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Geraldo Mindiate Assura
Como é que a formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI?
A aprendizagem podera ser transformada para responder as preocupacoes do desenvolvimento sustentavel a partir do uso das metologias participativas e da mudanca de atitude dos professores, envolvendo os alunos, professores e outros intervenientes da escola.Como é que a formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados para permitir isso?
Na formacao de professores devem ser reformulados os programas e as praticas dos professores no seu quotidianoSou Geraldo Manuel Correia Fernandes, moçambicano, Funcionário de Estado, afeto no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, na Direção Nacional de Formação de Professores, como Instrutor e Técnico Pedagógico, Formado em Psicologia Escolar, pela Universidade Pedagógica, mestrando em Educação Inclusiva.
Antes, lecionei no Ensino Primário, Secundário e Instituto de Formação de Professores.A razão que me leva a participar deste curso, prende-se com o facto de se estar a constatar constrangimentos orçamentais direcionados para a aquisição de produtos alimentares nos Institutos de Formação de Professores do país.
Entendo que o Projeto que aspiramos desenhar e implementar possa trazer mudanças, não apenas, no tocante ao aumento da quantidade de alimentos, mas também, na diversidade nutricional, o que, poderá resultar na melhoria significativa da saúde e qualidade de vida e aprendizagem dos(as) formandos(as).
Regina João Taimo, formadora do IFP da Matola, Departamento de Actividades Práticas e Tecnológicas. Maputo – Moçambique.
Carla Sarmento,formadora do IFP – Matola,Departamento de Matemática e Ciências Naturais. Maputo – Moçambique.
A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI através de projectos de mudança na medida em que nas nossas escolas as crianças e estudantes terão a oportunidade de ter informações claras de como cuidar do meio ambiente e ter relações boas com a natureza desde pequenos para ter uma vida saudável e tornarem-se adultos amantes da natureza e conscientes de que ela precisa de ser preservada.
A formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados de modo que os conteúdos de EDS constem dos programas de ensino para impulsionarem e estimularem a uma visão de mudanças.Regina João Taimo, formadora do IFP – Matola, Departamento de Actividades Práticas e Tecnológicas. Maputo – Moçambique. A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI, pois com esse aprendizado poderemos transmitir aos nossos alunos, formandos, estudantes para colocar em prática o desenvolvimento sustentável da África e os desafios do mesmo.
A formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados de forma que os conteúdos da EDS constem nos programas de ensino para todos os níveis.
Vasconcelos Feliciano Tchitangueleca, docente do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo-Angola (ISCED-Hbo).
Recebi o convite através da Dra. Ana Robalo, que antes de o fazer, contactou o meu Chefe de Departamento, PhD. Ndjimi Malaka. Aceitei prontamente o convite porque tratava-se de um desafio e acima de tudo, a natureza da formação em si foi muito atractiva.
Como docente, tenho tenho implementado alguns conteúdos transversais nas minhas aulas que visam capacitar os estudantes com conhecimentos que os levam a desenvolverem o pensamento crítico em relação os seus papeis nas comunidades onde vivem, sobretudo, como estes podem ser agentes activos de mudanças.Delfina Dunn João, professora do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo/Angola. Este curso fornecerá ferramentas que me permitirão melhorar o meu desempenho laboral em relação a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Um Projeto de Mudança institucional deve conter actividades que permitam envolver toda a comunidade, para que a aprendizagem seja significativa.
Telmira Pedro, formadora de Psicologia de Aprendizagem, IFP de Monapo, Departamento de Ciências de Educação e Psicologia, Moçambique.
A formação e as aprendizagens devem proporcionar requisitos necessários à sociedade nos nossos dias, incorporação de valores de sustentabilidade;
Devem ser implementadas políticas económicas e sociais com eficácia de forma inovadora.Promover a formação de decisores para a implementação de práticas ambientalmente, socialmente e economicamente mais sensato no quotidiano bem como a criação de projetos;
Reorientar o ensino existente , no sentido de integrar o Desenvolvimento Sustentável.A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI através da inclusão no currículo de cadeiras e temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável, porém, a realização de palestra, nestas instituições de ensino, cujo o enfoque seja o desenvolvimento sustentável, bem como, a promoção de formações de curta duração aos docentes e discentes destas instituições deverão necessariamente transformar a educação dos professores da primeira infância e da escola primária e secundária para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável de da África e aos desafios do século XXI.
Promover um maior conhecimento sobre os principais desafios que a África enfrenta nos mais variados domínios, tais como:
– A poluição;
– As alterações climáticas;
– A destruição da biodiversidade;
– A sobre-exploração dos recursos naturais.Pois, desta maneira, poder-se-á desenvolver nos professores a consciência ecológica, bem como, autoidentificacao do sujeito com os problemas ambientais, e não, do mundo.
Amável Fradique Ngolo, ISCED-HUAMBO, Angola.
João Calão Manuel Figueiredo, professor do segundo ciclo, Huambo – Angola
Sou Felícia Gizela Gomes Elimila Mário.
Sou Angolana, vivo na província de Benguela e sou Professora na Universidade Katyavala Bwila.Decide participar neste curso, porque como Angolana sinto que no meus País pouco se tem abordado sobre desenvolvimento sustentável e sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas. Portanto considero a Educação para o Desenvolvimento sustentável o melhor caminho para se implementar ações que visão mitigar os efeitos causados palas mudança climáticas sob a biodiversidade e infraestruturas costeiras. Bem como preparar a próxima geração com conhecimento e habilidades mais effectivas para criar um ambiente mais sustentável em todas localidades quer desenvolvidas ou em desenvolvimento.
Desenvolvimento de um Projecto de mudança EDS.
Como ideia inicial, e tendo como ponto de partida a nossa área de actuação, o foco é centrar-se em mudanças de ensino que visão na implementação de de métodos inovadores de ensino aprendizagem relevantes e alternativos ao modelo de ensino tradicional com o objectivo de contribuir para implementação de projectos que visam solucionar problemas sóciais e econômicos a través de soluções sustentáveis.
1. A formação de aprendizagem de professores poderá ser transformada para responder as preocupações de desenvolvimento sustentável de África com a implementação de novos meros de ensino aprendizagem inovadores que visão identificar problemas cujos soluções se aplicam projectos de mudanças de EDS para a construção de uma sociedades mais sustentável.
2. Para que isso seja possível é necessário a aplicação de destes novos métodos inovadores de ensino aprendizagem nas diferentes disciplinas, bem como a inclusão de novos conteúdos nos programas curriculares das mesmas que visam promover a criação de Projectos de mudanças de EDS e a criação de comunidades de práticas para um bem comum.
Boa noite Prezados Colegas,
nome: Cesarina Fonseca
email: cesarinat31@gmail.com /cesarina.fonseca@ordemengenheiros.ao
I Vogal do Conselho Fiscal da Ordem dos Engenheiros de Angola -
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