Página Inicial Fóruns Learning Action 1 Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1

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  • Adelino
    Membro
    Número de artigos: 2

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    R: Ajudou-me a rever os conteúdos de extensão universitária, inserindo matérias voltadas a sustenbilidade por apresentar semelhanças nos objectivos práticos pois algumas actividades que praticavamos tinha relação com as ODS mas não sabiamos.
    • Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    R: Envolvendo todos os participantes, para termos mais contributos de indivíduos que não estão por dentro em termos profissionais mas que a visão crítica deles nos ajudará a refletir o impacto do projecto na comunidade.
    • O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    R: Métodos de aplicação dos projectos, métodos de apoio e divulgação dos projectos.
    • Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
    R: Trabalhar mais com a comunidade, ensinar os estudantes a saber fazer e mais formações voltadas as ODS.

    Geraldo Mindiate
    Membro
    Número de artigos: 20

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    Do ponto de vista pessoal, foi possivel enquadrar alguns temas no processo de ensino/aprendizagem, caso concreto IFP Morrumbala.
    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    Neste ambito foi necessario mudar de estrategia, pois, as novas dinamicas exigem o envolvimento de todos. Foi necessario programar actividades onde professores e alunos deviam fazer parte.
    Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?Para colegas de departamentos foi necessrio observar planos de actividade e dentro deles integrar aspectos ligados a ESD.

    Candida Fernando
    Membro
    Número de artigos: 10

    Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?R= Através da leitura de documentos orientadores isso fez com que revesse os programas de EFTP e de ensino de formação de professores e não só,mas também, os debates sobre o assunto de EDS com os colegas da Instituição contribuiu bastante para o efeito.
    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?R= O desenvolvimento deste projeto deve ser tratado de forma a que todos os membros da minha Instituição e ou comunidade compartilhem com suas ideias para melhor atender aos desafios profissionais e ambientais para a integração plena da EDS na instituição.
    O que ainda precisa ser discutido e levado adiante? R= Precisa-se discutir a questão da integração plena da EDS nos programas de ensino de formação de professores, o uso de tecnologia da informação quanto ao desenvolvimento de ensino em todas as disciplinas de formação de professores faz-se necessário e gestão de Resíduos sólidos para o saneamento ambiental da nossa instituição que constitui o foco do nosso projeto de mudança.
    Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?R= Será necessário proceder uma Palestra com todos Formadores e Formandos sobre EDS e nós seremos os responsáveis pelo mobilização és esclarecimentos para a melhor compreensão e motivação na participação desse projeto.
    Por favor, compartilhe seus pensamentos no fórum.

    Candida Fernando
    Membro
    Número de artigos: 10

    Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?R= Esta aprendizagem através da acção ajudou me a compreender melhor sobre o desenvolvimento da EDUCAÇÃO para o desenvolvimento Sustentável em relação a prática de ensino virado para a transformação das estratégias de ensino na formação de professores.
    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto? R= Faz-se necessário a inclusão do projeto de mudança para o desenvolvimento Sustentável em todas as Instituições e de particulares no currículo estabelecido em todas as disciplinas que fazem parte de formação de professores.
    O que ainda precisa ser discutido e levado adiante? R= O que precisa ainda ser discutido é a plena integração da EDUCAÇÃO para o desenvolvimento Sustentável no Currículo de Formação de Professores em todo o País para permitir que as instituições se beneficiem da Sustentabilidade institucional e para a transformação no âmbito do processo da Educação para o desenvolvimento Sustentável. A colaboração entre Formadores de todas as disciplinas para uma Formação dígna de uma aprendizagem significativa para os formandos.
    Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria? R= Certamente que após uma plena integração da Educação para o desenvolvimento Sustentável na instituição, sugeria todos os projetos de mudança fossem trabalhados de forma colaborativa envolvendo todos os membros da instituição(Formadores, formandos e a comunidade) para que o projeto intitulado Gestão de Resíduos sólidos para o saneamento ambiental do IFP de Morrumbala seja concretizado.

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    1.
    Foi possível vermos o desenvolvimento sustentável num ângulo diferente baseando-se no ET em que podemos simplesmente descartar o que vê a ser inconveniente pra o nosso projecto de mudança! Assim tornou-se possível analisar e compreender as raízes do projecto.

    2.
    Para uma compreensão mais critica de DS e EDS em nosso contexto podemos trabalhar com um do principais objetivos da sustentabilidade da Sade e bem-estar olhando para o título do projecto d mudança apresentado e assim assegurar um vida saudável e promover o bem-estar para todos e em todas as idades.

    3.
    Ainda deve-se discutir a questão de se daqui a 10 anos podemos garantir que todos os formandos/alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.

    4. Insistência na revisão do plano curricular e inclusão de EDS em todas as áreas de formação.

    Candida Fernando
    Membro
    Número de artigos: 10

    Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP? R= Esta Aprendizagem através de Acção me ajudou a rever os programas de ensino de Formação de Professores de forma mais crítica no sentido de descobrir que há necessidade da integração plena dos conteúdos da Educação para o desenvolvimento Sustentável nos programas de Formação de Professores para que a instituição tenha o Desenvolvimento Sustentável Institucional. A partir da aprendizagem através de Acção
    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto? R= Para uma compreensão mais crítica do Desenvolvimento Sustentável (DS) e da Educação para o desenvolvimento Sustentável faz-se necessário a inclusão dos conteúdos da EDS e o envolvimento de formadores e formandos nos debates de temas referentes a EDS em todas as disciplinas. Criação de projetos de mudança para o desenvolvimento Sustentável da instituição em que os próprios alunos/formandos Aprendem a criação de projetos para o desenvolvimento sustentável da instituição envolvendo a comunidade.
    O que ainda precisa ser discutido e levado adiante? R= Quanto a Educação para o desenvolvimento Sustentável na formação de professores ainda a que considerar as questões de trabalho colaborativo e a mudança de estratégias de ensino que atendem as necessidades do século XXI para integração plena da EDS.
    Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria? R= A Mobilização de todos os formadores e formandos para a participação nos Cursos de Sustentabilidade começa com os Professores para que todos possam dispir-se dos paradigmas tradicionais para a transformação curricular rumo à Educação para o desenvolvimento Sustentável ao nível das instituições de formação de professores. Desta forma destacaria o Desenvolvimento Sustentável como algo importante que deve ser tratado por todos por forma colaborativa e para a gestão responsável do meio ambiente, assim como a criação por exemplo,de projetos de gestão de Resíduos sólidos- Recolha de papéis para a produção de carvão (biomassa) para o saneamento ambiental da instituição.

    Candida Fernando
    Membro
    Número de artigos: 10

    Reveja o que foi discutido nesta Aprendizagem através da Ação 1, e reflita sobre as seguintes questões:

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria? Respostas:A Aprendizagem através de Acção ajudou-me a rever os meus programas de Ensino de Formação de Professores através da implementação de novas estratégias de ensino pela integração e tratamento transversal de conteúdos da Educação para o desenvolvimento Sustentável com vista a oferecer a minha instituição um ensino de Formação de professores para a Sustentabilidade dos formandos (Futuros Professores), criando neles competências que os ajudarão a atender o processo de ensino-aprendizagem de qualidade. E, para uma compreensão mais crítica do Desenvolvimento Sustentável e da Educação para o desenvolvimento Sustentável, faz-se necessário que a instituição e toda a comunidade escolar esteja informada sobre o assunto por forma a se desenvolver projetos de mudança para o desenvolvimento sustentável da instituição,alunos e de toda a comunidade institucional. Todos precisam saber o quão importante é a Educação para o desenvolvimento sustentável e criar mecanismos necessários para que o ensino corresponda as exigências do mercado e para a transformação dos indivíduos com um novo saber científico significativo para o bem estar dos professores, alunos e para toda a comunidade. Neste contexto,ainda há desafios profissionais para a integração plena da EDS E SD nas instituições de ensino de Professores e o currículo também precisa ser revisto para atender a EDS; pelo sugeria aos meus colegas para aderirem ao Curso da EDS,pois ajuda aos Professores e a todos a vivermos uma vida Sustentável e na aprendizagem significativa para o mundo melhor, usando as tecnologias de informação e comunicação de forma colaborativa envolvendo todos e de Sustentável e criar-se-a um mundo melhor para as gerações futuras.

    Fulgencia David Chinguanhane
    Membro
    Número de artigos: 9

    1. Como esta Aprendizagem através da Acção o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    Ajudou nas questões relevantes de desenvolvimento sustentável que poderiam ser inseridos no processo de ensino e aprendizagem dentro das disciplinas que lecciono.
    Ajudou-me, igualmente, a repensar nos métodos de ensino adequados e nas estratégias para a materialização.
    2. Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    Rever os documentos curriculares da minha instituição na prespectiva de encontrar possibilidade de abordagem de EDS; discutir com os meus colegas do grupo; revisitar os manuais de DS e EDS; pesquisas experiencias de outras instituições de formação de Professores.
    3. O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    As questões relevantes locais e as estratégias de sua integração na EDS
    4. Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
    • Análise curricular: para levantamento de conteúdos relacionados a EDS;
    • Diagnóstico de necessidades de EDS: uniformizar o entendiimento, reconhecer as potencialidades e as limitações/dificuldades e propor estratégias.
    • Buscar parcerias: para facilitação a operacionalização integrada, dentro e fora da instituição.

    Luisa Lopes
    Membro
    Número de artigos: 10

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    R: Ajudou a repensar como devem ser sempre revisados e actualizados os programas da instituição e ter novas políticas que ajudarão a uma boa EDS na instituição.

    O que ainda precisa ser discutido e levado adiante?
    R: Desenvolvimento comum entre os professores e partilha de experiências com os outros professores sobre a EDS .

    Pode preparar algumas sugestões para colegas / seu departamento / sua instituição de ET/EFTP? O que destacaria?
    R: Sim posso.
    Destacaria sobre mudanças no ensino:
    Porque que não são feitos programas ou não são planificadas as matérias juntamente com conteúdos teóricos e práticos?.
    Será que só a teoria é que se faz a prática ou isso é relativo?. Entre outras questões.

    Telmira Pedro
    Membro
    Número de artigos: 5

    1. Sim ajudou. Visto que forma uma consciência ecológica crítica, buscando a valorização e preservação do meio ambiente, contribui também para a formação de pessoas mais conscientes e que irão ajudar a construir o mundo melhor.

    2. Ajudar os formandos a desenvolver uma consciência sustentável, aplicando em todas as suas esferas, por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e redução da desigualdade.

    3. Integração dos conteúdos do Desenvolvimento Sustentável nas disciplinas curriculares e não apenas como temas transversais.

    4. Sim.
    _ Diminuir o uso e desperdício de papel;
    _ Controlar a exploração de recursos ambientais;
    _ Estudar e replicar o conhecimento sobre Desenvolvimento Sustentável e trocar experiências com outras pessoas.

    Telmira Pedro
    Membro
    Número de artigos: 5

    1. Ajudou sim, na medida em que forma uma consciência ecológica crítica, buscando a valorização e preservação do meio ambiente. Contribui para a formação de pessoas mais conscientes e que irão ajudar a construir o mundo melhor.

    2. Ajudar os formandos a desenvolver uma consciência sustentável, aplicando em todas as suas esferas, por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e da redução da desigualdade.

    3. Incluir conteúdos do Desenvolvimento Sustentável nas disciplinas curriculares e não apenas como temas transversais.

    4. Evitar o uso e desperdício do papel;
    Controlar a exploração de recursos ambientais;
    Aprender e replicar o conhecimento do Desenvolvimento Sustentável, trocar experiências com outras pessoas;

    Loved
    Participante
    Número de artigos: 4

    1. Ajudou a rever o programa da cadeiras que tenho leccionado. Outrossim, ajudou a ter uma visão das melhorias que a minha instituição pode fazer em relação ao ODS.
    2. Posso fazê-lo trabalhando mais com os estudantes e colegas. Criar um espírito crítico de formas a criar actividades que tenham impacto na minha sociedade e instituição.
    3. Criar uma discussão em torno da visão da minha instituição em relação a ODS.
    4. Sim, posso fazê-lo. Destacaria as necessidades de mudanças que precisamos fazer para estarmos por dentro dos EDS.

    Telmira Pedro
    Membro
    Número de artigos: 5

    1. Sim ajudou, na medida em que pode formar uma consciência ecológica crítica, tanto para formadores quanto para os formandos, buscando a valorização e preservação do meio ambiente, pois é muito importante que se tenha um desenvolvimento sustentável para que se possa desfrutar do meio ambiente saudável e produtivo. Contribui para a formação de pessoas mais conscientes e que irão ajudar a construir um mundo melhor.

    2. Ajudar os formandos a desenvolver uma consciência sustentável aplicando em todas as suas esferas por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e da redução da desigualdade.

    3. Aumento das práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais.

    4. Estudar, aprender, observar e replicar o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável e trocar ideias com outras pessoas;
    Racionalizar e controlar a exploração de recursos ambientais;
    Implementar políticas sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

    Telmira Pedro
    Membro
    Número de artigos: 5

    1. Ajudou sim, na medida em que pode formar uma consciência ecológica crítica, tanto para os formandos quanto aos formadores, buscando a valorização e preservação do meio ambiente, pois é muito importante que se tenha um desenvolvimento sustentável para que se possa desfrutar do meio ambiente saudável e produtivo, contribui para a formação de pessoas mais conscientes e que irão ajudar a construir um mundo melhor.

    2. Ajudar os formandos a desenvolver uma consciência sustentável aplicando em todas as suas esferas, por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e da redução da desigualdade.

    3. Transformar políticas existentes incluindo o desenvolvimento sustentável.

    4. Estudar, aprender, observar e replicar o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável, trocar ideias com outras pessoas;
    Racionalizar e controlar a exploração de recursos ambientais;
    Implementar políticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais

    Evans Humberto Assane Omar
    Membro
    Número de artigos: 3

    A medida da aprendizagemem em accao ajuda a rever os programas de TI/TVET facilita a criacao de emprego epropricia melhor compatibilidade entre habilidades e oportunidades profissionais como pontos centrais das estrategias de crescimentos e investir em habilidades por meio de uma educacao de qualidade e de programa de aprendizagemao longo da vida, para possiblitar a habilidade de melhorar prespectivas.
    2. Pode se trabalhar para uma compreensaomais critica de DS e EDS no seu contexto numa sociedade em constante mutacao a necessidadede se dotar os formandos de feramentas que lhes permintam enfrentar a incerteza do futuro, esta feramenta imprecendivel para os ajudar a ultrapassar dificuldades com quese confrontam sao as suas capacidades de pensamento critico, paratomarem decisoesmais ravionais, onde tera a finalidade de desenvolver (adaptar, conceber, produzir, implementar e avaliar) actividades promotora de pensamentocritico,no contexto parao desenvolvimento sustentavel.
    3. O que precisa de se discutir e levar na adiatera e’:
    – Implementacao em contextos formais e informais de ensino e de aprendizagem,
    – Promocao de interdisciplinaridade,
    – Orientacao para valores,
    – Orientacaopor principios e processos democraticos,
    – Promocao de compreensaocientifica e tecnologica dos problemas abordados,
    – Promocaode pensamentocritico e de capacidade de resolucao de problemas de modo a que os cidadoes possam lidar com dilems e desafios colocados pelo mundo.
    4. questoes:
    – Quais sao os fundamentos da educacao para o desenvolvimentosustentavel e da equidade social?
    – Em que medida o programa de aprendizagem contribui paraoalinhamento entre saberes academicos esaberes profissionais?
    – Quaissaoas concepcoes dos formandosem relacao ao programa no quediz respeito a sua insercao no mundo profissional?
    – O programa poder contribuir para a diminuicao da evasao escolar?
    – Em que medida o programa pode se construir em um entrave no tocante ao redimento academico dos formandos?
    ー Quais sao as concepcoes dos formandos a respeito dos principais impactos da practica profissional discente por meiode programa de aprendizagem em relacao a formacao integrada

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