação Sexual Abrangente
    Educação para a Cidadania Democrática
    Educação Rodoviária
    Educação Financeira e Fiscal
    Educação para a Saúde e Nutrição
    Educação para a Ética, Inclusão e Diversidade
    Educação para o Empreendedorismo
    Educação para a Paz, Democracia e Direitos Humanos
    Meio ambiente
    Estas questões podem ser usadas usando os projectos de mudança orientados para o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas locais concretos:
    1. Levantamento dos problemas associados aos temas transversais;
    2. Identificação de ODS associados aos problemas levantados;
    3. Definição dos objectivos de aprendizagem prioritários e suas respectivas abordagens;
    4. Identificação de acções que poderão contribuir para a resolução dos problemas identificados.
    Notas importantes
    • Estas acções devem privilegiar o formando/ aluno como o sujeito activo.
    • Os problemas devem ser identificados envolvendo todas comunidades: local e académica, privilegiando o conhecimento local.
    • Os problemas e soluções identificados devem ser socializados por toda comunidade.

    Amancio Sebastiao Basilio
    Membro
    Número de artigos: 7

    Temas tranversais na Politica e Curriculo de educacao (Mozabique)
    Educação Sexual,(uso do preservativo frequentemente)
    unioes prematuras, este tema deve ser repardo com muita atencao
    Habitos cultuaris no tipo de construcao de residencias sobre tudo, nas comunidades da Vila de Chitima
    Educação para o curriculo local
    Educação no combate e no uso das redes mosquiteiras para a pesca, isto e, combate a instincao da especie
    Estes problemas somente pode-se ultrapassar atraves de palestras nas comunidades.

    Roseta Benjamim Massaza
    Membro
    Número de artigos: 7

    Temas transversais podem ser tratado no curriculo ao nivel de formacao de professores. Elas podem ser abordadas em todas as discilplinas dependendo do tema e em que disciplina se enquadra tomando em consideracao as praticas humanas de cada zona que SE insere.

    Natércia
    Membro
    Número de artigos: 3

    Em retrospectiva e de acordo com a revisão curricular da formação de educadores de infância de nível elementar e básico do Ministério de Género Criança e Acção Social é que não existe um currículo específico para formação destes profissionais. A formação de 6 meses é feita com base no Programa Educativo para Crianças do 1º ao 5º Ano em vigor para o pré-escolar, porque não temos um currículo para este subsistema.
    E dando uma vista de olho no Programa Educativo em vigor a partir do 3º ano de vida até o 5º ano de vida os conteúdos programáticos são definidos tendo em conta os temas mensais como o mundo dos animais, os alimentos etc e dá espaço para os educadores trabalhar outros temas mensais não sugeridos no respectivo Programa Educatvo. Nesse sentido penso que pode ser uma oportunidade capacitar esses educadores de infância para trabalhar os temas mensais relacionados ao ambiente e outras temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
    Em relação a lei 18/18 do Sistema Nacional de Educação no seu artigo 3, referente aos princípios gerais do SNE, e na alínea g) não considera o desenvolvimento sustentável como aspecto fundamental a considerar na formação do professor apenas cita “formar o professor como educador e profissional consciente com profunda preparação científica, pedagógica, ética, moral capaz de educar a criança, o jovem e o adulto com valores da moçambicanidade.”
    Tal omissão é notável ao longo deste instrumento nos diferentes objectivos específicos dos 6 subsistemas de educação, ou seja, desde o subsistema pré-escolar até ao subsistema de ensino superior. Entretanto há novos objectivos gerais e específicos claros referentes ao género e a inclusão nesses 6 subsistemas. Eu sugiro actividades de advocacia para que o desenvolvimento sustentável seja incluso neste documento que nortea todos outros a nível macro (Ministérios e Direccões) e micro (instituições de educação pré e escolar, etc.)

    Faustino Almeida
    Membro
    Número de artigos: 6

    Sustentabilidade corresponde ao comportamento do homem em relação ao conhecimento indígena que pode permitir q transformação desse conhecimento ao desenvolvimento do saber em benefício da comunidade local. Esse saber deve transformar se em DS a partir dos recursos locais.

    Deve respeitar as políticas da comunidade, participação por igualdade do gênero, as culturas locais.

    As respostas às questões e preocupações de é da inteira responsabilidade da respectiva sustentabilidade é da comunidade indígena coordenado pelo professor da comunidade.

    Marcelino dos Santos Guilherme
    Membro
    Número de artigos: 9

    O nosso Sistema nacional de Educação em Moçambique, faz mensão dos temas transversais e a sua abordagem é feita na transversalidade. Nisto, ainda existe taboo para abordar certos conteudos, como é o caso de sexualidade que é motivado pela razão cultural. Mesmo no curriculo local esse tipo de conteudos não são abordados na profundidade. Portanto, as nossas políticas nacionais de educação e o currículo nacional deve ter cautela com certos temas transversais, porque de acordo com a cultura podem constituir de insulto, assim que não se pode falar de sexo mascuino nem feminine, a menstruação, passos para o Nascimento de um bebé só para citar alguns exemplos.

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    Estes temas transversais podem ser tratados no curriculo ao nivel de formacao de professores. Por suas vez, elas podem ser tratadas em todas as disciplinas dependendo do tema e em que disciplina se enquadra tomando em consideracao as praticas humanas de cada zona que esta inserida.
    Temas tranversais na Politica e Curriculo da Educacao e Desenvolvimento Humano
    #Educação para a Cidadania Democrática;
    #Educação Rodoviária;
    #Educação Financeira e Fiscal;
    #Educação para a Saúde e Nutrição;
    #Educação para a Ética, Inclusão e Diversidade;
    #Educação para o Empreendedorismo;

    Vasconcelos
    Membro
    Número de artigos: 7

    Para o nosso caso em particular (Angola), questões relacionadas com engajamento cívico, preservação do meio ambiente, reciclagem, direitos humanos, literacia agrária, seriam temas transversais de capital importancia se os mesmos fossem aplicados tal qual sugeridos em vários forums. Acredito em parte que, a falta de vontade política tem comprometido em grande parte a inserção e aplicação correcta dos temas transversais. Porém, ainda não é tarde para se mudar o actual quadro. Tudo porque, nós os professores temos a nobre missão de transformar mentes. Com determinação e espírito de missão, os temas aqui apresentados, podem servir de sementes para garantir um bem estar em qualquer sociedade.

    Depois de começar com a presente formação (Desenvolvimento Sustentável Começa com os Professores) tenho desafiados os meus estudantes do ISCED-Huambo, a identificarem problemas em suas comunidades e sugerir possíveis soluções assim como possíveis maneiras de preveni-los. Também os tenho desafiados para uma profunda reflexão acerca do papel de cada um na melhoria das condições sócio-económicas das suas comunidades.

    Cesarina Fonseca
    Membro
    Número de artigos: 8

    Pressionar as Entidades e Instituições responsáveis pela educação a nível nacional e dar as ferramentas necessárias para os professores e instrutores para que no momento oportuno possam contribuir para a resolução dessas preocupações.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Analise as suas políticas nacionais de educação e o currículo nacional para identificar questões transversais que precisam de atenção na EDS.
    O currículo de formação de professores já acautela as questões transversais visto que, assuntos de educação para a cidadania, saúde, educação ambiental, educação fiscal, nutrição constituem preocupações que afligem a Sociedad e e precisa que sejam abordados para garantir o bem estar ou vida saudável.

    Como essas questões transversais podem ser tratadas no currículo ao nível de formação de professores e ao nível da escola/instituição de EFTP.
    Elas são abordadas em todas disciplinas dependendo do tema identificar-se o assunto transversal para que seja debatido e analisado e tomado em consideração as práticas humanas.

    Fulgencia David Chinguanhane
    Membro
    Número de artigos: 9

    Temas tranversais na Politica e Curriculo de educacao (Mozabique)
    Educação Sexual Abrangente
    Educação para a Cidadania Democrática
    Educação Rodoviária
    Educação Financeira e Fiscal
    Educação para a Saúde e Nutrição
    Educação para a Ética, Inclusão e Diversidade
    Educação para o Empreendedorismo
    Educação para a Paz, Democracia e Direitos Humanos
    Meio ambiente
    Estas questões podem ser usadas usando os projectos de mudança orientados para o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas locais concretos:
    1. Levantamento dos problemas associados aos temas transversais;
    2. Identificação de ODS associados aos problemas levantados;
    3. Definição dos objectivos de aprendizagem prioritários e suas respectivas abordagens;
    4. Identificação de acções que poderão contribuir para a resolução dos problemas identificados.
    Notas importantes
    • Estas acções devem privilegiar o formando/ aluno como o sujeito activo.
    • Os problemas devem ser identificados envolvendo todas comunidades: local e académica, privilegiando o conhecimento local.
    • Os problemas e soluções identificados devem ser socializados por toda comunidade.

    Anarobalo
    Moderador
    Número de artigos: 9

    Concordo com a opinião do colega Vasconcelos onde afirma que “Para o nosso caso em particular (Angola), questões relacionadas com engajamento cívico, preservação do meio ambiente, reciclagem, direitos humanos, literacia agrária, seriam temas transversais de capital importância se os mesmos fossem aplicados tal qual sugeridos em vários forums.”, mas a nivel do ensino primário já se tem alguma coisa, por exemplo ao analisar um curriculo do ensino primário nomeadamente da 2ª classe, verificamos objectivos tais como: No Item 1 – Língua Portuguesa no domínio do desenvolvimento cultural ele abarca o objectivo de

    • Desenvolver o espírito de solidariedade e de cooperação com os outros;
    • Criar e desenvolver atitudes, hábitos e habilidades viradas para a divulgação e preservação da saúde pessoal, familiar e comunitária;
    • Usar a língua para estudar, conhecer e dar a conhecer alguns aspectos da cultura (uso e costumes) de Angola;
    • Empregar vocabulário próprio da vida familiar, escolar, da comuna, do município e da província;
    • Saber contar, ler e escrever pequenas histórias relacionadas com as pessoas, animais e objectos;

    No item 3 – Estudo do meio
    O Programa do Estudo do Meio engloba aspectos do meio físico e social, bem como as interacções entre ambas. Através desta disciplina, desenvolver-se-á na criança aptidões que, consequentemente, lhe permitirão ter experiências de auto-realização e enquadramento social, bem como a capacidade de conhecer e compreender o seu meio através da observação directa e indirecta

    Objectivos Gerais da Disciplina no Ensino Primário
    • Identificar elementos do meio físico envolvente (relevo, rios, fauna, flora, estados do tempo, etc.);
    • Identificar os principais elementos do meio social envolvente (família, escola, comunidade e suas formas de organização, actividades humanas), comparando e relacionando as suas principais características;
    • Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em acções ligadas à melhoria do seu quadro de vida;

    • Desenvolver hábitos de higiene pessoal e de vida saudável, utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo;
    • Reconhecer e valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de descriminação
    Temos sim que adoptar metodologias activas e componentes praticas para o engaje dos nossos estudantes a estes temas.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Durante às aulas o formador deve apresentar um tema para o debate.
    O tema deve estar patente no plano de ensino com o tempo estimado dentro da carga horária.

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