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esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Esta Aprendizagem abriu-me a visão que a participação é colaboração na realização de uma actividade que visa a mudança do paradigma das EDS permite que a consciencialização seja maior.Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Para o meu contexto vou inicialmente envolver todos formandos e acho que será bom princípio visto que são eles que irão se lidar com alunos nas escolas primárias e podem mudar a forma de agir sobre o meio ou a natureza por parte dos alunos.O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Inclusão incisiva nos currículos de forma clara e objectiva em todas as disciplinas visto que os assuntos de EDS são olhados como transversais nas outras disciplinas excepto ciências sociais.Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
Uso sustentável da água e energia elétrica.
O que devemos levar avante sao as novas estratégias, experiências partilhadas buscar as criatividade a partir de conhecimentos idigena para criar mudanças de sustentabilidades na instituição e na comunidade.
_ as sugestões preparadas para colegas no seu departamento instituicao de ET/EFTP programar accoes de limpeza e
Actividades de desenvolvimento sustentável.1. A Aprendizagem através da accao ajudou a rever os meus programas na integracao do grupo de actividades ou no trabalho em equipes.
2. N meu contexto para uma compreensão mais crítica de DS e EDS poderei trabalhar em diferentes equipes.
3. Neste momento ainda precisa ser discutido como e que cada membro do projecto podera se sentir bem enquadrado e envolvido?
4. Apenas aconselhar a todos que para que um projecto de mudanca tenha sucesso numa instituicao e preciso trabalhar em equipe e envolver todos intervenientes.
1. Aprendizagem através da Acão ajudou a rever os meus programas do IFP-Chipande no que diz respeito o enquadramento dos objectivos da EDS e que não são postos em prática.
2. Para uma compreesao estarei a investigar para ver o enquadramento dos DS e EDS no seu contexto, mostrando as vantagens do seu enquadramento no processo de ensino e aprendizagem.
3. Cada um deve criar um projecto de sustentabilidade como interveniente , seja no meu departamento, na minha instituição de IFP.
1. Ajudou a ter uma visão diferente sobre o curriculum das disciplinas que lecciono. Que é possível melhorar o curriculum no sentido de inserir aspectos relaccionados ao desenvolvimento sustentável. Principalmente no nosso caso de Ciências sociais.
2. Criando mecanismo que facilitem o trabalho com os estudantes e as comunidades. É preciso que os nossos estudantes comecem a influenciar fortemente a sociedade.
3. No nosso caso, precisamos começar a discutir fortemente o papel que academia terá no sentido de ajudar a comunidade a construir um futuro sustentável. Como e de quê forma a nossa instituição pode alargar a sua forma de extensão universitária (em relação a DS)?
4. O meu departamento precisa voltar-se mais para a visão de desenvolvimento sustentável.1. Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Ajudou a ter uma visão mais abrangente do que realmente é um projecto de mudança, assim como, identificar os recursos disponíveis a nossa volta, suas potencialidades, debilidades e, procurar tirar o maior proveito deles através de um plano de acção bem estruturado que resulte na materialização dos objectivos nele traçado, e finalmente, estabelecer parcerias, tanto a nível da instituição (com os diversos departamentos de ensino e ) e não só, de modo agregar diferentes saberes e alcançar o desejado.2. Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Como inferido anteriormente, trabalharemos com os professores de diferentes departamentos num projecto interdisciplinar, que permitirá os estudantes através das acções que se levarão a cabo a ter um domínio e competências ligadas as disciplinas entrelaçadas no projecto tendo em conta a literacia ambiental.3. O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Precisamos estudar com profundidade a respeito da relação escola – comunidade e identificar potenciais áreas de cooperação urgente entre ambas e criarmos linhas de resolução de problemas que podem ser resolvidos por estes, como por exemplo as queimadas anárquicas, surgimento de ravinas, reciclagem de materiais, etc.4. Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
– Workshops que visão consciencializar os mesmos a respeito de questões ambientais;
– Formação de formadores para capacitação de agentes para EDS
– Criação de clubes de investigação sobre DS.Qual dos estudos de caso você mais gostou? E como eles influenciaram seu pensamento sobre seu Projeto de Mudança de Educação para o Desenvolvimento Sustentável?
Todos os estudos de casos são interessantíssimos, porém, cada um deles tem a sua especificidade. Dentre eles, os que mais chamaram a nossa atenção foram as acções da professora Nozuko e a iniciativa do Colégio Chanceler da Universidade do Malawi que implementou uma Clínica de Justiça Ambiental e Sustentabilidade (EJSC). Assim como nos outros estudos de caso, ambos tiveram o seu ponto de partida em práticas já existentes nas suas comunidades, que por alguma razão deixaram de ser observadas, como é o caso de problemas de higiene dos alunos.
Depois de analisarmos os projectos de mudanças, percebemos que, um projecto de desenvolvimento sustentável tem mais chances de progredir quando partimos de práticas já conhecidas, porém, mal aplicadas às novas práticas que visam trazer uma perspectiva diferente daquela em que a comunidade está habituada.
Resposta: A aprendizagem da Acção 1 ajudou-me a ter um olhar crítico e reflexivo sobre o Plano Curricular dos institutos de formação de professores (IFP) em geral e, do IFP da Matola em Particular.De modo a analisar que aspectos devem ser envolvidos nos currículos associados a DS e EDS para melhorar cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem e termos geracoes cada vez mais envolvidas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
Resposta: Para trabalhar a compreensão das DS e EDS de forma crítica no contexto do IFP seria o envolvimento de todos os colaboradores (pessoal docente, formandos e o pessoal não docente da instituição) assim como a comunidade circunvizinha no sentido de construir uma compreensão comum do DS e EDS e do que pode ser feito para a materialização dos objectos da EDS .
Resposta: A reformulação dos valores e missão da instituição de modo a integrarem de forma clara a integração das directrizes da EDS;
Levantamento dos conteúdos ligados ao DS e EDS de modo a planificar abordagens práticas em torno dos conteúdos.Resposta: : Fazer o estudo profundo do plano curricular e do programa do IFP e dos materiais sobre DS e EDS de modo a alimentar a reflexão critica
Desenhar projectos que visam a abordagem prática dos conteúdos do DS e EDS de modo a construir competências nos formandos, apoiando-se dos módulos descontinuados de saúde, água e saneamento do meio.1. A aprendizagem atraves da acção ajudou-me a reflectir sobre as metodologias por mim usadas nas minhas disciplinas curriculares, sobre a possibilidade de integração da EDS nas mesmas. Sobre o que deve ser feito para implementar um projecto de mudança institucional.
2. Para compreensão mais crítica no meu contexto deve-se; Elaborar uma política específica para EDS no Plano quinquenal do Governo ; Integrar a EDS nas diferentes politicas institucional, nos curricula porque estas questões são abordadas de forma não generalizada, apenas por um grupo restrito de docentes nas suas disciplinas; Criar parcerias com públicas e privadas para mais mais envolvimento e cooperação multissectorial; Capacitar profissionais das diferentes áreas de estratégicas em EDS – projectos mudança;
3. O que ainda deve ser discutido e levado a diante é a elaboração de uma política específica de EDS; Fazer advocacia no sentido de consciencializar aos tomadores de decisão sobre a necessidade de incluir EDS nas políticas estratégicas; Influenciar os Governos locais na adopção de planos estratégicos nacionais para a maximização e/ou estruturar as acções de EDS; Necessidade de articular os diferentes ministérios para a integração da EDS ex: (Educaçã, Meio Ambiente, Recursos naturais);
4. Sugestões para colegas do departamento: Promover debates sobre a inclusão da EDS no Departamento e na instituição; Promover a capacitação de docentes e estudantes em EDS; Propor Revisão curricular; Discutir sobre as diferentes estratégias de integração das actividades de EDS no processo de ensino e aprendizagem; Elaborar projectos de mudança que envolvam docentes e estudantes.
Ajudou-me a rever os programas, as formas de implentacao de actividades e como leccionar outras materias
Eh necessario rever ler mais, compreender na essencia qual o objectivo de desenvolvimento e de educacao sustentavel e que aplicabilidade a mesma tem na vida pratica.
Divulgar mais , alinhar os curriculos, capacitar/formar mais os professores nas materias relacionadas as accoes de projectos sociais e desenvolvimento da comunidade.
Ajudou-me a perceber como reorganizar as minhas aulas praticas , como conceber melhor um projecto social e focar-me melhor nas realidades de cada contexto.
Eh necessario rever os planos curriculares, conciliar melhor a teoria e a pratica.
Sugeria que se organizassem mais simposios e discussoes para a melhoria dos planos e divulgar mais accoes de mudanca sobre a educacao sustentavelComo esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Esta aprendizagem ajudou-me a rever e reformular o meu Projeto.
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Preciso reunir mais informações para a construção de ferramentas que usarei durante a implementação do Projeto e que devam estar alinhados a DS e EDS.
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Não aplicável do momento.
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
Levar com muita seriedade o tratamento as EDS nos currículos de formação de professores e ensino Primário.Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Esta aprendizagem ajudou-me a rever e reformular o meu Projeto.
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Preciso reunir mais informações para a construção de ferramentas que usarei durante a implementação do Projeto e que devam estar alinhados ao DS e à EDS.
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Não aplicável do momento.
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
Deve-se levar com muita seriedade o tratamento do DS das EDS nos currículos de formação de professores e ensino Primário.Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Esta aprendizagem ajudou-me a rever e reformular o meu Projeto.
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Preciso reunir mais informações para a construção de ferramentas que usarei durante a implementação do Projeto e que devam estar alinhados ao DS e à EDS.
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Não aplicável do momento.
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
Deve-se levar com muita seriedade o tratamento do DS das EDS nos currículos de formação de professores e ensino Primário. -
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