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Plano Estratégico da Educação 2020-2029 da Republica de Moçambique, inclui aspectos relacionados a questões transversais tais como género, saúde escolar, nutrição, produção escolar, necessidades educativas especiais, prevenção de desastres.
As questoes culturais por exemplo a integração da modalidade do ensino Bilingui entretentando a formação e colocação de professores para implementar constitui um dos desafios.
Práticas e normas sociais limitam a participação de meninas e mulheres no acesso a educação.
Como essas questões transversais podem ser tratadas no currículo ao nível de formação de professores e ao nível da escola/instituição de EFTP? Estas questões devem ser integradas nos programas de formação inicial dos professores.• Os curricula devem ser baseados em competências em todos subsistemas tendo em conta o contexto social.
• Necessidade de mais envolvimento e cooperação multissectorial.
• Necessidades de se reflectir sobre a educação em situações de emergência.
• Criação de políticas baseadas em evidências.
• Formar professores e garantir a formação contínua.1.Temas tranversais na Politica e Curriculo de educacao em Moambique
Educação Sexual– Culturas Diversas
Educação para o curriculo localEducação para a Ética, Inclusão e Diversidade
Educação para o Empreendedorismo
Educação para a Paz, Democracia e Direitos Humanos
Meio ambienteSustentabilidade corresponde ao comportamento do homem em relação ao conhecimento indígena que pode permitir q transformação desse conhecimento ao desenvolvimento do saber em benefício da comunidade local. Esse saber deve transformar se em DS a partir dos recursos locais.
Deve respeitar as políticas da comunidade, participação por igualdade do gênero, as culturas locais.
1. Levantamento dos problemas associados aos temas transversais;
2. Identificação de ODS associados aos problemas levantados;
3. Definição dos objectivos de aprendizagem prioritários e suas respectivas abordagens;
4. Identificação de acções que poderão contribuir para a resolução dos problemas identificados.
Notas importantes
• Estas acções devem privilegiar o formando/ aluno como o sujeito activo.
• Os problemas devem ser identificados envolvendo todas comunidades: local e académica, privilegiando o conhecimento local.
• Os problemas e soluções identificados devem ser socializados por toda comunidade.O nosso curriculo ja trabalha as questoes transversais e neles podemos encontrar temas como: Educacao patriotica, educacao para paz, empreendoderismo, genero, sexualidade e Hiv, como preservar o meio ambiente entre outros temas e os mesmos sao trabalhados atraves de simulacoes/ dramatizacoes e os professores estimulam aos formandos que nas suas apresentacoes devem trazer solucoes dos casos por eles trazidos e no fim ambos discutem a melhor opcao para cada caso trazido
Questões transversais que precisam de atenção na EDS nas políticas nacionais de educação e o currículo nacional, são as seguintes:
Equidade de género
Crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais;
Prevenção e resposta à violência contra as crianças na escola;
Educação em emergência;
Alimentação Escolar e Nutrição;
Desporto escolar.Como essas questões transversais podem ser tratadas no currículo ao nível de formação de professores e ao nível da escola/instituição de EFTP?
Os temas transversais (p.e. Género, saúde escolar, nutrição, produção escolar, Necessidades Educativas Especiais, prevenção e resposta a emergências, etc.) são tratados numa perspetiva transversal a todos os programas de ensino e de formação como matéria curricular.Não Aplicável.
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