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  • Geraldo Mindiate
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    Número de artigos: 20

    Geraldo Mindiate Assura

    Como é que a formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI?
    A aprendizagem podera ser transformada para responder as preocupacoes do desenvolvimento sustentavel a partir do uso das metologias participativas e da mudanca de atitude dos professores, envolvendo os alunos, professores e outros intervenientes da escola.

    Como é que a formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados para permitir isso?
    Na formacao de professores devem ser reformulados os programas e as praticas dos professores no seu quotidiano

    Geraldo M Fernandes
    Membro
    Número de artigos: 10

    Sou Geraldo Manuel Correia Fernandes, moçambicano, Funcionário de Estado, afeto no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, na Direção Nacional de Formação de Professores, como Instrutor e Técnico Pedagógico, Formado em Psicologia Escolar, pela Universidade Pedagógica, mestrando em Educação Inclusiva.
    Antes, lecionei no Ensino Primário, Secundário e Instituto de Formação de Professores.

    A razão que me leva a participar deste curso, prende-se com o facto de se estar a constatar constrangimentos orçamentais direcionados para a aquisição de produtos alimentares nos Institutos de Formação de Professores do país.

    Entendo que o Projeto que aspiramos desenhar e implementar possa trazer mudanças, não apenas, no tocante ao aumento da quantidade de alimentos, mas também, na diversidade nutricional, o que, poderá resultar na melhoria significativa da saúde e qualidade de vida e aprendizagem dos(as) formandos(as).

    Regina Joao Taimo
    Membro
    Número de artigos: 5

    Regina João Taimo, formadora do IFP da Matola, Departamento de Actividades Práticas e Tecnológicas. Maputo – Moçambique.

    Carla Sarmento
    Membro
    Número de artigos: 5

    Carla Sarmento,formadora do IFP – Matola,Departamento de Matemática e Ciências Naturais. Maputo – Moçambique.
    A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI através de projectos de mudança na medida em que nas nossas escolas as crianças e estudantes terão a oportunidade de ter informações claras de como cuidar do meio ambiente e ter relações boas com a natureza desde pequenos para ter uma vida saudável e tornarem-se adultos amantes da natureza e conscientes de que ela precisa de ser preservada.
    A formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados de modo que os conteúdos de EDS constem dos programas de ensino para impulsionarem e estimularem a uma visão de mudanças.

    Regina Joao Taimo
    Membro
    Número de artigos: 5

    Regina João Taimo, formadora do IFP – Matola, Departamento de Actividades Práticas e Tecnológicas. Maputo – Moçambique. A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI, pois com esse aprendizado poderemos transmitir aos nossos alunos, formandos, estudantes para colocar em prática o desenvolvimento sustentável da África e os desafios do mesmo.

    A formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados de forma que os conteúdos da EDS constem nos programas de ensino para todos os níveis.

    Vasconcelos
    Membro
    Número de artigos: 7

    Vasconcelos Feliciano Tchitangueleca, docente do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo-Angola (ISCED-Hbo).

    Recebi o convite através da Dra. Ana Robalo, que antes de o fazer, contactou o meu Chefe de Departamento, PhD. Ndjimi Malaka. Aceitei prontamente o convite porque tratava-se de um desafio e acima de tudo, a natureza da formação em si foi muito atractiva.
    Como docente, tenho tenho implementado alguns conteúdos transversais nas minhas aulas que visam capacitar os estudantes com conhecimentos que os levam a desenvolverem o pensamento crítico em relação os seus papeis nas comunidades onde vivem, sobretudo, como estes podem ser agentes activos de mudanças.

    Delfina Dunn João
    Membro
    Número de artigos: 5

    Delfina Dunn João, professora do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo/Angola. Este curso fornecerá ferramentas que me permitirão melhorar o meu desempenho laboral em relação a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

    Um Projeto de Mudança institucional deve conter actividades que permitam envolver toda a comunidade, para que a aprendizagem seja significativa.

    Telmira Pedro
    Membro
    Número de artigos: 5

    Telmira Pedro, formadora de Psicologia de Aprendizagem, IFP de Monapo, Departamento de Ciências de Educação e Psicologia, Moçambique.

    A formação e as aprendizagens devem proporcionar requisitos necessários à sociedade nos nossos dias, incorporação de valores de sustentabilidade;
    Devem ser implementadas políticas económicas e sociais com eficácia de forma inovadora.

    Promover a formação de decisores para a implementação de práticas ambientalmente, socialmente e economicamente mais sensato no quotidiano bem como a criação de projetos;
    Reorientar o ensino existente , no sentido de integrar o Desenvolvimento Sustentável.

    Kind Fradique Ngolo
    Membro
    Número de artigos: 5

    A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI através da inclusão no currículo de cadeiras e temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável, porém, a realização de palestra, nestas instituições de ensino, cujo o enfoque seja o desenvolvimento sustentável, bem como, a promoção de formações de curta duração aos docentes e discentes destas instituições deverão necessariamente transformar a educação dos professores da primeira infância e da escola primária e secundária para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável de da África e aos desafios do século XXI.
    Promover um maior conhecimento sobre os principais desafios que a África enfrenta nos mais variados domínios, tais como:
    – A poluição;
    – As alterações climáticas;
    – A destruição da biodiversidade;
    – A sobre-exploração dos recursos naturais.

    Pois, desta maneira, poder-se-á desenvolver nos professores a consciência ecológica, bem como, autoidentificacao do sujeito com os problemas ambientais, e não, do mundo.

    Kind Fradique Ngolo
    Membro
    Número de artigos: 5

    Amável Fradique Ngolo, ISCED-HUAMBO, Angola.

    João Calão Manuel Figueiredo
    Membro
    Número de artigos: 1

    João Calão Manuel Figueiredo, professor do segundo ciclo, Huambo – Angola

    Felicia Mario
    Membro
    Número de artigos: 4

    Sou Felícia Gizela Gomes Elimila Mário.
    Sou Angolana, vivo na província de Benguela e sou Professora na Universidade Katyavala Bwila.

    Decide participar neste curso, porque como Angolana sinto que no meus País pouco se tem abordado sobre desenvolvimento sustentável e sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas. Portanto considero a Educação para o Desenvolvimento sustentável o melhor caminho para se implementar ações que visão mitigar os efeitos causados palas mudança climáticas sob a biodiversidade e infraestruturas costeiras. Bem como preparar a próxima geração com conhecimento e habilidades mais effectivas para criar um ambiente mais sustentável em todas localidades quer desenvolvidas ou em desenvolvimento.

    Felicia Mario
    Membro
    Número de artigos: 4

    Desenvolvimento de um Projecto de mudança EDS.

    Como ideia inicial, e tendo como ponto de partida a nossa área de actuação, o foco é centrar-se em mudanças de ensino que visão na implementação de de métodos inovadores de ensino aprendizagem relevantes e alternativos ao modelo de ensino tradicional com o objectivo de contribuir para implementação de projectos que visam solucionar problemas sóciais e econômicos a través de soluções sustentáveis.

    Felicia Mario
    Membro
    Número de artigos: 4

    1. A formação de aprendizagem de professores poderá ser transformada para responder as preocupações de desenvolvimento sustentável de África com a implementação de novos meros de ensino aprendizagem inovadores que visão identificar problemas cujos soluções se aplicam projectos de mudanças de EDS para a construção de uma sociedades mais sustentável.

    2. Para que isso seja possível é necessário a aplicação de destes novos métodos inovadores de ensino aprendizagem nas diferentes disciplinas, bem como a inclusão de novos conteúdos nos programas curriculares das mesmas que visam promover a criação de Projectos de mudanças de EDS e a criação de comunidades de práticas para um bem comum.

    Cesarina Fonseca
    Membro
    Número de artigos: 8

    Boa noite Prezados Colegas,
    nome: Cesarina Fonseca
    email: cesarinat31@gmail.com /cesarina.fonseca@ordemengenheiros.ao
    I Vogal do Conselho Fiscal da Ordem dos Engenheiros de Angola

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