Página Inicial › Fóruns › Change Project Orientation › Case Studies
Etiquetas: vkpeixotoo@gmail.com
-
AutorArtigos
-
Para responder as preocupações do desenvolvimento sustentável em África e aos desafios do séc xxi , a formação de professores deve incluir o EDS no nosso sistema curricular, implementado novas políticas vigintes , essa implementação deverá iniciar do ensino primário, depois pra o ensino secundário, tendo em conta a idade escolar dos alunos do ensino primário, que ajudará desde cedo na consciencialização e na relação entre o homem e a natureza, desta forma ajudará os estudantes a viverem no séc xxi , saindo da educação do passado, para a educação que queremos , transformando assim a geração do presente e do futuro.
Para permitir isso , a formação de professores deve formar equipes para juntos levarem a cabo a EDS, não se limitar apenas nos conceitos, abrir-se espaço que permita a ligação entre a teoria e a pratica, de modo a melhorar a relação com o meio ambiente, se tornando um agente de mudança e de solução.
Nos projectos apresentados, todos são interessantes , cada projecto com suas particularidades e utilidades.
O projecto de Mudança a sustentabilidade começa com os professores, que esta ser desenvolvida na Universidade da Namibia , infleunciou- me bastante na escolha do meu projecto, por se tratar de um projecto de reciclagem e compostagem que visa o reaproveitamento dos resíduos sólidos na minha instituição.Eu gostei de todos os projectos de mudança, mas de forma particular gostei gostei do projecto de Mudança da Universidade de Namibia porque fez-me perceber que é possível capitalizar o que já tenho feito nas disciplinas que leciono. Por exemplo, na disciplina de Produção de Material Didáctico para a primeira infância e Expressão Artística Plástica trabalhamos (eu e meu colega de disciplina) com resíduos sólidos e plantas para produção de tintas e colas, entretanto não víamos além dos nossos estudantes. Com a experiencia da Namíbia, por exemplo, cheguei a conclusão de que com resíduos sólidos como papel é possível apostar na produção de qualidade de material didáctico para o desenvolvimento cognitivo bem como material para o desenvolvimento de pré – habilidades de escrita das crianças na primeira infância, ou seja, foco e empoderamento dos nossos estudantes a longo prazo num futuro com pequenas e medias empresas que produzem material didáctico para as crianças.
Por outro lado, temos a possibilidade de desenvolver a comunidade prática, a partir do projecto ao identificarmos na comunidade a redor do campus da UEM artistas plásticos e outros artesãos ou pessoas da comunidade que trabalham com o papel e outros resíduos sólidos de modo a partilhar conhecimentos e experiencias práticas.O estudo de caso da Namíbia me identifiquei bastante porque o lixo que se encontra espalhado na instituição precisa ser tratado de outra forma inclui aquele que tem sido cortado das árvores ou seja quando se poda precisa ser gerido de forma sustentável.
Marciana Sebastiao Braga
IFP Alto Molocue
Zambezia Moçambique
A minha forma de endender todos projectos sao validos porem marcou me mais de recolha de lixo,
Grupo organizado com tarefas distribuidas onde cada um tem actividade o tarefa a praticar e ha envolvimento de todos.Marciana Braga,
Penso em trabalhar neste tipo de projecto para manter o meio ambiente escolar saudavel.Marciana Braga
Penso em trabalhar para desenvolvimento deste projecto com a comunidade escolar, direccao, professores, alunos e comunidade.Com que tipo de Projeto de Mudança irá trabalhar?
Pretendo trabalhar com o tema Economia de energia EletricaPor que é que pensa em trabalhar nesse tipo de Projeto de Mudança?
Porque a instituição onde trabalho gasta mensalmente cerca de 80 mil meticais no pagamento de energia elétrica semestralmente 480 e anuamente 960 mil meticais daí que, a dotando médidas que possam reduzir e economizar a corrente elétrica será bastante sustentável para a instituicaoCom quem pensa trabalhar para desenvolver este Projeto de Mudança?
Formandos, formadores, a direção do instituto.Com que tipo de Projeto de Mudança irá trabalhar?
Conservação do meio ambiente.Por que é que pensa em trabalhar nesse tipo de Projeto de Mudança?
Para conservar o meio ambiente, o bem estar da comunidade.
Com quem pensa trabalhar para desenvolver este Projeto de Mudança
Com todos actores Formandos, formadores funcionário em geral da instituição e a comunidade.Com que tipo de Projeto de Mudança irá trabalhar?
Conservação do meio ambiente.Por que é que pensa em trabalhar nesse tipo de Projeto de Mudança?
Para conservar o meio ambiente, o bem estar da comunidade.Com quem pensa trabalhar para desenvolver este Projeto de Mudança?
Com todos actores Formandos, formadores funcionário em geral da instituição e a comunidade.Bom dia um dos estudos de caso que eu pensei e que podem ajudar para o desenvolvimento sustentável é actividade agrícola focalizando na produção de hortícolas Tais como couves, cebolas e tomate ao nível do Instituto de Formaçao de Professores de Tete. Actividades que serão realizadas junto com os formandos.
Neste momento estamos numa fase de preparação das mudas para depois fechar a preparação do terreno para plantio das culturas programas. O formando poderá adquir o conhecimento que poderá aplicar na sua comunidade e no local onde irá trabalhar depois de sair do IFP.
Os estudos de caso apresentados são de extrema importância e relevância,mas o caso partilhado pela Universidade da Namíbia que retrata sobre o tratamento dos resíduos sólidos , reciclagem e aproveitamento são temas de bastante interesse para a sociedade no geral , visto que a maior preocupação nos últimos tempos é o não acúmulo do chamado lixo e transformá -lo em algo reutilizável.
O projecto chamou-me mais atenção pois vai de acordo a temática do projecto traçado pela Universidade Moçambicana( Universidade Pedagogica) a qual pertenço.Os estudos de caso apresentados são de extrema importância e relevância,mas o caso partilhado pela Universidade da Namíbia que retrata sobre o tratamento dos resíduos sólidos , reciclagem e aproveitamento são temas de bastante interesse para a sociedade no geral , visto que a maior preocupação nos últimos tempos é o não acúmulo do chamado lixo e transformá -lo em algo reutilizável.
O projecto chamou-me mais atenção pois vai de acordo a temática do projecto traçado pela Universidade Moçambicana( Universidade Pedagogica) a qual pertenço,bastante interessantepara os temas relacionados a EDS.Os estudos de caso apresentados são de extrema importância e relevância, mas o caso partilhado pela Universidade da Namíbia que retrata sobre o tratamento dos resíduos solidos foi o mais interessante no meu ponto de vista, reciclagem e aproveitamento são temas de bastante interesse para a sociedade no geral, visto que a maior preocupação nos ultimos tempos é evitar o acumulo do chamado lixo e transforma lo em algo reutilizável.
O projecto chamou-me bastante atenção pois vai de acordo com a temtáica do projecto traaçado pela Universidade Pedagogica em Maputo, a qual pertenço,bastante interessante pois estão relacionados ao EDS. -
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.