Página Inicial › Fóruns › Learning Action 1 › Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1
Etiquetas: ceciliafrancisca@yahoo.com.br
-
AutorArtigos
-
Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
R: Ajudou-me a rever os conteúdos de extensão universitária, inserindo matérias voltadas a sustenbilidade por apresentar semelhanças nos objectivos práticos pois algumas actividades que praticavamos tinha relação com as ODS mas não sabiamos.
• Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
R: Envolvendo todos os participantes, para termos mais contributos de indivíduos que não estão por dentro em termos profissionais mas que a visão crítica deles nos ajudará a refletir o impacto do projecto na comunidade.
• O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
R: Métodos de aplicação dos projectos, métodos de apoio e divulgação dos projectos.
• Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
R: Trabalhar mais com a comunidade, ensinar os estudantes a saber fazer e mais formações voltadas as ODS.Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Do ponto de vista pessoal, foi possivel enquadrar alguns temas no processo de ensino/aprendizagem, caso concreto IFP Morrumbala.
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Neste ambito foi necessario mudar de estrategia, pois, as novas dinamicas exigem o envolvimento de todos. Foi necessario programar actividades onde professores e alunos deviam fazer parte.
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?Para colegas de departamentos foi necessrio observar planos de actividade e dentro deles integrar aspectos ligados a ESD.Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:
Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?R= Através da leitura de documentos orientadores isso fez com que revesse os programas de EFTP e de ensino de formação de professores e não só,mas também, os debates sobre o assunto de EDS com os colegas da Instituição contribuiu bastante para o efeito.
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?R= O desenvolvimento deste projeto deve ser tratado de forma a que todos os membros da minha Instituição e ou comunidade compartilhem com suas ideias para melhor atender aos desafios profissionais e ambientais para a integração plena da EDS na instituição.
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante? R= Precisa-se discutir a questão da integração plena da EDS nos programas de ensino de formação de professores, o uso de tecnologia da informação quanto ao desenvolvimento de ensino em todas as disciplinas de formação de professores faz-se necessário e gestão de Resíduos sólidos para o saneamento ambiental da nossa instituição que constitui o foco do nosso projeto de mudança.
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?R= Será necessário proceder uma Palestra com todos Formadores e Formandos sobre EDS e nós seremos os responsáveis pelo mobilização és esclarecimentos para a melhor compreensão e motivação na participação desse projeto.
Por favor, compartilhe seus pensamentos no fórum.Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:
Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?R= Esta aprendizagem através da acção ajudou me a compreender melhor sobre o desenvolvimento da EDUCAÇÃO para o desenvolvimento Sustentável em relação a prática de ensino virado para a transformação das estratégias de ensino na formação de professores.
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto? R= Faz-se necessário a inclusão do projeto de mudança para o desenvolvimento Sustentável em todas as Instituições e de particulares no currículo estabelecido em todas as disciplinas que fazem parte de formação de professores.
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante? R= O que precisa ainda ser discutido é a plena integração da EDUCAÇÃO para o desenvolvimento Sustentável no Currículo de Formação de Professores em todo o País para permitir que as instituições se beneficiem da Sustentabilidade institucional e para a transformação no âmbito do processo da Educação para o desenvolvimento Sustentável. A colaboração entre Formadores de todas as disciplinas para uma Formação dígna de uma aprendizagem significativa para os formandos.
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria? R= Certamente que após uma plena integração da Educação para o desenvolvimento Sustentável na instituição, sugeria todos os projetos de mudança fossem trabalhados de forma colaborativa envolvendo todos os membros da instituição(Formadores, formandos e a comunidade) para que o projeto intitulado Gestão de Resíduos sólidos para o saneamento ambiental do IFP de Morrumbala seja concretizado.1.
Foi possível vermos o desenvolvimento sustentável num ângulo diferente baseando-se no ET em que podemos simplesmente descartar o que vê a ser inconveniente pra o nosso projecto de mudança! Assim tornou-se possível analisar e compreender as raízes do projecto.2.
Para uma compreensão mais critica de DS e EDS em nosso contexto podemos trabalhar com um do principais objetivos da sustentabilidade da Sade e bem-estar olhando para o título do projecto d mudança apresentado e assim assegurar um vida saudável e promover o bem-estar para todos e em todas as idades.3.
Ainda deve-se discutir a questão de se daqui a 10 anos podemos garantir que todos os formandos/alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.4. Insistência na revisão do plano curricular e inclusão de EDS em todas as áreas de formação.
Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:
Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP? R= Esta Aprendizagem através de Acção me ajudou a rever os programas de ensino de Formação de Professores de forma mais crítica no sentido de descobrir que há necessidade da integração plena dos conteúdos da Educação para o desenvolvimento Sustentável nos programas de Formação de Professores para que a instituição tenha o Desenvolvimento Sustentável Institucional. A partir da aprendizagem através de Acção
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto? R= Para uma compreensão mais crítica do Desenvolvimento Sustentável (DS) e da Educação para o desenvolvimento Sustentável faz-se necessário a inclusão dos conteúdos da EDS e o envolvimento de formadores e formandos nos debates de temas referentes a EDS em todas as disciplinas. Criação de projetos de mudança para o desenvolvimento Sustentável da instituição em que os próprios alunos/formandos Aprendem a criação de projetos para o desenvolvimento sustentável da instituição envolvendo a comunidade.
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante? R= Quanto a Educação para o desenvolvimento Sustentável na formação de professores ainda a que considerar as questões de trabalho colaborativo e a mudança de estratégias de ensino que atendem as necessidades do século XXI para integração plena da EDS.
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria? R= A Mobilização de todos os formadores e formandos para a participação nos Cursos de Sustentabilidade começa com os Professores para que todos possam dispir-se dos paradigmas tradicionais para a transformação curricular rumo à Educação para o desenvolvimento Sustentável ao nível das instituições de formação de professores. Desta forma destacaria o Desenvolvimento Sustentável como algo importante que deve ser tratado por todos por forma colaborativa e para a gestão responsável do meio ambiente, assim como a criação por exemplo,de projetos de gestão de Resíduos sólidos- Recolha de papéis para a produção de carvão (biomassa) para o saneamento ambiental da instituição.Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:
Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria? Respostas:A Aprendizagem através de Acção ajudou-me a rever os meus programas de Ensino de Formação de Professores através da implementação de novas estratégias de ensino pela integração e tratamento transversal de conteúdos da Educação para o desenvolvimento Sustentável com vista a oferecer a minha instituição um ensino de Formação de professores para a Sustentabilidade dos formandos (Futuros Professores), criando neles competências que os ajudarão a atender o processo de ensino-aprendizagem de qualidade. E, para uma compreensão mais crítica do Desenvolvimento Sustentável e da Educação para o desenvolvimento Sustentável, faz-se necessário que a instituição e toda a comunidade escolar esteja informada sobre o assunto por forma a se desenvolver projetos de mudança para o desenvolvimento sustentável da instituição,alunos e de toda a comunidade institucional. Todos precisam saber o quão importante é a Educação para o desenvolvimento sustentável e criar mecanismos necessários para que o ensino corresponda as exigências do mercado e para a transformação dos indivíduos com um novo saber científico significativo para o bem estar dos professores, alunos e para toda a comunidade. Neste contexto,ainda há desafios profissionais para a integração plena da EDS E SD nas instituições de ensino de Professores e o currículo também precisa ser revisto para atender a EDS; pelo sugeria aos meus colegas para aderirem ao Curso da EDS,pois ajuda aos Professores e a todos a vivermos uma vida Sustentável e na aprendizagem significativa para o mundo melhor, usando as tecnologias de informação e comunicação de forma colaborativa envolvendo todos e de Sustentável e criar-se-a um mundo melhor para as gerações futuras.1. Como esta Aprendizagem através da Acção o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Ajudou nas questões relevantes de desenvolvimento sustentável que poderiam ser inseridos no processo de ensino e aprendizagem dentro das disciplinas que lecciono.
Ajudou-me, igualmente, a repensar nos métodos de ensino adequados e nas estratégias para a materialização.
2. Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
Rever os documentos curriculares da minha instituição na prespectiva de encontrar possibilidade de abordagem de EDS; discutir com os meus colegas do grupo; revisitar os manuais de DS e EDS; pesquisas experiencias de outras instituições de formação de Professores.
3. O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
As questões relevantes locais e as estratégias de sua integração na EDS
4. Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
• Análise curricular: para levantamento de conteúdos relacionados a EDS;
• Diagnóstico de necessidades de EDS: uniformizar o entendiimento, reconhecer as potencialidades e as limitações/dificuldades e propor estratégias.
• Buscar parcerias: para facilitação a operacionalização integrada, dentro e fora da instituição.Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
R: Ajudou a repensar como devem ser sempre revisados e actualizados os programas da instituição e ter novas políticas que ajudarão a uma boa EDS na instituição.O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
R: Desenvolvimento comum entre os professores e partilha de experiências com os outros professores sobre a EDS .Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
R: Sim posso.
Destacaria sobre mudanças no ensino:
Porque que não são feitos programas ou não são planificadas as matérias juntamente com conteúdos teóricos e práticos?.
Será que só a teoria é que se faz a prática ou isso é relativo?. Entre outras questões.1. Sim ajudou. Visto que forma uma consciência ecológica crítica, buscando a valorização e preservação do meio ambiente, contribui também para a formação de pessoas mais conscientes e que irão ajudar a construir o mundo melhor.
2. Ajudar os formandos a desenvolver uma consciência sustentável, aplicando em todas as suas esferas, por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e redução da desigualdade.
3. Integração dos conteúdos do Desenvolvimento Sustentável nas disciplinas curriculares e não apenas como temas transversais.
4. Sim.
_ Diminuir o uso e desperdício de papel;
_ Controlar a exploração de recursos ambientais;
_ Estudar e replicar o conhecimento sobre Desenvolvimento Sustentável e trocar experiências com outras pessoas.1. Ajudou sim, na medida em que forma uma consciência ecológica crítica, buscando a valorização e preservação do meio ambiente. Contribui para a formação de pessoas mais conscientes e que irão ajudar a construir o mundo melhor.
2. Ajudar os formandos a desenvolver uma consciência sustentável, aplicando em todas as suas esferas, por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e da redução da desigualdade.
3. Incluir conteúdos do Desenvolvimento Sustentável nas disciplinas curriculares e não apenas como temas transversais.
4. Evitar o uso e desperdício do papel;
Controlar a exploração de recursos ambientais;
Aprender e replicar o conhecimento do Desenvolvimento Sustentável, trocar experiências com outras pessoas;1. Ajudou a rever o programa da cadeiras que tenho leccionado. Outrossim, ajudou a ter uma visão das melhorias que a minha instituição pode fazer em relação ao ODS.
2. Posso fazê-lo trabalhando mais com os estudantes e colegas. Criar um espírito crítico de formas a criar actividades que tenham impacto na minha sociedade e instituição.
3. Criar uma discussão em torno da visão da minha instituição em relação a ODS.
4. Sim, posso fazê-lo. Destacaria as necessidades de mudanças que precisamos fazer para estarmos por dentro dos EDS.1. Sim ajudou, na medida em que pode formar uma consciência ecológica crítica, tanto para formadores quanto para os formandos, buscando a valorização e preservação do meio ambiente, pois é muito importante que se tenha um desenvolvimento sustentável para que se possa desfrutar do meio ambiente saudável e produtivo. Contribui para a formação de pessoas mais conscientes e que irão ajudar a construir um mundo melhor.
2. Ajudar os formandos a desenvolver uma consciência sustentável aplicando em todas as suas esferas por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e da redução da desigualdade.
3. Aumento das práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais.
4. Estudar, aprender, observar e replicar o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável e trocar ideias com outras pessoas;
Racionalizar e controlar a exploração de recursos ambientais;
Implementar políticas sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.1. Ajudou sim, na medida em que pode formar uma consciência ecológica crítica, tanto para os formandos quanto aos formadores, buscando a valorização e preservação do meio ambiente, pois é muito importante que se tenha um desenvolvimento sustentável para que se possa desfrutar do meio ambiente saudável e produtivo, contribui para a formação de pessoas mais conscientes e que irão ajudar a construir um mundo melhor.
2. Ajudar os formandos a desenvolver uma consciência sustentável aplicando em todas as suas esferas, por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e da redução da desigualdade.
3. Transformar políticas existentes incluindo o desenvolvimento sustentável.
4. Estudar, aprender, observar e replicar o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável, trocar ideias com outras pessoas;
Racionalizar e controlar a exploração de recursos ambientais;
Implementar políticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientaisA medida da aprendizagemem em accao ajuda a rever os programas de TI/TVET facilita a criacao de emprego epropricia melhor compatibilidade entre habilidades e oportunidades profissionais como pontos centrais das estrategias de crescimentos e investir em habilidades por meio de uma educacao de qualidade e de programa de aprendizagemao longo da vida, para possiblitar a habilidade de melhorar prespectivas.
2. Pode se trabalhar para uma compreensaomais critica de DS e EDS no seu contexto numa sociedade em constante mutacao a necessidadede se dotar os formandos de feramentas que lhes permintam enfrentar a incerteza do futuro, esta feramenta imprecendivel para os ajudar a ultrapassar dificuldades com quese confrontam sao as suas capacidades de pensamento critico, paratomarem decisoesmais ravionais, onde tera a finalidade de desenvolver (adaptar, conceber, produzir, implementar e avaliar) actividades promotora de pensamentocritico,no contexto parao desenvolvimento sustentavel.
3. O que precisa de se discutir e levar na adiatera e’:
– Implementacao em contextos formais e informais de ensino e de aprendizagem,
– Promocao de interdisciplinaridade,
– Orientacao para valores,
– Orientacaopor principios e processos democraticos,
– Promocao de compreensaocientifica e tecnologica dos problemas abordados,
– Promocaode pensamentocritico e de capacidade de resolucao de problemas de modo a que os cidadoes possam lidar com dilems e desafios colocados pelo mundo.
4. questoes:
– Quais sao os fundamentos da educacao para o desenvolvimentosustentavel e da equidade social?
– Em que medida o programa de aprendizagem contribui paraoalinhamento entre saberes academicos esaberes profissionais?
– Quaissaoas concepcoes dos formandosem relacao ao programa no quediz respeito a sua insercao no mundo profissional?
– O programa poder contribuir para a diminuicao da evasao escolar?
– Em que medida o programa pode se construir em um entrave no tocante ao redimento academico dos formandos?
ー Quais sao as concepcoes dos formandos a respeito dos principais impactos da practica profissional discente por meiode programa de aprendizagem em relacao a formacao integrada -
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.