Página Inicial Fóruns Learning Action 1 Aprendizagem através da Ação 1

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 44)
  • Autor
    Artigos
  • Wilma
    Administrador
    Número de artigos: 7

Para a nossa próxima discussão em grupo, escreva o que pensa que as duas definições de desenvolvimento sustentável acima realmente significam. Tente responder as seguintes perguntas no fórum:

• Qual é o seu entendimento sobre o desenvolvimento sustentável? Quais são as preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na sua comunidade ou contexto?
    • Até que ponto é que as suas opiniões sobre a EDS refletem uma compreensão do desenvolvimento sustentável, refletida nas duas definições de desenvolvimento sustentável citado?
    • Quais são as implicações para o desenvolvimento do seu Projeto de Mudança de Instrução ET/EFTP?
    Luisa Lopes
    Membro
    Número de artigos: 10

1.R:
    a)entende-se como EDS :
    -Melhorar a cultura de um país no que diz respeito a boa educação;
    -Capacitar os professores numa melhor estratégia de ensino
    – Melhorar o ensino e as práticas de ensino e aprendizagem para os alunos;
    -Ajudar a melhorar o meio ambiente.
    b)As preocupações são tantas uma delas é melhorar o ensino primeiro formar o docente os conteúdos profundos da pedagogia de EDS.

2) R:Em qualquer caso as minhas opiniões reflectirá na melhoria de desenvolvimento pedagógico.

3)R: Como não estou bem enquadrada ainda no sistema logo esse passa a ser os meus desafios para atacar directamente.

Luisa Lopes
    Membro

2) R:Em qualquer caso as minhas opiniões reflectirá na melhoria de desenvolvimento pedagógico.

Luisa Lopes
    Membro

3)R: Como não estou bem enquadrada ainda no sistema logo esse passa a ser os meus desafios para atacar directamente.

Luisa Lopes
    Membro

1.R:
    a)entende-se como EDS :
    -Melhorar a cultura de um país no que diz respeito a boa educação;
    -Capacitar os professores numa melhor estratégia de ensino
    – Melhorar o ensino e as práticas de ensino e aprendizagem para os alunos;
    -Ajudar a melhorar o meio ambiente.
    b)As preocupações são tantas uma delas é melhorar o ensino primeiro formar o docente os conteúdos profundos da pedagogia de EDS.

Ireneu Armando Cardoso Bagao
    Membro

Qual é o seu entendimento sobre o desenvolvimento sustentável?
    EDS entendo que é o uso dos recursos naturais de forma mais humana para o bem estar das sociedades actuais e futuras.

Quais são as preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na sua comunidade ou contexto?
    Poluição das águas e a até das árvores de forma insustentável.

Até que ponto as suas opiniões sobre a EDS refletem uma compreensão do desenvolvimento sustentável, refletida nas duas definições de desenvolvimento sustentável citado?
    Refletem sim na medida em que há preocupação com o presente e futuro do uso dos recursos.

Quais são as implicações para o desenvolvimento do seu Projeto de Mudança de Instrução ET/EFTP?
    Vejo que as implicações serão positivas porque vão permitir que haja mudança de atitude apor colocar em pratica

Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

Mobilizar formandos a pautarem construção de seus materiais didáctico recorrendo o reaproveitamento do lixo.
    Incentivar a desenharem e concretizarem projectos acção de reaproveitamento de sacos para o combated a erosao; projectos de aterro sanitário para exploração de adubos caseiro;
    Projectos de plantio de árvores para melhorar o meio ambiente

Paulo Augusto
    Membro

O menu entendimento singe em:
    Formar uma sociedade sã;
    Preparar o bem estar das furas geações da humanidade;
    Tratar bem o meio ambiente, a natureza para o bem estar do Homem;
    Usar os recursos locamente disponíveis de forma racional para a sobrevivência sem custos;
    Voltar a over e reaproveitar a natureza como na éra antes da industrialização;
    Conservar os habitos, usos e consumes da comunidade nativa.

Paulo Augusto
    Membro

Uma das preocupações críticad de DS da minha comunidade surgem com a forte importação de culturas de outros povos sufocando e até pondo em causa a cultura indígena.

Paulo Augusto
    Membro

As minhas opniões sobre a EDS reflectem uma compreensão do desenvolvimento sustentável quando apontam o bem estar das futuras gerações enquando não inibem o bem estar do momento.

Paulo Augusto
    Membro

Penso ser prematuro tecer as possíveis implicaçõe do desenvolvimento do meu projecto, no entanto, podem ser falta de habitos de trabalhar escrupulosamente com materiais localmente existente para a sobrevivência duma forma racional.

Anónimo
    Inactivo
    Número de artigos: 4

As preocupações críticas do desenvolvimento sustentável na minha comunidade da: mudanças climáticas, erradicar afine/pobreza, educação/saúde de qualidade, etc.

As minhas opiniões sobre a EDS refletem uma compreensão na melhoria da vida da sociedade, na medida em que vai assegurar o manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem.

As implicações para o desenvolvimento do meu projeto de mudança da: vai direcionar o trabalho do professor, possibilitando maior aproveitamento das aulas, pois o fabrico do material escolar por antecedência permite maior domínio e os torna mais dinâmicos e eficientes.

As questões críticas sobre o desenvolvimento sustentável são: fragmentação do meio ambiente, redução da biodiversidade.

O meu entendimento sobre o desenvolvimento sustentável: entender as necessidades das gerações, melhorar a vida da população.

Joaquina
    Membro
    Número de artigos: 4

1-R: Baseando-me nas duas respostas, por EDS, entendo como Um conjunto de actividades que visam melhorar a qualidade de ensino de um país no que diz respeito à valorização das culturas e a protecção do meio ambiente.

2-R: No meu ponto de vista, as preocupações críticas de desenvolvimento sustentável são: A poluição dos mares, mangais e salinas, Os incêndios florestais que de certa forma têm acabado com a arborização em certas regiões.

3-R: As minhas opiniões sobre a EDS reflectem sim uma compreensão do desenvolvimento sustentável, reflectida nas duas opiniões, porque toda uma nova ideia que contribua no desenvolvimento sustentável de uma região, será sempre abraçada.

4-R: As implicações para o desenvolvimento do meu projecto de mudança de instrução de ET/EFTP, penso que são positivas, porque de certa forma ajudarão nas mudanças de visão quanto a protecção ambiental e a valorização das culturas.

Geraldo Mindiate
    Membro
    Número de artigos: 20

Considero como sendoL
    1- Uma estrategia global para o desenvolvimento da aldeia comum:Como uma actividade que envolve a uniao de forcas em todos os habitantes na generalidade.

2-Uma das grandes contribuicoes que ela possui e preservar o futuro da humanidade.
    Os grandes problemas sao: o desmatamento, delapidadcao dos recursos, sejam eles minerais, hdricos, florestais.

3- Bem geridos, nao comprometera o futuro da humanidade, desta forma, passando a preservar a todo a natureza como meio.

Amancio Sebastiao Basilio
    Membro
    Número de artigos: 7

O meu entender desenvolvimento sustentavel trata-se de uma responsabilidade compartilhada entre o estado e os cidadaos na protencao e preservacao do meio ambiente, so que este conceito cria uma falsa nocao de conciliacao entre o capitalismo e a questao ecologica. Seria necessario para o alcance desses objectivos se buscassemos a base da metodologia para ensaio. Dessa forma apresentam-se os fundamentos da contradicao do conceito de desenvolvimento sustentavel sob otica da logica interna do capitalismo, demostrando a impossibilidade de conciliacao entre uma suposta pratica ecologicamente viavel com os objectivos desse sistema.

As minhas opinoes reflente sobre o desenvolvimento sustentavel apartir da percepcao que trago de que este conceito deve ser olhado por todas as vertentes, nao num sentido unico dos conceitos

como ja me fiz refencias na primeira resposta resta-me referir que o meu projecto tera implicacoes negativas pela falta de financiamento

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 44)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.