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AutorArtigos
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Marciana Sebastião Braga,
IFP Alto Molocue,
Departamento de ciência de educação
Zambezia Mocambique
Para formação e aprendizagem de professores da 1a infancia, ensino primario, ensino secundário e instrução de TVET, poderá ser transformadora, na medida em que os resultados da aprendizagem a pedagogia e o ambiente de aprendizagem alcanca o seu propósito transformando a sociedade. De modo apoiar as crianças e jovens trabalhar num mundo mais complexo sob condições de rápidas mudanças.ALBERTO ARNALDO BOANE
Doutorando em Energia e Meio Ambiente (especialidade de Tecnologias Sustentáveis de Geração de energia com base em Resíduos sólidos)
Mestre na mesma área
Licenciatura em Ensino de QuímicaProfesssor e investigador efetivo na Universidade Pedagógica de Maputo( Faculdade de Ciências Naturais e Matemática).
Filiações acadêmicas
*Membro e secretário executivo da Associação Moçambicana para Investigação e Estudo da Matemática e Ciências (AMIEMAC)
*Membro da Associação Sul-africana para Pesquisa em Ciências, Matemática e a tecnologias (SAARMSTE)
*Membro do Fórum Acadêmico Sul-africano para Pesquisa em Educação (AARF)
*Membro da Associação Doutoramento em Energia e Meio Ambiente (DEMA2018)Projectos
*Pesquisador no Projecto Accao humanitária, mudanças climáticas e deslocamentos
*Pesquisador no Projecto LBCIN (Rede Internacional para Inovação Curricular na Bacia do Limpopo)
*Pesquisador e Subcoordenador do Projecto “Geração de Biogás para alimentação de uma cozinha comunitária com base em excremento bovino em Calanga-Manhica)
*Pesquisador no Projecto “Energia Solar para Irrigação na Baixa da Moamba”Linhas de pesquisa
*Agricultura ecológica ( pesquisa e enriquecimento de adubos orgânicos)
*Energias renováveis (Biogás, Bio óleo, Bio diesel e incineração)
Gestão e tratamento de água
*Ensino Baseado em Problemas(PBL)Publicações
Mais de 30 monografias orientadas na área de ambiente energia e educação (Licenciatura)
Mais de 15 artigos publicados na área de ambiente, energia e educação.Sou Antônio Culambane Sopa, Formador do IFP Tete e Licenciado em ensino de História pela Universidade Católica de Moçambique. Leciono a disciplina de Ciências Sociais e pertenço ao departamento de Comunicação e Ciências Sociais. Gostei de participar no curso para desenvolver as comunidades pertencente aos formandos.
Geraldo Mindiate Assura, Instituto de Formacao de professores de Morrumbala. Este programa para alem de despertar os professores sobre as suas praticas quotidianas, levanta em mim as novas formas de operacionalizar os conteudos de formacao de professores e adequar as novas exigencias do mundo. Estamos em mudanca, esta mudan,ca leva-nos a novas formas de pensar, sentir e fazer. Somos parte desta comunidade e somos nos mesmos a correr atras dessas novas realidades.
Geraldo Mindiate Assura
Ao longo das sessoes que decorreram no periodo do mes de junho, descobri que de facto, o nosso meio ambieste escolar produz muitos lixo, pois, dentro da instituicao existe uma escola Anexa. Quer o Instituto de Formacao, quer a Escola Anexa sao protagonista destes recurso, dai, surge o problema de Gestao de residuos produzidos na escola. Entrtanto se considera que a gestao ambiental tem tres r (Recolher, Reciclar e reaproveitar). Surgindo como tema: Producao de carvao do uso domestico a partir do papel. Este projecto ajudara os alunos e a comunidade em geral a reduzir o desmatamento, hoje em dia, a unica fonte recorrida na maioria da popucao mocambicana e o corte de arvore para a producao de carvao.
Esperança Tiago Agostinho Lino, Departamento de Actividades Práticas, Instituto de Formação de Professores, Cidade de Tete, Moçambique.
Roseta Benjamim Massaza, formadora do instituto de formacao de professores primarios em chitima e no departamento das actividades praticas e teconologicas.A formacacao dos de professores e o ensino de PVET devem estar estrururados de uma forma mais pratica relacionados a ocupacao em varios sectores da vida,economica e da vida social.
1. A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primaria e secundária poderá responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI, tendo maior consideração com as TVET em cada país não só, também deve-se fazer funcionar os círculos de interesse nas escolas infantis, primárias e secundárias, consequentemente nos Instituto de Formação de Professores pois, esta preocupação aparece implícito no currículo de ensino porque a politica educacional exige que o aluno adquirir competências de saber ser, saber estar e saber fazer, isto tudo, é possível desenvolver no circulo de interesse aprendendo e brincando.
2. A Formação de Professores e o ensino de TVET deve ter professores do ensino geral e do ensino profissional como: Literacia, Numeracia e tecnicnologias.
Geraldo Mindiate Assura,Instituto de Formacao de Professores de Morrumbala. Na minha opiniao, e a hora de reflectir sobre os conteudos a serem abordados nos curriculos de Formacao de professores, incorporando neste contextos as cojuturas actuais atinentes a criacao de um mundo sustentavel.
Cândida Fernando,formadora de Professores do Ensino Primário do Instituto de Formação de Professores (IFP) de Morrumbala na Província da Zambézia (Moçambique). É importante Participar neste Curso da SST2022 da EDS,pois,o programa deste curso desenvolve conteúdos que vão contribuir de certa forma para a transformação dos currículos e pontencializar uma aprendizagem virada para o APRENDER A APRENDER tanto para os Formadores assim como para os formandos da Instituição. Com esse curso poderei ampliar a minha visão sobre a Educação sustentável na minha instituição de ensino em particular até em Moçambique em geral.
Hilário Ernesto, formador do Instituto de Formação de Professores de Nampula, Departamento de Actividades Práticas e Tecnológicas.
1. Como é a formação e aprendizagem de professores de primeira infância, Escola primária e Secundária,e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e os desafios do século XXI? R:É bem claro que todas as Instituições de ensino em todos os níveis ou subsistemas incluindo as próprias instituições de formação o processo de ensino-aprendizagem deve estabelecer um programa cujos currículos satisfaçam e correspondam os interesses dos alunos, Professores e a comunidade em geral. Os programas de ensino devem atender a diversidade cultural da sociedade para uma aprendizagem significativa. Outrossim, faz-se importante o uso das tecnologias de informação nas escolas de todos os níveis, criando assim as competências básicas no exercício de todo o tipo de Actividades para o desenvolvimento sustentável dum País e a partir da interculturalidade pode haver o alastramento das Experiências para todos os países de África.
1. Como é a formação e aprendizagem de professores de primeira infância, Escola primária e Secundária,e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e os desafios do século XXI? R:É bem claro que todas as Instituições de ensino em todos os níveis ou subsistemas incluindo as próprias instituições de formação o processo de ensino-aprendizagem deve estabelecer um programa cujos currículos satisfaçam e correspondam os interesses dos alunos, Professores e a comunidade em geral. Os programas de ensino devem atender a diversidade cultural da sociedade para uma aprendizagem significativa. Outrossim, faz-se importante o uso das tecnologias de informação nas escolas de todos os níveis, criando assim as competências básicas no exercício de todo o tipo de Actividades para o desenvolvimento sustentável dum País e a partir da interculturalidade pode haver o alastramento das Experiências para todos os países de África. 2.Como é que a formação de professores e o ensino da TVET devem estar estruturados para permitir isso? R: É importante ter sempre presente a questão do alinhamento em que a formação de professores devem pontencializar,aliás, a estruturação da formação de professores deverá estar claramente alinhada quanto ao Programa e o currículo e pontencializar a aprendizagem dos alunos ao longo da vida sempre com vistas estabelecer uma relação com a TVET.
AnónimoInactivoJulho 19, 2022 às 8:43 amNúmero de artigos: 4Telmira Pedro, IFP Monapo, Departamento de Ciências de Educação.
Um dos motivos é a procura de novas abordagens referentes as mudanças das estratégias do conhecimento das dinâmicas de produção do material didáctico educacional.
Pretendo produzir o material usando os recursos disponíveis a nível da instituição (localmente).Amâncio Sebastião Basílio, Departamento de Ciências da Educação, no IFP de Chitima
Este programa despertou em mim grande interesse visto que o formador é que serve maior impulsionador para maior parte de mudança que se possa observar numa sociedade.Em relação ao tema em estudo para o meu caso tem haver com o plantio de árvores fruteiras no recinto do IFP, que duma forma estas irao servir de sobre mesa após as refeicoes, melhorar a dieta alimentar para os mesmos e por outro lado pode pode-se vender para fazer face certas dificuldades que possam aparecer no seu seio como necessidades
Para o projecto Sustentabilidade começa com os Professores vejo a necessidade que nos currículos se envolvam conteúdos desta natureza, porque para alem de servir de dieta, venda, também no momento em que se colocam as plantas vão contribuir para o combate a erosão do local colocado as plantas. -
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