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Por favor, apresente-se, reflita sobre as razões pelas quais você decidiu participar deste curso e compartilhe as ideias iniciais que você tem para um Projeto de Mudança institucional que possa refletir essas qualidades de um bom Projeto de Mudança.
Gabriela Jeremias Pereira Teixeira, Departamento de Geologia, Faculdade de Ciências Naturais Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola
Raul Luciano Lisboa Coutinho Guta, Departamento de Ciências Naturais e Matemática do Instituto de Formação de Professores Primários e Educadores de Adultos de Inhamizua, Beira, Moçambique.
Raul Luciano Lisboa Coutinho Guta, Departamento de Ciências Naturais e Matemática do Instituto de Formação de Professores Primários e Educadores de Adultos de Inhamizua, Beira, Moçambique.
As ideias iniciais que tenho para um projecto de Mudança institucional, através do processo da fotossíntese que as plantas vão realizar). Tratando se de uma instituição de formação de professores, é importante que os formandos após a formação possam adquirir competências do saber fazer e ajudar as comunidades., estão viradas para saúde e meio ambiente (Incentivar a plantação de moringa para agregar o valor nutricional na alimentação dos formandos, formadores e trabalhadores da instituição e ao mesmo tempo ajudar na melhoria da qualidade do meio ambienteMarisa Jeremias Mate, docente na Universidade Eduardo Mondlane desde o ano de 2017, pertenco a Faculdade de Educacao e tenho trabalhado no curso de Educacao ambiental.
Paulo Augusto, departamento de ciências da educação do Instituto de Formação de Professores Primária e Educadores de Jovens e Adultos de Alto Molócuè – Zambézia. Para a preservação das florestas das queimadas descontroladas que possam levar extinção de algumas espécies de plantas e animais e empobrecimento de solos.
Penso em projecto de apicultura.
Uma vez construídas e povoadas as colmeias, haverá controle.
O mel é medicinal.
Reduz o abate das árvoresLeonel Jorge Romão, formador do IFP de Nicoadala, Zambézia – Moçambique
Alcinda António Marcelino Mafuiana, Departamento de Química, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática- Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique.
Este programa dispertou em mim grande interesse visto que o professor é e serve como impulsionador para maior parte de mudança que se possa observar numa sociedade.Temas relacionados as mudanças climáticas,reciclagens,classificação e reaproveitamento de resíduos nos dias de hoje devem fazer parte do nosso dia-a-dia.
Para o projecto ” Sustentabilidade começa com os Professores” vejo a necessidade de se aprimorar mais o que já existe nos currículos da Universidade, em matérias de Ciências Ambientais entre outras, não se esquecendo de se alinhar os conteúdos dos módulos em relação ao EDS ,envolvendo ainda mais os estudantes em práticas que os impulsionem e estimulem a uma visão de mudanças.Reciclar,acções de mitigação,participação em acções ligadas a mudanças climáticas devem se tornar práticas permanentes e que façam a diferença.Fulgência David Chinguanhane, Departamento de Quimica, Faculdade de Ciências Naturais e Matematica – Universidade Pedagogica de Maputo – Moçambique
o programa é muito relevante pois é orientado a mudanças de actitudes em relação ao ambiente do qual depende a vida no planetaBoa tarde, meu nome é Ireneu Armando Cardoso Bagão.
A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI através de projectos de mudança criados, estes poderão contribuir na mudança da mentalidade e formas de uso dos recursos existentes de forma sustentável.A formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados de forma mais prática e não apenas teórica apesar de ser importante, fazer dos conteúdos de EDS como assunto transversal e incluir nos currículo.
Boa tarde!
Benigna Uate
A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária, e a instrução de TVET, deve ser transformada ao ponto de ser um instrumento de intervenção social na promoção de desenvolvimento sustentável com base nos recursos existentes.Gildo Lindo Dinheiro, Formador no Instituto de Formação de Professores de Quelimane, afecto no Departamento de Matemática e Ciências Naturais. Zambézia-Moçambique.
Em princípio a participação na formação foi a convite da minha instituição, nunca antes tinha ouvido falar do curso. Já meio engrenado, admito que valeu apenas o convite, pois, aprendi em poucas sessões que o mundo em que vivemos precisa de nós. Quanto a ideias relativas ao projecto, em linhas gerais me preocupa o nível de aprendizagem das crianças em nossas comunidades, a falta de interesse dos pais e encarregados de educação em mandar e manter as crianças na escola. Consciente da importância da escola no desenvolvimento sustentável das comunidades, eis o meu interesse na elaboração de projecto com vista a perspectivar mudanças futuras de comportamento do público-alvo. Para tal, conto com o apoio dos outros participantes do curso e a comunidade escolar da minha instituição em geral.Cecília Francisca Couto Jesus Xavier, Departamento de Psicologia e Assistência Social, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo, o programa despertou em mim a necessidade de melhorar as práticas de perservação do meio ambiente desde tenra idade a fase adulta.
Formação e aprendizagem de professores poderá ser transformada para responder as preocupações de desenvolvimento sustentável se nos currículos incluir-se conteúdos relacionados com a sustentabilidade aliando a teoria e a pratica na recolha selectiva dos resíduos para permitir reciclagem e reutilização de resíduos quer seja pelos processos de compostagem ou produção de artigos de decoração.
2. Os conteúdos nos programas de formação de professores devem ser estruturados de tal forma que permitam comunicar e desenvolver educação sustentável garantido que esses conteúdos sejam parte de todos os subsistemas de ensino.
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