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Domingos Remy/Rems
Diretor da Escola de Magistério ADPP Uíge-Angola
O Curso de sustentabilidade começa com os professores, criou em mim o interesse de procurar o caminho e meio de como combater os efeitos destruidor do nosso planeta terra (aquecimento global e alterações climáticas, abate de árvores e queimadas anárquicas, uso de fertilizantes pesticidas químicos…) através de cursos, estudos e ações práticas juntos com estudantes e colegas professores (promover uma produção de alimentos sustentável, plantação de árvores…)Sou Ana Alexandre Robalo, professora do Instituto Superior de Ciência de educação do Huambo- Angola, sou professora da unidade curricular “informática básica” no 1º ano de vários cursos. Fui convidada a fazer parte deste curso e grupo magnifico.
Um dos objetivos da unidade curricular é de orientar os estudantes no manejo do computador tendo em conta o i) Domínio: Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais; ii) Domínio: Investigar e pesquisar; iii) Domínio: Comunicar e colaborar; iv) Domínio: Criar e inovar
Estes domínios podem estar alinhados a uma educação de desenvolvimento sustentável, trabalhando com outras unidades curriculares existentes no nosso instituto nomeadamente no curso de geografia, biologia e química e aplicando as TIC para responder aos domínios proposto pela Informática. E que vem de certa forma a responder a um dos objectivos da EDS que é “ …abordar formas de ensino e aprendizagem que sejam transformadoras e que desenvolvam competências críticas e criativas, tais como aprendizagem social, aprendizagem expansiva, investigação e aprendizagem transformadoras e transdisciplinares, recorrendo e contribuindo para formas plurais de conhecimento, criatividade e inovação.”Faustino Almeida, formador do IFP Marrere. Primeiramente o grupo do Instituto de Formação de Professores de Marrere, tinha apostado na criação do gado Suíno. Respeitando os costumes da comunidade da província de Nampula, um número considerável professa a religião muçulmana, naturalmente testam e estranham o gado Suíno, o grupo decidiu consensual apostar na cultura horticultura. Está pode melhorar ainda mais a dieta do instituto e a comunidade local residente. O projecto está na fase embrionária, não começou dar frutos visíveis mas tem sinais.
Alfredo Moisés Erminio, formador do Instituto de formação de professores de Tete, estando enquadrado no departamento de Ciências Naturais e Matemática. O presente ano lecciono a disciplina de Ciências Naturais no modelo de 12+3 anos.
Quanto a participação no curso “a sustentabilidade começa com o professor” foi a convite da direcção nunca antes tinha ouvido falar. Tenho que admitir que andei com dificuldades para a definição da senha que só consegui ontem. Li a politica do curso e achei importante e interessante. Nisto espero contribuir com o meu conhecimento baseando-se no uso de materiais locais nas escolas na leccionação de aulas de uma forma geral e em particular de ciências naturais como parte da sustentabilidade.
Espero aprender muito como os colegas que fazem parte deste curso.Compreendi que o IFP de Alto Molocue identifiquei problema na área da conservação do meio ambiente, daí que foi a razão da definicao do tema: A conservação do meio ambiente_reaproveitamento de garrafas de água mineral para a rega gota a gota poderá minimizar a qualidade do meio ambiente e da alimentação principalmente hortícolas.
Para formação e aprendizagem de professores da 1a infancia, ensino primário, ensino secundário e instrução de TVET, poderá ser transformadora, na medida em que os resultados da aprendizagem a pedagogia e o ambiente de aprendizagem alcança o seu propósito transformando a sociedade. De modo apoiar às crianças e jovens trabalhar num mundo mais complexo sob condições de rápidas mudanças.
Para a minha instituição o departamento de ciências naturais e matemática tem desenvolvido algumas atividades nas aulas de praticas laboratoriais para garantir a educação do desenvolvimento sustentável, tais como: produção de algumas hortaliças e criação de animais de pequeno porte.
Confiante na aprendizagem social participativa e democrática estarei a garantir uma interação profunda e alargada.O meu projeto poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI através de projectos de mudança, na medida em que nas nossas escolas as crianças e estudantes terão a oportunidade de ter informações claras de como cuidar do meio ambiente na área de saneamento, culturas e ter relações boas com a natureza desde pequenos para ter uma vida saudável resultante da variação de alimentos e, tornarem-se adultos amantes da natureza.
O meu projeto poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África, e aos desafios do século XXI, através de mudanças assumidas nas nossas escolas pelas crianças e estudantes que terão a oportunidade de ter informações claras de como cuidar do meio ambiente e ter relações boas com a natureza desde pequenos para ter uma vida saudável resultante da variação de alimentos e tornarem-se adultos amantes da natureza e conscientes de que ela precisa de ser preservada.
Em Moçambique a formação e aprendizagem de professores das escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável para o séc. XXI através de projectos de mudança na medida em que nas nossas escolas as crianças e estudantes terão a oportunidade de ter informações claras de como cuidar do meio ambiente e ter boas relações com a natureza como um legado.
Bom dia, sou Leonel Jorge Romão do IFP de Nicoadala, decidi participar desta formação para poder ajudar a minha comunidade a encontrar mecanismos de melhoria da qualidade de ensino na base de projectos de mudança.
Algumas ideias iniciais que tenho relação a projectos de mudança destacam-se:1. A produção de canções na área de educação musical disciplina na qual lecciono, canções estas que podem ser incorporadas as vogais, o abecedário entre outras técnicas de aprendizagem da leitura para que as crianças possam aprender a ler na base de canções visto que elas aprendem melhor cantando, e na minha comunidade verificam-se muitos problemas de leitura de crianças no ensino primário.
2. Envolvimento da comunidade no PEA, incluindo estas nas actividades extra-curriculares, participando no cultivo de cereais, produção de aviculturas e abertura de furos de água sob orientação da instituição de ensino, para tais encarregados possam saber dar valor e incentivar seus educandos na continuidade destas práticas.
3. Pode-se também desenvolver um projecto que vise incorporar no currículo problemas da comunidade que mereçam da ajuda das escolas para a sua resolução, as crianças aprendem também na escola como lidar com estes problemas, etc…
Fulgência David Chinguanhane, FACED UEM Maputo – Moçambique
o programa é muito relevante pois é orientado a mudanças de actitudes em relação ao ambiente do qual depende a vida no planetaCRIAÇÃO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROMOÇÃO DE PLANTAS NATIVAS COM VALOR SOCIO-CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE PROTECÇAO DA CULTURA E DO MEIO AMBIENTE
Marcelino dos Santos Guilherme, formador do IFP – Chipande de Pemba em Cabo Delgado. Estou interessado neste curso pelo facto de qurer melhorar o funcionamento institucional sobretudo na busca de mudaca a partir de mi mesmo.
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