Página Inicial Fóruns Learning Action 1 Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1

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    Artigos
  • Lucia Raul Tomo
    Membro
    Número de artigos: 3

    Está aprendizagem vai incentivar a participação dos pais e alunos a gerir os projectos ambientais na escola e a preservação de recursos naturais locais para a melhoria da qualidade de vida de todos.
    Não pode haver burocracia na realização destas actividades,toda comunidade deve participar nos projectos ambientais.

    Lucia Raul Tomo
    Membro
    Número de artigos: 3

    2. Para uma compreensão mais crítica de educação para desenvolvimento sustentável devemos fazer as seguintes actividades:
    Consciencializar as comunidades escolares e a sociedade através de acções :
    Reciclagem de lixo; Racionalizar o consumo de água ;Valorização da área verde.

    Lucia Raul Tomo
    Membro
    Número de artigos: 3

    3.O que ainda precisa ser discutido e levado adiante é: Inclusão decisiva nos currículos de forma clara e objectiva em todas as disciplinas visto que os temas devem ser tratados transversalmente por todos membros da sociedade.

    Gabriela
    Membro
    Número de artigos: 7

    – Através desta aprendizagem constatou a efectividade de como são abordados e em que medida está o grau de implementação dos desafios propostos pelo desenvolvimento sustentável e da educação para o desenvolvimento sustentável.
    – Atendendo aos problemas existentes na sociedade e as consequências evidentes, que se refletem em insalubridade e deterioração do espaço físico, se deve envolver a sociedade que com a comunidade académica, escolar e profissional e sempre com o envolvimento dos diferentes níveis de gestão em ambas comunidades.
    – Que o DS e EDS sejam incorporados e devem fazer parte dos planos e dos programas de desenvolvimento nacional (PND) e estes devem estar enquadrados e atender nas tarefas apresentadas nas agendas de desenvolvimento regional (Africa 2063) e global (Agenda 2030).
    – Identicar os problemas e definir os mesmos, unir esforços ou juntar sinergias com propostas para a resolução. Apresentar projectos para resover os problemas com objectivos e tarefas bem defenidas.

    Evans Humberto Assane Omar
    Membro
    Número de artigos: 3

    1. A revisãodo contextos, de políticas, missão e competências em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável é compreender até que ponto a instituição de TE/TVET está a incluir o meio ambiente, justiça social, economia e conhecimentos indígenas relevantes no currículo e programas, a fim de ver se, e como, a educação infantil, os professores de ensino primário , os educadores de Educação e Formação Técnico-Profissional , estão a ser preparados para lidar com estas preocupações interrelacionadas.
    2.os professores e educadores de TVET desenvolvam o seu conhecimento e compreensão do desenvolvimento sustentável e, daí, esta iniciativa para ajudar os professores e os educadores da TVET perceberem o seu importante papel no apoio aos professores e instrutores para que estes assumam a EDS nas suas práticas. Não é por acaso que esta iniciativa denomina-se “A Sustentabilidade Começa com os Professores”, uma vez que os educadores são fundamentais para o alcance dos resultados do desenvolvimento sustentável.
    3. A ideias bastante discutidas sobre o processo de avaliar a aprendizagem, surgiu à necessidade e inquietações de se discutir sobre a avaliação da aprendizagem, em uma perspectiva de compreensão, análise e reflexiva crítica na prática docente. Pois é importante que os docentes percebam a necessidade do processo avaliativo como ferramenta para se avaliar as práticas de aprendizagem, refletindo suas ações e analisando sempre o início, o meio, e o fim do processo de avaliação. As concepções de avaliação; Os docentes e os propósitos avaliativos; Os docentes e seu poder de decisão para a formação do aluno;Observando e avaliando os alunos em situações de aprendizagem;Avaliando sistematicamente através dos instrumentos avaliativos. O terceiro capítulo foi desenvolvido o percurso metodológico, a metodologia, no qual discorreu-se a coleta e análise dos dados, os resultados e considerações finais.
    4. As sugestões para os colegas no departamento :
    a) Como os professores utilizam os conhecimentos produzidos pelos mesmos no desenvolvimento de sua prática avaliativa?
    b) Que decisões e análises reflexivas são tomadas pelos docentes ao avaliar o aluno?

    Evans Humberto Assane Omar
    Membro
    Número de artigos: 3

    1. A revisãodo contextos, de políticas, missão e competências em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável é compreender até que ponto a instituição de TE/TVET está a incluir o meio ambiente, justiça social, economia e conhecimentos indígenas relevantes no currículo e programas, a fim de ver se, e como, a educação infantil, os professores de ensino primário , os educadores de Educação e Formação Técnico-Profissional , estão a ser preparados para lidar com estas preocupações interrelacionadas.
    2.os professores e educadores de TVET desenvolvam o seu conhecimento e compreensão do desenvolvimento sustentável e, daí, esta iniciativa para ajudar os professores e os educadores da TVET perceberem o seu importante papel no apoio aos professores e instrutores para que estes assumam a EDS nas suas práticas. Não é por acaso que esta iniciativa denomina-se “A Sustentabilidade Começa com os Professores”, uma vez que os educadores são fundamentais para o alcance dos resultados do desenvolvimento sustentável.
    3. A ideias bastante discutidas sobre o processo de avaliar a aprendizagem, surgiu à necessidade e inquietações de se discutir sobre a avaliação da aprendizagem, em uma perspectiva de compreensão, análise e reflexiva crítica na prática docente. Pois é importante que os docentes percebam a necessidade do processo avaliativo como ferramenta para se avaliar as práticas de aprendizagem, refletindo suas ações e analisando sempre o início, o meio, e o fim do processo de avaliação. As concepções de avaliação; Os docentes e os propósitos avaliativos; Os docentes e seu poder de decisão para a formação do aluno;Observando e avaliando os alunos em situações de aprendizagem;Avaliando sistematicamente através dos instrumentos avaliativos. O terceiro capítulo foi desenvolvido o percurso metodológico, a metodologia, no qual discorreu-se a coleta e análise dos dados, os resultados e considerações finais.
    4. As sugestões para os colegas no departamento :
    a) Como os professores utilizam os conhecimentos produzidos pelos mesmos no desenvolvimento de sua prática avaliativa?
    b) Que decisões e análises reflexivas são tomadas pelos docentes ao avaliar o aluno?

    Joaquina
    Membro
    Número de artigos: 4

    1- Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    R: Ajudou a melhorar as técnicas de ensino para a melhor compreensão da sustentabilidade.
    2- Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    R: Aumentar as pesquisas sobre a melhor forma emprego da sustentabilidade e as principais dificuldades que a mesma comunidade apresenta.
    3- O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    R: As grandes dificuldades materiais para o emprego da sustentabilidade.
    3- Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
    R: Como actuar com a comunidade no desenvolvimento da sustentabilidade, uma vez que a população desta comunidade tem um capacidade ainda muito baixa?

    alifa josecure
    Membro
    Número de artigos: 4

    Foi necessário a comparação e avaliação dos programas correntes de ET/EFTP,estes programas nas escolas técnicas ou escolas de formação técnica profissional não prioriza os aspectos práticos com maior tempo de leccionação,o que poderia ser contrário nas escolas profissionais.Os estudantes nas escolas profissionais deveriam se ocupar o maior tempo em actividades.Neste caso,o formando iria sair tecnicamente formado.
    2.Para trabalhar a uma compreensão mais crítica de ED e EDS no meu contexto poderá transformar o (ensino) em acções concretas,levaria o aluno/formando ao terminar o seu nível escolar a ter uma noção básica profissional.
    3.E preciso ser discutido e reformular os programas de ensino nas escolas.
    4.Sim.sugeria a instituição,aos colegas do departamento para preparar o ensino acção prática.

    Faustino Almeida
    Membro
    Número de artigos: 6

    Foi necessário a comparação e avaliação dos programas correntes nas ET/EFTP, estes programas nas escolas técnicas ou escolas de formação técnica profissional não prioriza a componente prática com maior tempo de leccionação, o que poderia ser o contrário nas instituições profissionais. Os estudantes nas escolas profissionais deveriam se ocupar o maior tempo (cerca de 60%) em actividades práticas. Neste, o formando iria sair com uma dupla vantagem para sociedade no local de trabalho.

    Para trabalhar a uma compreensão mais crítica de DS (Desenvolvimento Sustentável)e EDS (Educação de Desenvolvimento Sustentável), no meu contexto poderá transformar (o ensino), em acções concretas, levaria o aluno/formando ao terminar o nível académico escolar teria uma noção básica profissional, e pronto para apoiar a sua comunidade.

    É preciso discutir e reformular os programas de ensino em curso nas instituições de ensino no país.

    Sim posso fazer isso. Entretanto sugeri aos colegas da instituição (EPF Marrere), do Departamento de comunicação de Comunicação e Ciências Sociais para preparar um ensino-acção prática.

    Cesarina Fonseca
    Membro
    Número de artigos: 8

    Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1 – Revisão do contexto, políticas, visão e missão institucional
    • Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    R: Ajudou a identificar os pontos mais importantes na estruturação de um programa de ET/EFTP

    • Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    R: Primeiramente certificar que há um entendimento sobre o tema e em seguida debater os temas mais essenciais na prespectiva da nossa realidade e contexto.

    • O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    R: Revisão dos documentos curriculares nas instituições de ET/EFTP.

    • Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
    R: Adequação das sugestões para cada membro da equipa na preparação do ET/EFTP.

    Vasconcelos
    Membro
    Número de artigos: 7

    1. Ajudou a ter uma visão mais abrangente do que realmente é um projecto de mudança, assim como, identificar os recursos disponíveis a nossa volta, suas potencialidades, debilidades e, procurar tirar o maior proveito deles através de um plano de acção bem estruturado que resulte na materialização dos objectivos nele traçado, e finalmente, estabelecer parcerias, tanto a nível da instituição (com os diversos departamentos de ensino e ) e não só, de modo agregar diferentes saberes e alcançar o desejado.

    2. Como inferido anteriormente, trabalharemos com os professores de diferentes departamentos num projecto interdisciplinar, que permitirá os estudantes através das acções que se levarão a cabo a ter um domínio e competências ligadas as disciplinas entrelaçadas no projecto tendo em conta a literacia ambiental.

    3. Precisamos estudar com profundidade a respeito da relação escola – comunidade e identificar potenciais áreas de cooperação urgente entre ambas e criarmos linhas de resolução de problemas que podem ser resolvidos por estes, como por exemplo as queimadas anárquicas, surgimento de ravinas, reciclagem de materiais, etc.

    4. Workshops que visão consciencializar os mesmos a respeito de questões ambientais;
    – Formação de formadores para capacitação de agentes para EDS
    – Criação de clubes de investigação sobre DS.

    5. Todos os estudos de casos são interessantíssimos, porém, cada um deles tem a sua especificidade. Dentre eles, os que mais chamaram a minha atenção foram as acções da professora Nozuko e a iniciativa do Colégio Chanceler da Universidade do Malawi que implementou uma Clínica de Justiça Ambiental e Sustentabilidade (EJSC). Assim como nos outros estudos de caso, ambos tiveram o seu ponto de partida em práticas já existentes nas suas comunidades, que por alguma razão deixaram de ser observadas, como é o caso de problemas de higiene dos alunos.

    Depois de analisar os projectos de mudanças, percebemos que, um projecto de desenvolvimento sustentável tem mais chances de progredir quando partimos de práticas já conhecidas, porém, mal aplicadas às novas práticas que visam trazer uma perspectiva diferente daquela em que a comunidade está habituada.

    Vasconcelos Feliciano Tchitangueleca
    Augusto Cacande Cotingo
    Ana Alexandre Pereira Robalo
    Amadeu Fonseca Chitacumula
    Ndjimi D.W. Malaka

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP? R//: ajudou bastante a rever os programas de IFP da cidade de tete no que diz respeito ao enquadramento dos objectivos da Educacao para o Desenvolvimento Sustentavel e que nao práticamos…

    O projecto de mudanca melhorou o nosso pensamento a partir de trabalhos em equipa transformamos o nosso meio ambiente estavel, ajuda melhorar as instituicoes de ensino tecnico profissionais na implementacao de novos imperativos do curriculo nacional.

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    R//: Ajudou-nos nas questoes criticas da educacao para o desenvolvimento sustentavel que poderia ser inserido no processo de ensino e aprendizagem dentro das areas de ensino/disciplinas ou departamentos, por exemplo o meu que esta enquadrado nas actividades praticas e tecnologicas.
    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    R//: No projecto da mudanca para potenciar actividades activas na garantia de boas pratica para saude do meio ambiente e producao do meio didactico precisa envolvimento da comunidade escolar…

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    Esta Aprendizagem abriu-me a visão que a participação é colaboração na realização de uma actividade que visa a mudança do paradigma das EDS permite que a consciencialização seja maior.

    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    Para o meu contexto vou inicialmente envolver todos formandos e acho que será bom princípio visto que são eles que irão se lidar com alunos nas escolas primárias e podem mudar a forma de agir sobre o meio ou a natureza por parte dos alunos.

    O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    Inclusão incisiva nos currículos de forma clara e objectiva em todas as disciplinas visto que os assuntos de EDS são olhados como transversais nas outras disciplinas excepto ciências sociais.

    Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
    Uso sustentável da água, do meio ambiente na gestão de recursos sólido como uso das garrafas plásticas para o sistema de rega gota a gota, uso das tampas das garrafas de água mineral para a construção de material didático como mapas e uso da energia elétrica de forma sustentável.
    Neta tarefa do projecto de mudanca vai envolver a revisao de politica e mudancas contextuais e desafios com mais atenção no seu contexto, de modo a garantir que as oportunidades de integração EDS identificado inicialmente sejam relevantes para os programas curriculares e planos de desenvolvimentos de toda a instituição bem como à politica Nacional e aos ODS.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    Esta Aprendizagem abriu-me a visão que a participação é colaboração na realização de uma actividade que visa a mudança do paradigma das EDS permite que a consciencialização seja maior.

    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    Para o meu contexto vou inicialmente envolver todos formandos e acho que será bom princípio visto que são eles que irão se lidar com alunos nas escolas primárias e podem mudar a forma de agir sobre o meio ou a natureza por parte dos alunos.

    O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    Inclusão incisiva nos currículos de forma clara e objectiva em todas as disciplinas visto que os assuntos de EDS são olhados como transversais nas outras disciplinas excepto ciências sociais.

    Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
    Uso sustentável da água e energia elétrica.
    O que devemos levar avante sao as novas estratégias, experiências partilhadas buscar as criatividade a partir de conhecimentos idigena para criar mudanças de sustentabilidades na instituição e na comunidade.
    _ as sugestões preparadas para colegas no seu departamento instituicao de ET/EFTP programar accoes de limpeza e
    Actividades de desenvolvimento sustentável.

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