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  • Victoria
    Administrador
    Número de artigos: 8

    Victória Jorge Da Costa Khálau Peixoto.
    Docente da Universidade Eduardo Mondlane,Departamento de Educação em Ciências Naturais e Matemática.
    Actualmente, tem-se constatado o surgimento de certos eventos naturais resultantes das acções humanas que põe em causa a sustentabilidade do planeta tais como os ventos climáticos extremos, desastres naturais, desastres provocados pelo Homem, estes têm originado a perda da biodiversidade, o colapso do ecossistema, bem como a escassez dos recursos naturais.
    O Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo principal a preservação do meio ambiente, mas também a promoção da justiça social e de um crescimento económico mais sustentável e inclusivo, fatores essenciais que podem contribuir para a mudança de uma sociedade mais sustentável e igualitária para todos.
    Sendo professora da disciplina de Biodiversidade e Conservação Ambiental, a participação no curso me permitira adquirir certas competências para melhorar as estratégias de Ensino e Aprendizagem nas disciplinas que lecciono no sentido de contribuir para uma educação e formação inclusiva e equitativa de qualidade para a materialização dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.
    A nível institucional a minha participação no curso irá contribuir para uma reflexão no sentido de rever os curricula da minha instituição e ajusta-los com vista a responder os desafios actuais e de certa forma promover a sustentabilidade.

    Daniel
    Membro
    Número de artigos: 1

    Daniel Alberto Freitas, professor de Física no II Ciclo do Ensino Secundário, Liceu Comandante Vilinga – Huambo; Professor Colaborador do Departamento de Ensino e Investigação em Ciências Exactas e da Natureza do ISCED-Huambo, Angola.
    Tenho motivação em participar no programa EDS, a Sustentabilidade começa com os professores porque defendo que o processo de mudança social reserva um lugar de destaque para os professores. E numa altura em que Angola, a África Austral e o Mundo de forma geral enfrenta um dilema entre o crescimento das populações, a penúria de recursos (alimentares e energéticos), a exploração inadequada de recursos naturais em “África” e a poluição ambiental, faz-se necessário o envolvimento de actores sociais, sobretudo professores e investigadores no envolvimentos de tarefas voltadas a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

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