Página Inicial › Fóruns › Learning Action 1 › Aprendizagem através da Ação 1
Etiquetas: ceciliafrancisca@yahoo.com.br
-
AutorArtigos
-
1. Eu entendo que o desenvolvimento sustentável esteja relacionado com a exploração dos recursos na Natureza para suprir as nossas necessidades, mas que esta exploração seja de uma forma responsável, isto é, contar com as gerações futuras que também poderão necessitar destes mesmos recursos. As preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na minha comunidade ou contesto, é de pensar que a responsabilidade de cuidar e conservar os recursos Naturais seja apenas da responsabilidade do governo os das Organizações Não Governamentais.
2. Sabendo que as escolas trabalham com idades tenras, entendo que as crianças vão crescendo com uma atitude e entendimento diferente sobre o meio em que eles vivem na medida em que vão fazer parte no desenvolvimento de projectos de sustentabilidade nas suas comunidades ou escola.
3. Implicações do meu projecto é de esperar contribuir na mudança da mentalidade das pessoas com quem vou trabalhar que é possível cada um contribuir para uma boa saúde do ambiente sem contudo, possuir ou precisar de muitos recursos.O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.
A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável. A EDS significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem. Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje.O desenvolvimento sustentável é visto como sendo uma preocupação através de uma utopia orientadora para uso consciente de recursos pensando nesta geração e nas outras vindouras.
Eu acho que a minha compreensão sobre EDS reflete sim uma compreensão do desenvolvimento sustentável na medida em que como professor e estar a desenvolver projetos educacionais para a redução de resíduos assim como a produção de materiais didáticos usando a reciclagem leva mesmo a elevação de uma consciência ambiental na minha comunidade e na instituição.
Níveis de aceitação por parte da comunidade escolar, tendo em conta que as questões ambientais não só na instituição, mas também na comunidade são postas em segundo plano. As pessoas estão mais preocupadas com o custo de vida e o grande desafio é faze-las compreender os benefícios de actos sustentáveis.Escolas Sustentáveis são uma promessa para a mudança de paradigma. E a sustentabilidade é uma abordagem que vai melhorar as praticas e acções de alunos e professores.
Quais são as questões críticas de desenvolvimento sustentável que os colegas da sua instituição de ET/EFTP abordam por meio do seu envolvimento com a EDS
R: Os problemas mais críticos levantados pela nossa instituição têm haver com problemas de ecologia, energia, mudanças climáticas, economia de recursos e redução de desperdícios, economia verde, pois são questões tratadas nos currículos dos nossos cursos de Ciências da Natureza (biologia e geografia) e que envolvem estudantes, professores e algumas comunidades ao redor da nossa cidade.Qual o seu entendimento sobre desenvolvimento sustentável
R: Uma das formas de entender o conceito de Desenvolvimento sustentável como processo de aprendizagem entre o homem e o meio ambiente, mas não nos podemos esquecer de outras variáveis que estão neste processo deste a justiça social, bem estar até a equidade de género. Todas esta variáveis devem ser pensadas de forma a não colocar em perigo as necessidades das gerações futuras.
Quais as implicações para o desenvolvimento do seu projecto de Mudança
R: Uma das grandes dificuldades será a implentação de politicas de Educação para o desenvolvimento sustentável, por outro lado, envolver a comunidade escolar (direcção, grupo de docentes) neste projecto.Qual o seu entendimento sobre desenvolvimento sustentável
R: Uma das formas de entender o conceito de Desenvolvimento sustentável como processo de aprendizagem entre o homem e o meio ambiente, mas não nos podemos esquecer de outras variáveis que estão neste processo deste a justiça social, bem estar até a equidade de género. Todas esta variáveis devem ser pensadas de forma a não colocar em perigo as necessidades das gerações futuras.
Quais as implicações para o desenvolvimento do seu projecto de Mudança
R: Um dos grandes desafios para a implementação do meu projecto de mudança será o envolvimento da comunidade escolar ( direcção e professores que não têm este tema no seu curriculo)1.R: Entendo que EDS é o processo de uso dos recursos de forma humana para o bem da sociedade. Pode ser também a transformacao do meio ambiente limpo e saudável
2.R: As preocupações críticas da DS na minha comunidade é de queimadas do lixo, poluindo assim o meio ambiente da comunidade.
3.R: As minhas opiniões têm ajudado positivamente na mudança de atitudes das pessoas na comunidade e na sociedade.
4. R:As implicações para o desenvolvimento do meu projecto serão de falta da colaboração das comunidades.1.Qual é o seu entendimento sobre o desenvolvimento sustentável?
Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações de satisfazerem suas necessidades”. Entende-se como um padrão de transformações económicas estruturais e sociais que optimizam os benefícios sociais e económicos disponíveis no presente, sem destruir o potencial de benefícios similares no futuro.2. Quais são as preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na sua comunidade ou contexto?
Falta de informação: a falta de informação pela sociedade de forma generalizada sobre a importância de se adoptar novos hábitos de consumo e formas de produção sustentável.
Desigualdade social: as classes menos favorecidas devidos a escassez de recursos tais como como alimentação, moradia, água, energia e condições acesso a escolaridade, acesso aos transportes etc., ainda que tenha consciência sobre a necessidade de de realizar mudançassentem-se limitados por falta de opções.
Falta de interesse por parte de algumas empresas e pessoas, apesar de terem alguma noção sobre a necessidade da preservação ambiental, não agem nesse sentido devido a interesses próprios ou por não se sentirem impactados pelas mudaças.
3. Até que ponto é que as suas opiniões sobre a EDS refletem uma compreensão do desenvolvimento sustentável, refletida nas duas definições de desenvolvimento sustentável citado?
A EDS é de importante porque mune as pessoas com conhecimentos que visam a mudança de comportamento sobre o meio ambiente e como podemos alcançar a sustentabilidade planetária porque capacita as pessoas para enfrentar e encontrar soluções para problemas que ameaçam a sustentabilidade do planeta e sistemas sociais; permite a aquisição de competências para que a as pessoas reflictam sobre as próprias acções, tendo em conta seus impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais actuais e futuros, a partir de uma perspectiva local e global.4.Quais são as implicações para o desenvolvimento do seu Projeto de Mudança de Instrução ET/EFTP?
Apartir do momento que tenho noção sobre os principais desafios creio que a educação das comunidades será o ponto de partida para a elaboração do meu projecto de mudança.Resposta: As questões que geralmente são apresentadas pelos colegas sobre desenvolvimento sustentável é que na sua maioria percebem que desenvolvimento sustentável exprime a relação entre o crescimento económico, conservação ambiental e preocupação social. Os colegas sentem que não há espaço suficiente para sensibilização das comunidades tendo em conta que os nossos líderes são os maiores infratores e não estimulam práticas saudáveis, se as fazem não passam de um papel escrito sem aplicabilidade. Embora pude perceber que existe consciência positiva por parte dos colegas para a sensibilização da comunidade em razão do uso irracional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela açcão humana.
Resposta: desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que procura suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, possibilitando que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, ao mesmo tempo, usando os recursos que o planeta oferece e preservando as espécies e seus habitats naturais bem com a dignidade humana. As preocupações criticas de desenvolvimento sustentável na minha comunidade são a falta de entendimento que os recursos naturais se esgotam , a preocupação está no crescimento económico esgotando os recursos sem olhar para a preservação do meio ambiente para o futuro.
Resposta: Refletem uma compreensão do desenvolvimento sustentável na medida em que espero que haja um ambiente são e saudável, presente e futura assim como usar os recursos disponíveis de forma racional para a sobrevivência dos seres vivos sem elevados custos.
Resposta: As implicações para o desenvolvimento do meu projecto de mudança de instrução de ET/EFTP, penso que serão boas na medida em que ajudarão nas mudanças de visão quanto a protecção ambiental e a consciencialização de ambientes saudáveisResposta: desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que procura suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, possibilitando que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, ao mesmo tempo, usando os recursos que o planeta oferece e preservando as espécies e seus habitats naturais bem com a dignidade humana. As preocupações criticas de desenvolvimento sustentável na minha comunidade são a falta de entendimento que os recursos naturais se esgotam , a preocupação está no crescimento económico esgotando os recursos sem olhar para a preservação do meio ambiente para o futuro.
Resposta: Refletem uma compreensão do desenvolvimento sustentável na medida em que espero que haja um ambiente são e saudável, presente e futura assim como usar os recursos disponíveis de forma racional para a sobrevivência dos seres vivos sem elevados custos.
Resposta: As implicações para o desenvolvimento do meu projecto de mudança de instrução de ET/EFTP, penso que serão boas na medida em que ajudarão nas mudanças de visão quanto a protecção ambiental e a consciencialização de ambientes saudáveis1. Entendo desenvolvimento sustentável como um princípio de práticas saudáveis que visam beneficiar as comunidades, levando sempre em conta a satisfação das necessidades do presente e preservação do futuro.
Dentre várias preocupações críticas da minha comunidade, a educação de qualidade e preservação do meio ambiente assim com o saneamento básico, fazem parte das prioridades.2. Acredito que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, visa consciencializar os indivíduos ou comunidades em utilizar os meios a sua disposição sem necessariamente causar danos ao meio ambiente, sendo estes dependentes do mesmo. A ser assim, estaríamos a fazer a coneccão entre usufruir hoje pensando no amanhã.
3. O nosso projecto de mudança trará melhorias significativas na comunidade alvo, visto que depois de aplicarmos os ideiais programados e muito bem elaborados, a comunidade poderá tirar o maior proveito ao quanto da implementação do mesmo. Como por exemplo: fazer o melhor uso da terra para o cultivo, ter água de qualidade através dos cuidados de preservação do meio ambiente e pastos saudáveis para os seus animais.
1.conjunto de actividades que visam melhorar a qualidade de ensino de um país no que diz respeito à valorização das culturas e a protecção do meio ambiente.
2.Uma das grandes contribuicoes que ela possui e preservar o futuro da humanidade.
Os grandes problemas sao: o desmatamento, delapidadcao dos recursos, sejam eles minerais, hdricos, florestais.
3.ajudarão nas mudanças de visão,preservar a todo a natureza como meio1. conjunto de actividades que visam melhorar a qualidade de ensino de um país no que diz respeito à valorização das culturas e a protecção do meio ambiente.
2-o desmatamento, delapidadcao dos recursos, sejam eles minerais, hdricos, florestais.
3melhor .aproveitamento das aulas, pois o fabrico do material escolar por antecedência permite maior domínio e os torna mais dinâmicos e eficientes.
4.ajudarão nas mudanças de comportamento e visão quanto a protecção ambiental e a valorização das culturas.Desenvolvimento sustentavel no meu entender quer dizer que eh um desenvolvimento em busca de harmonia ambiental, um ambiente limpo e saudavel em que os seus habitantes respeitem o espacoh que habitam.
Na minha comunidade ha muito lixo e deficiente remocao do mesmo e poucas sao as praticas de reaproveitamento do mesmo.
As minhas opinioes se reflectem na educacao sustentavel ao compreender que para o desenvolvimento de uma comunidade deve haver respeito nao so com o lugar onde habitamos mas connosco mesmo e no modo em que escolhemos para desenvolver a mesma
Com o meu projecto de mudanca teria um impacto positivo pois com o mesmo poder-se-a resolver varios problemas relacionados a nao reciclagem do lixo. -
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.