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  • Domingos Remy
    Membro
    Número de artigos: 1

    Domingos Remy/Rems
    Diretor da Escola de Magistério ADPP Uíge-Angola
    O Curso de sustentabilidade começa com os professores, criou em mim o interesse de procurar o caminho e meio de como combater os efeitos destruidor do nosso planeta terra (aquecimento global e alterações climáticas, abate de árvores e queimadas anárquicas, uso de fertilizantes pesticidas químicos…) através de cursos, estudos e ações práticas juntos com estudantes e colegas professores (promover uma produção de alimentos sustentável, plantação de árvores…)

    Anarobalo
    Moderador
    Número de artigos: 9

    Sou Ana Alexandre Robalo, professora do Instituto Superior de Ciência de educação do Huambo- Angola, sou professora da unidade curricular “informática básica” no 1º ano de vários cursos. Fui convidada a fazer parte deste curso e grupo magnifico.
    Um dos objetivos da unidade curricular é de orientar os estudantes no manejo do computador tendo em conta o i) Domínio: Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais; ii) Domínio: Investigar e pesquisar; iii) Domínio: Comunicar e colaborar; iv) Domínio: Criar e inovar
    Estes domínios podem estar alinhados a uma educação de desenvolvimento sustentável, trabalhando com outras unidades curriculares existentes no nosso instituto nomeadamente no curso de geografia, biologia e química e aplicando as TIC para responder aos domínios proposto pela Informática. E que vem de certa forma a responder a um dos objectivos da EDS que é “ …abordar formas de ensino e aprendizagem que sejam transformadoras e que desenvolvam competências críticas e criativas, tais como aprendizagem social, aprendizagem expansiva, investigação e aprendizagem transformadoras e transdisciplinares, recorrendo e contribuindo para formas plurais de conhecimento, criatividade e inovação.”

    Faustino Almeida
    Membro
    Número de artigos: 6

    Faustino Almeida, formador do IFP Marrere. Primeiramente o grupo do Instituto de Formação de Professores de Marrere, tinha apostado na criação do gado Suíno. Respeitando os costumes da comunidade da província de Nampula, um número considerável professa a religião muçulmana, naturalmente testam e estranham o gado Suíno, o grupo decidiu consensual apostar na cultura horticultura. Está pode melhorar ainda mais a dieta do instituto e a comunidade local residente. O projecto está na fase embrionária, não começou dar frutos visíveis mas tem sinais.

    Alfredo Moises Erminio
    Membro
    Número de artigos: 2

    Alfredo Moisés Erminio, formador do Instituto de formação de professores de Tete, estando enquadrado no departamento de Ciências Naturais e Matemática. O presente ano lecciono a disciplina de Ciências Naturais no modelo de 12+3 anos.
    Quanto a participação no curso “a sustentabilidade começa com o professor” foi a convite da direcção nunca antes tinha ouvido falar. Tenho que admitir que andei com dificuldades para a definição da senha que só consegui ontem. Li a politica do curso e achei importante e interessante. Nisto espero contribuir com o meu conhecimento baseando-se no uso de materiais locais nas escolas na leccionação de aulas de uma forma geral e em particular de ciências naturais como parte da sustentabilidade.
    Espero aprender muito como os colegas que fazem parte deste curso.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Compreendi que o IFP de Alto Molocue identifiquei problema na área da conservação do meio ambiente, daí que foi a razão da definicao do tema: A conservação do meio ambiente_reaproveitamento de garrafas de água mineral para a rega gota a gota poderá minimizar a qualidade do meio ambiente e da alimentação principalmente hortícolas.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Para formação e aprendizagem de professores da 1a infancia, ensino primário, ensino secundário e instrução de TVET, poderá ser transformadora, na medida em que os resultados da aprendizagem a pedagogia e o ambiente de aprendizagem alcança o seu propósito transformando a sociedade. De modo apoiar às crianças e jovens trabalhar num mundo mais complexo sob condições de rápidas mudanças.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Para a minha instituição o departamento de ciências naturais e matemática tem desenvolvido algumas atividades nas aulas de praticas laboratoriais para garantir a educação do desenvolvimento sustentável, tais como: produção de algumas hortaliças e criação de animais de pequeno porte.
    Confiante na aprendizagem social participativa e democrática estarei a garantir uma interação profunda e alargada.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    O meu projeto poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI através de projectos de mudança, na medida em que nas nossas escolas as crianças e estudantes terão a oportunidade de ter informações claras de como cuidar do meio ambiente na área de saneamento, culturas e ter relações boas com a natureza desde pequenos para ter uma vida saudável resultante da variação de alimentos e, tornarem-se adultos amantes da natureza.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    O meu projeto poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África, e aos desafios do século XXI, através de mudanças assumidas nas nossas escolas pelas crianças e estudantes que terão a oportunidade de ter informações claras de como cuidar do meio ambiente e ter relações boas com a natureza desde pequenos para ter uma vida saudável resultante da variação de alimentos e tornarem-se adultos amantes da natureza e conscientes de que ela precisa de ser preservada.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Em Moçambique a formação e aprendizagem de professores das escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável para o séc. XXI através de projectos de mudança na medida em que nas nossas escolas as crianças e estudantes terão a oportunidade de ter informações claras de como cuidar do meio ambiente e ter boas relações com a natureza como um legado.

    Leonel Jorge Romao
    Membro
    Número de artigos: 2

    Bom dia, sou Leonel Jorge Romão do IFP de Nicoadala, decidi participar desta formação para poder ajudar a minha comunidade a encontrar mecanismos de melhoria da qualidade de ensino na base de projectos de mudança.
    Algumas ideias iniciais que tenho relação a projectos de mudança destacam-se:

    1. A produção de canções na área de educação musical disciplina na qual lecciono, canções estas que podem ser incorporadas as vogais, o abecedário entre outras técnicas de aprendizagem da leitura para que as crianças possam aprender a ler na base de canções visto que elas aprendem melhor cantando, e na minha comunidade verificam-se muitos problemas de leitura de crianças no ensino primário.

    2. Envolvimento da comunidade no PEA, incluindo estas nas actividades extra-curriculares, participando no cultivo de cereais, produção de aviculturas e abertura de furos de água sob orientação da instituição de ensino, para tais encarregados possam saber dar valor e incentivar seus educandos na continuidade destas práticas.

    3. Pode-se também desenvolver um projecto que vise incorporar no currículo problemas da comunidade que mereçam da ajuda das escolas para a sua resolução, as crianças aprendem também na escola como lidar com estes problemas, etc…

    Fulgencia David Chinguanhane
    Membro
    Número de artigos: 9

    Fulgência David Chinguanhane, FACED UEM Maputo – Moçambique
    o programa é muito relevante pois é orientado a mudanças de actitudes em relação ao ambiente do qual depende a vida no planeta

    Fulgencia David Chinguanhane
    Membro
    Número de artigos: 9

    CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROMOÇÃO DE PLANTAS NATIVAS COM VALOR SOCIO-CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE PROTECÇAO DA CULTURA E DO MEIO AMBIENTE

    Marcelino dos Santos Guilherme
    Membro
    Número de artigos: 9

    Marcelino dos Santos Guilherme, formador do IFP – Chipande de Pemba em Cabo Delgado. Estou interessado neste curso pelo facto de qurer melhorar o funcionamento institucional sobretudo na busca de mudaca a partir de mi mesmo.

    Gabriela
    Membro
    Número de artigos: 7

    Sabino Ferreira do Nascimento, docente da UAN, QRM do Programa SST em Angola.

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