Página Inicial › Fóruns › Learning Action 1 › Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1
Etiquetas: ceciliafrancisca@yahoo.com.br
-
AutorArtigos
-
Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:
- Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
- Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
- O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
- Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
Por favor, compartilhe seus pensamentos no fórum
1. Como esta Aprendizagem através da Acção o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Ajudou nas questões criticas de desenvolvimento sustentável que poderiam ser inseridos no processo de ensino e aprendizagem dentro das disciplinas que lecciono.
Ajudou-me, igualmente, a repensar nos métodos de ensino adequados e nas estratégias para a materialização.
2. Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Rever os documentos curriculares da minha instituição (levantamentos das questões de DS e possibilidade de abordagem de EDS); discutir com os meus colegas do grupo; revisitar os manuais de DS e EDS; pesquisas experiencias de outras instituições e estudos de base.
3. O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
As questões criticas locais e as estratégias de sua integração na EDS
4. Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
• Análise curricular: para levantamento de conteúdos associados a EDS;
• Diagnóstico de necessidades de EDS: levantamento das percepções, potencialidades e das limitações/dificuldades e proposta de estratégias.
• Buscar parcerias: para facilitação a operacionalização integrada, intra e interinstitucional.Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Esta Aprendizagem abriu-me a visão que a participação é colaboração na realização de uma actividade que visa a mudança do paradigma das EDS permite que a consciencialização seja maior.Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Para o meu contexto vou inicialmente envolver todos formandos e acho que será bom princípio visto que são eles que irão se lidar com alunos nas escolas primárias e podem mudar a forma de agir sobre o meio ou a natureza por parte dos alunos.O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Inclusão incisiva nos currículos de forma clara e objectiva em todas as disciplinas visto que os assuntos de EDS são olhados como transversais nas outras disciplinas excepto ciências sociais.Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
Uso sustentável da água e energia elétrica.A aprendizagem através da acção ajudou na medida em que colocou os estudantes em contacto com o mundo real, onde colocam em pratica todos os conteúdos aprendidos na sala de aula. Isso permite-os buscar soluções praticas para os desafios enfrentados na sala de aula.
Uma forma de trazer a compreensão do DS no meu contexto e olhar em que medida os objectivos do desenvolvimento sustentável podem responder as necessidades dos estudantes em particular e do país no geral. Nesse contexto e imprescindível abordar os temas relacionados ao DS nos conteúdos das minhas disciplinas.
O que precisa ser discutido são os curricula, a inclusão dos conteúdos ligados ao DS deve fazer parte do desenho dos currículos escolares.
Aos meus colegas a sugestão que posso deixar e que comecemos a olhar para o DS como um aliado para o desenvolvimento do nosso país e para isso e preciso incutir nos nossos alunos a necessidade de estudar sobre o DS.Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
-Sim porque, com a actividade prática permitiu observar as dificuldades e analisar outras estratégias que permitam o alcance dos objectivos.Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Vai ser através das aulas de ciências sociais que poderei em temas específicos sobre desastres naturais causados pela acção do homem como é o caso da erosão, irei junto os formando trabalhar na prática de modo a travar o arrastamento de solos com o plantio de árvores e em caso particular do projecto irei colocar os lembretes para a economia da energia elétrica.O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Interdisciplinaridade entre as ciências, este facto olho como importante visto que é o pilar para a construção da crítica e habilidades interventiva mediante problemas encarados na implementação das actividades rumo ao alcance dos ODS.Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria
Sim, não vejo algo por descartar visto que os 17 ODS constituem prioridade para o DS até 2030.• Como esta Aprendizagem através da Acção o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
R: A aprendizagem da Acção 1 ajudou-me a ter um olhar crítico sobre o Plano Curricular dos institutos de formação de professores (IFP) em geral e, do IFP da Matola em Particular, visto que a sua Missão “formar professores para o ensino primário com qualidade, capazes de acompanhar o processo de mudança educativa e responder com eficácia aos actuais desafios do sistema educativo moçambicano” e a sua Visão “ser uma instituição de referência na formação de professores do ensino primário a nível Nacional” não espelham de forma clara o comprometimento com a EDS, pelo que urge a necessidade de abordagem deste tópico a nível da instituição.• Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
R: Para trabalhar a compreensão das DS e EDS de forma crítica no contexto do IFP seria o envolvimento de todos os colaboradores da instituição no sentido de construir uma compreensão comum do DS e EDS e do que pode ser feito para a materialização dos objectos da EDS• O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
R: A reformulação dos valores e missão da instituição de modo a integrarem de forma clara a integração das directrizes da EDS;
Levantamento dos conteúdos ligados ao DS e EDS de modo a planificar abordagens práticas em torno dos conteúdos
• Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
R: Fazer o estudo do plano curricular e do programa do ifp e dos materiais sobre DS e EDS de modo a alimentar a reflexão critica
– Desenhar projectos que visam a abordagem prática dos conteúdos do DS e EDS de modo a construir competências nos formandoMarciana Braga IFP de Alto Molocue Zambezia Mocambique
Apos a participacao das aulas de EDS decorridas no mes de Junho, de ano em curso; permitiu compeender que o instituto possui problemas na area de conservacao do meio ambients; incluindo a vila municipal, dai que, a escolha do tema: A conservacao do meio ( reaproveitamento de tampas de garrafas de agua mineral para construcao de mapas de Africa).
Projecto de Mundanca mostra a pertenencia de desenvolver em determindos habilidades para a vida como meio para incentivar a criatividade, producao do trabalho meio didactico, buscar ambiente agradavel, saudavel do meio ambiente da escola e do meio didactico para ensino;No projecto da mudanca para potenciar actividades activas na garantia de boas pratica para saude do meio ambiente e producao do meio didactico precisa envolvimento da comunidade escolar ( formandos e formadores) de modo a partilharem as energias para o a implementacao do projecto.
Podera ser discutido as estrategias aplicar, devugando a sua missao de formacao de professor primario por formacao por competencia de modo a valorizar seu meio ambiente e a reconstrucao do meio ambiente desejavel na instituicao de formacao de professor, de modo os futuros professores tenham competencia formacao sólida criativo e critico para responder as necessidades da sociedade.
Marciana Braga IFP de Alto Molocue, Zambezia.
Podera ser discutido as estrategias aplicar, devugando a sua missao de formacao de professor primario por formacao por competencia de modo a valorizar seu meio ambiente e a reconstrucao do meio ambiente desejavel na instituicao de formacao de professor, de modo os futuros professores tenham competencia formacao sólida criativo e critico para responder as necessidades da sociedade.Marciana Braga, IFP de Alto Molocue, Zambezia Mocambique.
De facto que com a _aprendizagem ajudou a rever os programas de ET/EFT travez da accao, com membros da instituicao, que tem a visao de ser uma instituicao de referencia na formacao de professores de ensino primario a nivel nacional nao tem relacao com projecto de mudanca; mas pelas ricas experiencias partilhadas faz com que seja imprescindível
pelas habilidades da vida ganhos; a missao da instituicao de formar professor com competencia. O projecto de mudanca melhorou o meu pensamento, apartir de trabalhos em equipe transformamos o nosso meio ambiente saudavel, produtor, ajuda melhorar as instituicoes de ensino tecnico profissionais na implementacao de novos imperativos do curriculo nacional, da politaca de desenvolvimento e reaproveitamento a partir de material de desperdicio para producao do meio didactico producao escolar de modo a buscar o ambiente de convivio saudavel e uma dieta alimentar saudavel
_ no meu contexto irei trabalhar de forma critica em equipe, envolvendo formandos formadores e outros de modo a fazer preceber a missao e o valor da DS e EDS. Esta accao deve comecar por nos na instituicao em seguida levamos a avante as accoes na comunidade.
_ o que devemos levar avante sao as novas estrategias, experiencias partilhadas buscar as criatividades apartir de conhecimentos idingina para criar mudancas de sustetabilidades na instituicao e na comunidade.
_ as sugestoes preparadas para colegas no seu departamento instituicao de ET/EFTP programar accoes de limpeza e
Actividades inerente accoes para desenvolvimento sustentavel. De modo a manter o meio ambiente saudavel.Neta tarefa do projecto de mudanca vai envolver a revisao de politica e mudancas contextuais e desafios commais atencao no seu contexto, de modo a garantir que as oportunidades de integracao EDS identificado inicialmente sejam relevantes para os programas curriculares e planos de desenvolvimentos de toda a instituicap bem como à politica Nacional e aos ODS.
Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:
• Aprendizagem através da Acão ajudou rever os meus programas de IFP no que diz respeito o enquadramento dos objectivos da EDS e que não são postos em prática.
• Poderei trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto, mostrando as vantagens de criar o mundo mais Sustento?
• O que é precisa ser discutido e levado adiante é expandir estes conhecimentos a mais pessoas?
• As sugestões que poderei apresentar para colegas, meu departamento e minha instituição de IFP. Eu destacaria em observância dos benefícios na proteção da Nossa Casa Comum, nestes tempos que sofremos com tantas catástrofes e no desprego de tantos jovens que tendo cada um ou criar projectos colectivos de Sustentabilidade que isto diminuiria o desemprego e a criminalidade?Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:
• Aprendizagem através da Acão ajudou bastante a rever os meus programas de IFP no que diz respeito ao enquadramento dos objectivos da EDS e que não são postos em prática.
• Poderei trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto, é preciso fazer um estudo colectivo onde vai-se promover debates, mostrando as vantagens de criar o mundo mais Sustento?
• O que é precisa ser discutido e levado adiante é expandir estes conhecimentos a mais pessoas?
• As sugestões que poderei apresentar para colegas, meu departamento e minha instituição de IFP. Eu destacaria em observância dos benefícios na proteção da Nossa Casa Comum, nestes tempos que sofremos com tantas catástrofes e no desprego de tantos jovens que, tendo a possibilidade de cada um ou colectivamente criar projectos de Desenvolvimento Sustentabilidade. Isto diminuiria o desemprego e a criminalidade?Ajudou nas questoes criticas de desenvolvimento sustentavel que poderia ser inserido no processo de ensino e aprendizagem dentro das disciplinas ou departamentos. Tambem ajudou muito em pensar em como enquadrar as estrategias para a materializacao.Rever os planos currriculares,os programas de ensino da Minha instituicao,discutindo com os colegas do grupo e revisitar os manuais de DS e EDS. E o que deve se discutir e levado avante sai as questoes criticas locais e sua integracao. E destacaria analise dos planos, programas currriculares associados a EDS buscando parcerias para a facilitacao a operacionalizacao.
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.