Página Inicial Fóruns Learning Action 2 Respostas às questões e preocupações de sustentabilidade

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    Artigos
  • Victoria
    Administrador
    Número de artigos: 8

    Plano Estratégico da Educação 2020-2029 da Republica de Moçambique, inclui aspectos relacionados a questões transversais tais como género, saúde escolar, nutrição, produção escolar, necessidades educativas especiais, prevenção de desastres.
    As questoes culturais por exemplo a integração da modalidade do ensino Bilingui entretentando a formação e colocação de professores para implementar constitui um dos desafios.
    Práticas e normas sociais limitam a participação de meninas e mulheres no acesso a educação.
    Como essas questões transversais podem ser tratadas no currículo ao nível de formação de professores e ao nível da escola/instituição de EFTP? Estas questões devem ser integradas nos programas de formação inicial dos professores.

    Victoria
    Administrador
    Número de artigos: 8

    • Os curricula devem ser baseados em competências em todos subsistemas tendo em conta o contexto social.
    • Necessidade de mais envolvimento e cooperação multissectorial.
    • Necessidades de se reflectir sobre a educação em situações de emergência.
    • Criação de políticas baseadas em evidências.
    • Formar professores e garantir a formação contínua.

    Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

    1.Temas tranversais na Politica e Curriculo de educacao em Moambique
    Educação Sexual

    – Culturas Diversas
    Educação para o curriculo local

    Educação para a Ética, Inclusão e Diversidade
    Educação para o Empreendedorismo
    Educação para a Paz, Democracia e Direitos Humanos
    Meio ambiente

    Sustentabilidade corresponde ao comportamento do homem em relação ao conhecimento indígena que pode permitir q transformação desse conhecimento ao desenvolvimento do saber em benefício da comunidade local. Esse saber deve transformar se em DS a partir dos recursos locais.

    Deve respeitar as políticas da comunidade, participação por igualdade do gênero, as culturas locais.

    Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

    1. Levantamento dos problemas associados aos temas transversais;
    2. Identificação de ODS associados aos problemas levantados;
    3. Definição dos objectivos de aprendizagem prioritários e suas respectivas abordagens;
    4. Identificação de acções que poderão contribuir para a resolução dos problemas identificados.
    Notas importantes
    • Estas acções devem privilegiar o formando/ aluno como o sujeito activo.
    • Os problemas devem ser identificados envolvendo todas comunidades: local e académica, privilegiando o conhecimento local.
    • Os problemas e soluções identificados devem ser socializados por toda comunidade.

    Cecilia Francisca
    Membro
    Número de artigos: 10

    O nosso curriculo ja trabalha as questoes transversais e neles podemos encontrar temas como: Educacao patriotica, educacao para paz, empreendoderismo, genero, sexualidade e Hiv, como preservar o meio ambiente entre outros temas e os mesmos sao trabalhados atraves de simulacoes/ dramatizacoes e os professores estimulam aos formandos que nas suas apresentacoes devem trazer solucoes dos casos por eles trazidos e no fim ambos discutem a melhor opcao para cada caso trazido

    Geraldo M Fernandes
    Membro
    Número de artigos: 10

    Questões transversais que precisam de atenção na EDS nas políticas nacionais de educação e o currículo nacional, são as seguintes:
    Equidade de género
    Crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais;
    Prevenção e resposta à violência contra as crianças na escola;
    Educação em emergência;
    Alimentação Escolar e Nutrição;
    Desporto escolar.

    Como essas questões transversais podem ser tratadas no currículo ao nível de formação de professores e ao nível da escola/instituição de EFTP?
    Os temas transversais (p.e. Género, saúde escolar, nutrição, produção escolar, Necessidades Educativas Especiais, prevenção e resposta a emergências, etc.) são tratados numa perspetiva transversal a todos os programas de ensino e de formação como matéria curricular.

    Geraldo M Fernandes
    Membro
    Número de artigos: 10

    Não Aplicável.

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