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A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 44)
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    Artigos
  • Roseta Benjamim Massaza
    Membro
    Número de artigos: 7

    Umas das preocupacoes criticas da ODS da Minha comunidade surgem com a forte importacao de culturas de outros povos e a minha opiniao sobre a EDS reflected uma compriensao na melhoria do bem estar a futuras geracoes.

    Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

    • Desenvolvimento Sustentável é aquele que consegue suprir as necessidades da geração actual, sem que se comprometa a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
    • Educação para o Desenvolvimento Sustentável entende –se como a necessidade de se incluir questões de desenvolvimento sustentável, como assuntos relacionados com mudanças climáticas por exemplo no ensino e aprendizagem.

    • As questões criticas apresentadas na minha instituição são: questões relacionadas com a fragmentação do meio ambiente, o consumismo e a degradação ambiental, as questões relacionadas com a energia e meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, saúde e bem-estar.

    Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

    • Desenvolvimento Sustentável é aquele que consegue suprir as necessidades da geração actual, sem que se comprometa a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
    • Educação para o Desenvolvimento Sustentável entende –se como a necessidade de se incluir questões de desenvolvimento sustentável, como assuntos relacionados com mudanças climáticas por exemplo no ensino e aprendizagem.

    • As questões criticas apresentadas na minha instituição são: questões relacionadas com a fragmentação do meio ambiente, o consumismo e a degradação ambiental, as questões relacionadas com a energia e meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, saúde e bem-estar.

    Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

    As opiniões minhas nessa vertente sobre EDS cingem – se na melhoria da vida da sociedade no geral , no que concerne ao não esgotamento das necessidades basicas e recursos naturais para o futuro numa visão mais holistica das EDS.
    .

    As implicações para o desenvolvimento do projeto de mudança que estou envolvida irá direcionar o trabalho do professor que é o principal elo de ligação entre o aluno e a sociedade , melhoramento na percepção sobre o apreveitamento e persevação dos recurso se questoes ligadas ao desenvolvimento das capacidades e habilidades dos estudantes nas areas que estarão envolvidas.

    Loved
    Participante
    Número de artigos: 4

    1. O desenvolvimento sustentável é o uso racional de todos os meios que a natureza oferece de formas a crescermos e desenvolver politicamente, socialmente e economicamente, sem no entanto comprometer o nosso futuro e do mundo em geral.
    2. No nosso contexto a preocupação está relaccionada com a distribuição equitativa da riqueza. A inclusão das camadas marginalizadas no desenvolvimento. A preservação dos recursos naturais. A industrialização versus conservação ecológica.

    Faustino Almeida
    Membro
    Número de artigos: 6

    DS – é uma acção do professor deve implementar na sua comunidade, esta vai permitir aperfeiçoamento de projectos locais que facilitem ou apoie a comunidade praticar através de recursos locais existentes. Estes DS devem respeitar as necessidades das gerações actuais. O DS exige o envolvimento do meio ambiente, justiça social, o bem estar, a equidade económica, justiça do gênero e o conhecimento indígena no currículo e nos programas.

    As críticas por parte dos colegas, se preocupam com os recursos financeiros para fazer fase ao projecto. Como envolver a comunidade escolar se esta está fora do sistema. A estratégia a aplicar para implementar a iniciativa, envolvendo os colegas e todos funcionários da instituição.

    EDS – é a acção que consiste o professor transmitir à nova geração em desenvolvimento partindo dos recursos locais. Neste, o professor deverá trabalhar com a comunidade, colegas de serviço.

    Lúcia sofia
    Membro
    Número de artigos: 1

    1- No meu entendimento, o desenvolvimento sustentável é alcançado atravez de acções que vizam a melhorar a qualidade de vida do planeta e da população em geral, acções essas que estão voltadas no uso racional da água, prática de exercícios físicos, plantações de árvores, descarte adequado do lixo, redução do consumo de alimentos de origem animal, entre outros.
    2- as minhas opiniões sobre a EDS, refletem de modo amplo acerca do desenvolvimento sustentável, apartir do pressuposto de que planeta saudável, população saudável.
    3- Sendo nova na matéria, não tenho ainda uma visão ampla acerca das implicações. Mas frisando já que as implicações económicas estarão presentes.

    alifa josecure
    Membro
    Número de artigos: 4

    1.DES é uma ação pela qual o professor deve implementar na sua comunidade e que vai permitir o aperfeiçoamento de projetos locais que apoiam a comunidade, pratiquem através dos recursos locais existentes.
    2.DES é o desenvolvimento que atende as necessidades das gerações actuais.O DES exige o envolvimento do meio ambiente, justiça social,o bem estar,a equidade económica,a justiça do gênero e conhecimento indígena do currículo e programas.
    3.EDS é acção que consiste o professor transmitir o saber a nova geração um desenvolvimento partindo dos recursos locais.

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    1- O desenvolvimento sustentável é a composicao de um onjunto de princípios que permeiam o desenvolvimento abiental e social e assim este é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
    1.1- As preocupacoes criticas de EDS na minha comunidade cingem-se no uso racional dos recursos ambientais com o propósito de conservação.

    2- Até ao ponto de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

    As implicacoes para o desencolvimento do projecto relacionado ao <<Plantio de Horticolas no IFP da Cidade de Tete>> sao problemas fitossanitários mais importantes de cada semente, o intuito de culturas hortícolas com potencial de desenvolvimento na cidade de Tete. E para isso olhamos para o Desenvolvimento em Agricultura Ecológica em campo de produção mediante o plantio de mudas de alta qualidade.

    Delfina Dunn João
    Membro
    Número de artigos: 5

    1. R: O conceito de desenvolvimento sustentável esta relacionado com a utilização de recursos naturais sem comprometer as futuras gerações, garantido que o desenvolvimento seja feito em três vertentes:ambiental, económico e social.
    – Preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na sua comunidade ou contexto: as dificuldades económicas e financeiras que as famílias.
    2.R: A educação para o desenvolvimento sustentável tem como foco, educar a comunidade para que esta perceba que, o seu comportamento em relação ao meio ambiente prejudica a economia local e consequentemente o bem estar da comunidade que se reflete no desemprego, pouca qualidade de ensino, serviços de saúde precária etc.

    Kind Fradique Ngolo
    Membro
    Número de artigos: 5

    1. R: O Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que consiste em atender as necessidades das gerações actuais sem comprometer as capacidades da natureza de atender as necessidades das gerações futuras. Ele inclui a justiça social, a equidade económica, o respeito pela cultura indígena, a preservação da biodiversidade e a promoção do bem-estar geral dos seres humanos.

    2- as preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na minha localidade têm que com o abate florestal para a produção de carvão e da madeira. Em muitas comunidades da minha localidade derrubar árvores para produzir o carvão para venda é uma maneira de sobreviver, pelo que, impõe-se a resolução deste problema o mais rápido possível.

    Outra preocupação tem que ver com a inexistência de contentores para o depósito de lixo em todas as comunidades, o que, faz com que o lixo seja depositado em qualquer local o que coloca em risco a vida da comunidade.

    A caça indiscriminada de animais selvagens e fraca fiscalização é outro grande problema.

    Porém, outro problema é relacionado com a descontextualização do currículo.

    3- As minhas opiniões sobre educação para o desenvolvimento sustentável reflectem uma compreensão do desenvolvimento sustentável reflectida nas nas duas definições apresentadas citadas porque, elas promovem a justiça social, a preservação da fauna e da flora, a equidade económica, o respeito da cultura indígena e a educação hibridificada, bem como, o uso racional dos recursos.

    4. O meu projecto de mudança para a sua efectivação exige recursos humanos e financeiros, pois, para realização de palestras nas comunidades em que se verifica o abate indiscriminado das florestas é necessário um meio de transporte e segurança. É também necessário que haja o apoio das autoridades tradicionais locais, bem como, de um especialista em biologia e em educação ambiental.
    Porém, quanto ao problema da escassez de contentores trata-se de encontrar junto das comunidades objectos que possam ser adaptados para funcionarem como depósito de resíduos, pelo que, este projecto implica necessariamente uma colaboração com a comunidade.

    Quanto a reforma curricular exige uma parceria com a Direção provincial da educação onde necessariamente poderemos apresentar as nossas sugestões.

    Edilson
    Membro
    Número de artigos: 1

    Qual é o seu entendimento sobre o desenvolvimento sustentável?
    R: DS é a capacidade de cuidar do nosso planeta todos os dias ou seja desde ao acordar até deitarmos devemos praticar ações positivas que resulta em termos uma sociedade com hábitos e práticas totalmente voltadas para o meio ambiente, assegurando que as próximas gerações encontrem um modelo que eles possam seguir melhorando e proteger o planeta a todo custo.

    Quais são as preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na sua comunidade ou contexto?
    R: As preocupações críticas de DS em Angola de forma geral é a falta de políticas de estado que visam a garantir o acesso a Educação e consequentemente a EDS.

    Até que ponto é que as suas opiniões sobre a EDS refletem uma compreensão do desenvolvimento sustentável, refletida nas duas definições de desenvolvimento sustentável citado?
    R: Não basta somente termos opiniões é preciso que desenvolvamos projectos de EDS associados ao comprometimento de todos. Cada um deve fazer a sua parte, o estado e a comunidade. As minhas opiniões são muitos claras precisamos criar networks e integrar todos os atores da sociedade para juntos termos asseguramos que o meio ambiente está a salvo.

    Quais são as implicações para o desenvolvimento do seu Projeto de Mudança de Instrução ET/EFTP?
    R: As implicações para o desenvolvimento do meu projecto são:
    1 – Avaliar o meu campo de ação
    2 – Criar ou incluir a EDS em todas as áreas do saber e não só
    3 – Desenvolver estratégias que visam contronar todos os obstáculos que possam surgir
    4 – Trabalhar com todos (Gestores da instituição, Empresas e Sociedade Cívil)

    Gabriela
    Membro
    Número de artigos: 7

    1)Entendo que o desenvolvimento sustentável é promover a harmonia das actividades antrópicas com o meio ambiente, resumindo, antropização sim, mas pacificamente. Efectivamente são poucas as acções, há instrumentos jurídicos a nível do executivo as intenções junto dos organismos mas, embora existam iniciativas e muitos movimentos a concretização é muito fraca e se ocorre decorre de forma isolada.
    2) o entendimento está refectido na resposta 1.
    3) Capacitar e consciencializar uma cadeia dos professores e formadores que tem como resultado directo reproduzir/replicar conhecimentos e acções basadas e viradas para a sustentabilidade.

    Cesarina Fonseca
    Membro
    Número de artigos: 8

    Entende-se como Desenvolvimento Sustentável o conjunto de ações em diferentes áreas da sociedade com o objectivo de utilizar os recursos disponíveis de maneira inteligente visando a proteção do meio ambiente e desenvolver uma nova cultura de pensamento a nível mundial.

    As esferas económicas, sociopolíticas e ecológicas devem estar intimamente ligadas e em cooperação para que dentro da sociedade sejam a base para a sustentabilidade e desenvolvimento cumprindo com a Agenda 2030.

    De maneira clara e objectiva as minhas opiniões descrevem o significado real do desenvolvimento sustentável sabendo que não há uma definição absoluta sobre o tema.

    As implicações são: conseguir impactar e sensibilizar efectivamente as pessoas sobre o tema e os desafios que serão enfrentados nesta jornada pelo desenvolvimento sustentável.

    Geraldo M Fernandes
    Membro
    Número de artigos: 10

    O desenvolvimento sustentável trata-se de um conjunto de acções que visa assegurar melhor a gestão do ambiente, por meio de manifestações e debates socioculturais, políticas e educacionais.

    As preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na formação de professores circulam em torno da responsabilidade na exploração de recursos naturais, combate à violência doméstica, ao absentismo escolar, manutenção da PAZ, promoção da inclusão escolar e social, da equidade, do género, da democracia, nutrição e da qualidade de vida.

    As minhas opiniões sobre a EDS, enquanto uma compreensão do desenvolvimento sustentável, contribuem para a mudança de atitudes a nível das instituições de formação e ensino, reforçando deste modo, a necessidade de se transformar a sociedade de forma mais responsável e racional?

    O meu Projecto de Mudança de Instrução ET/EFTE impactará positivamente nas instituições de formação de professores, com base em actividades voltados para despertar consciência, mobilizar conhecimentos e desenvolver competências nos formandos e formadores que servirão de fonte para a produção dos seus próprios alimentos.

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