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  • Fulgencia David Chinguanhane
    Membro
    Número de artigos: 9

    1. O projecto de mudança com o qual penso trabalhar é o de recolha e reaproveitamento de resíduos orgânicos para compostagem.

    2. Penso em trabalhar com este projecto de mudança para reduzir a poluição do ambiente, melhorar a qualidade dos solos e produzir alimentos sem o uso de adubos químicos.

    3. Neste processo de mudança pretendo trabalhar com professores, alunos e a comunidade da Escola Primaria de Mahubo, distrito de Boane.

    Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

    1. A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e instrução de TVET deve projectar o ensino e a aprendizagem de forma interactiva, e centrada no ensino que permite uma aprendizagem exploratória, orientada para a acção e aprendizagem transformativa. Deve –se fazer um alinhamento do currículo atendendo e considerando todos níveis de subsistemas de formação, realização de capacitações, palestras e actividades práticas envolvendo a comunidade.

    2. Devem estruturados de forma que os conteúdos permitam uma comunicação facilitada entre o professor, aluno e comunidade no geral, conteúdos que pautem para uma educação para um desenvolvimento sustentável, interligando-se a teoria e a pratica, onde se recai para um beneficio da sociedade no geral, conteúdos como mudanças climáticas, onde as ciências ambientais tenham sempre espaço, considerando –se os níveis iniciais de formação ate ao ensino superior.

    Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

    1. A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e instrução de TVET deve projectar o ensino e a aprendizagem de forma interactiva, e centrada no ensino que permite uma aprendizagem exploratória, orientada para a acção e aprendizagem transformativa. Deve –se fazer um alinhamento do currículo atendendo e considerando todos níveis de subsistemas de formação, realização de capacitações, palestras e actividades práticas envolvendo a comunidade.

    2. Devem ser estruturados de forma que os conteúdos permitam uma comunicação facilitada entre o professor, aluno e comunidade no geral, conteúdos que pautem para uma educação para um desenvolvimento sustentável, interligando-se a teoria e a pratica, onde se recai para um beneficio da sociedade no geral, conteúdos como mudanças climáticas, onde as ciências ambientais tenham sempre espaço, considerando –se os níveis iniciais de formação ate ao ensino superior.

    Natércia
    Membro
    Número de artigos: 3

    Natércia Palmira De Deus Malauene. Docente da faculdade de Educação, departamento de Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane.
    Eu decidi participar do curso “sustentabilidade começa com professores” primeiro por curiosidade da perspectiva e segundo na expectativa de aprender com os outros e melhorar algumas acções desenvolvidas com os estudantes nas disciplinas de produção de material didáctico para a primeira infância e de expressão plástica, no qual o insumo (resíduos sólidos, sementes, tintas, etc.) vem do meio ambiente.
    No entanto, a leitura do slide que aborda “qualidade de um bom projecto de mudança EDS” e parte das directrizes do projecto de mudança percebo que nosso curriculo não promove a educação para o desenvolvimento sustentáveis. Ou seja, as unidades temáticas dessas disciplinas e a nossa prática pedagógica não empoderam os estudantes, pelo menos a curto e medio prazo, pela “idade” do curso, apesar de desenvolver competências específicas de produzir esse materiais que pontualmente minimizam a falta de material didáctico estruturado nas instituições de infância e garantem a qualidade deste subsistema. Mas podemos fazer melhor…
    Agora tenho muitas luzes verdes em mente de como tornar o currículo de licenciado em Desenvolvimento e Educação de Infância em um projecto de mudança de qualidade!

    Ana Nhamavure
    Membro
    Número de artigos: 2

    Ana Zeca Nhamavure, Departamento de Psicologia e Assistência Social da Universidade Pedagógica de Maputo. O programa é relevante e de grande interesse pois poderá minimizar a curto prazo e a longo prazo resolver problemas de ma gestão de lixo na provincia de Maputo em particular e em geral no país. E assim contribuir para o melhoramento do meio ambiente.

    Marcelino dos Santos Guilherme
    Membro
    Número de artigos: 9

    Marcelino dos Santos Guilherme, coordenador da Formação em Exercício do Instituto de Formação De Professores Alberto Joaquim Chipande, Pemba – Cabo Delgado, Moçambique.

    Este curso e muito bom, visto que por meio de um Projecto de Mudança institucional irei desenvolver práticas inovadoreas e exemplares.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Gostei bastante.
    O projecto so iniciar com professor será uma saída mais ideal.
    Os donos do futuro são as crianças que esperam a orientação do professor.

    Candida Fernando
    Membro
    Número de artigos: 10

    Bom dia. Respondo pelo nome de CÂNDIDA FERNANDO,Formadora de Professores do Ensino Primário no Instituto de Formação de Professores (IFP)de Morrumbala, na Província da Zambézia (Moçambique). Achei muito interessante o Curso de EDS pelos conhecimentos relevantes que envolvem o desenvolvimento das instituições dum País e podem contribuir de alguma forma para a transformação curricular e pontencializar uma aprendizagem virada para o APRENDER A APRENDER. Do ponto vista, A implementação deste curso nos Países Africanos e de um modo particular no meu País Moçambique irá contribuir consideravelmente para a formação de professores capazes de produzir uma mudança na elaboração de projetos de pesquisa virados para desenvolvimento da Educação Sustentávele não só mas também,o processo de ensino-aprendizagem poderá enraizar-se na ligação entre a teoria e a prática promovendo assim uma aprendizagem gradual e contínua para os alunos, a comunidade e os professores. A produção de Projetos de Mudança vai construir uma uma sociedade com instituições que estabelecerão os currículos que atenderão aprendizagem nos domínios cognitivo, afectivoemocional, social, comportamental e que atenderá a diversidade cultural da sociedade para uma Educação sustentável de Qualidade.

    Hilário
    Membro
    Número de artigos: 3

    Na formação de professores é muito importante desenvolver actividades práticas para o desenvolvimento sustentável, isso servirá de exemplo posteriormente poderao aplicar nos seus locais de trabalho, contribuindo de certa maneira para o desenvolvimento da sua comunidade e do país em geral. Nós como professores é tao importante, fazer dos conteúdos de Educaçao para Desenvolvimento Sustentável como matéria transversal e incluirmos nas nossas aulas.

    Hilário
    Membro
    Número de artigos: 3

    Hilário Ernesto.
    IFP de Nampula.
    Formador de TIC’s
    Na formação de professores é muito importante desenvolver actividades práticas para o desenvolvimento sustentável, isso servirá de exemplo posteriormente poderao aplicar nos seus locais de trabalho, contribuindo de certa maneira para o desenvolvimento da sua comunidade e do país em geral. Nós como professores é tao importante, fazer dos conteúdos de Educaçao para Desenvolvimento Sustentável como matéria transversal e incluirmos nas nossas aulas.

    Anónimo
    Inactivo
    Número de artigos: 1

    • Como é que a formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI?
    R:Através de incentivar a participação de pais de alunos na gerência de projetos ambientais da escola, e da preservação dos recursos naturais locais, para melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos.

    Delfina Dunn João
    Membro
    Número de artigos: 5

    1. Delfina Dunn João, docente do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo/Angola, pertencente ao Departamento de Ciências Exactas e da Natureza.

    2. Trabalhar em Educação para o Desenvolvimento Sustentável é para mim um tema de grande interesse, pois através da formação das novas gerações conseguiremos garantir que os recursos naturais serão utilizados de forma raccional sem prejudicar as gerações futuras tendo sempre como base, os pilares de desenvolvimento sustentável: ambiental, económico e social, contribuindo desta forma para o alcance real das metas estabelecidas na agenda 2030.

    3. A minha ideia inicial de Projeto de Mudança consiste na redução do uso de papel nas Instituições de ensino, recorrendo sempre que possível nas TICs.

    Cossilia Manuel Chamunorga Gumissanhe
    Membro
    Número de artigos: 2

    Cossilia Manuel Chamunorga Gumissanhe
    Instituto de Formação de professores
    primários e educadores de adultos de Tete- Cidade de Tete Moçambique

    Cossilia Manuel Chamunorga Gumissanhe
    Membro
    Número de artigos: 2

    Trabalhar em Educação para o Desenvolvimento Sustentável é para um tema de grande interesse para mim, pois através da formação das novas gerações pode se alcançar metas estabelecidas na agenda 2030.

    3. Minha ideia de Projeto de Mudança consiste em duas ideias:
    1a ideia- consiste na redução do uso de sacos plásticos nas Instituições de ensino e na comunidade circunvizinha da escola, recorrendo sempre que possível aos sacos de pano costurados a mão pelos formandos.
    2a ideia- Ciação de horta escolar com os formandos.
    Vou analisar a viabilidade dos dois projecto e vou desenvolver um deles, o que for mais favorável.

    Marciana Sebastiao Braga
    Membro
    Número de artigos: 13

    Marciana Sebastião Braga;
    Departamento ciência da educação, do Instituto de Formação de professores de Alto Molocue Zambézia Mocambique.
    Após a participação das aulas de EDS, compreendi que o IFP de Alto Molocue identifiquei problema na área da conservação do meio ambiente, daí que foi a razão da definicao do tema: A conservação do meio ambiente_reaproveitamento de tampas de garrafas de água mineral para construção de mapa de África, de Moçambique.
    Poderá minimizar a qualidade do meio ambiente e do processo de ensino e aprendizagem.

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