A visualizar 15 artigos - de 31 a 45 (de um total de 78)
  • Autor
    Artigos
  • Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

Os estudos de caso apresentados são de extrema importância e relevância, mas o caso partilhado pela Universidade da Nambíbia que retrata sobre o tratamento dos residuos sólidos, reciclagem e aproveitamento são temas de bastante interesse para a sociedade no geral,visto que a maior preocupação nos ultimos tempos reside se no facto de acumular”lixo” e transformá-lo em algo reutilizável.
    O projecto chamou – me mais atenção pois vai de acordo a temática do projecto traçado pela Universidade Moçambicana ( Universidade Pedagógica de Maputo)a qual pertenço (reciclagem de papel artesanal nas escolas ) , bastante interessantes os temas relacionados ao EDS.

Alcinda
    Membro
    Número de artigos: 17

1.Irei trabalhar na minha instituição com Reciclagem artesal do papel nas escolas,fogões solares nas comunidades e compostagem/produção

2.Pretendo trabalhar com estes projectos pois nota-se enormes dificuldades nas comunidades em manter -se os recursos , reciclar , reaproveitar contribuindo e favorecendo o meio ambiente
    3. Pretendo trabalhar com colegas da instituição (Universidade Pedagógica de Maputo)estudantes e com a comunidade alvo.

Sonia Maria Omar Chacala
    Membro
    Número de artigos: 7

Tendo analisado, os três vídeos de exemplo de um projeto de Mudança eu gostei mais o de Zimbábue, onde a maior parte dos professores monstram-se preocupados em o aprendizado ser útil na vida social.

Sonia Maria Omar Chacala
    Membro

O tipo de projeto de mudança que eu irei trabalhar é de ‘Promover Círculo de Interesse na formação de professores’.

Penso em trabalhar neste tipo de projeto porque o ‘Círculo de Interesse’ desenvolve várias actividades pedagógicas dentre elas teóricas e práticas que poderão ajudar a várias crianças do compo com dificuldades de progredir com os seus estudos mas, com o domínio prático poderão sustentar-se evitando ser vulnerável.

Para desenvolver este
    projeto penso trabalhar com meus colegas formadores de Ofícios e de outras áreas, com a comunidade para responder noutras áreas como Oleiros, artesãos ( para a feitura de vassouras, conserto de sapatos…), colinaria (pratos Simões e tradicionais) e concurso da retórica(Leitura, análise e interpretação de textos).

Geraldo Mindiate
    Membro
    Número de artigos: 20

De jeito que percebi, podera ser transformada atraves de mudancas de estrategias que pautam para uma educcacao orientada para uma praticaconforme as necessidades actuais.
    A planificacao vai corresponder uma gestao em funcao do curriculo voltada para um ensino onde os alunos podem e devem realizar/dar actividades praticas.

Geraldo Mindiate
    Membro

Concordo com a colega sobre a reutilizacao mas a que observar o tipo de material. na verdade nao lixo, pois pode-se aproveitar para outras funcoes, razao pela qual se da nomeªlixo util.

Antonia Culambane Sopa Sopa
    Membro
    Número de artigos: 4

Quanto ao estudos de caso apresentados são tao interessante e de grande relevância, mas o caso partilhado pela Universidade da Nambíbia que retrata sobre o tratamento dos residuos sólidos, reciclagem e aproveitamento são temas de bastante interesse para a sociedade no geral,visto que o onde moro, na provincia de Tete em Mocambique e esta experiencia devia ser usada visto que os resíduos sólidos urbanos do município estão sendo tratados de forma negligente pelo poder público. Um dos problemas mais preocupantes na cidade está relacionado aos possíveis danos ambientais e de saúde à população, pois apesar de haver o serviço de colecta, ainda é ineficiente, o que contribui para o surgimento de vários pontos de resíduos sólidos urbanos a nível do bairro, dispostos inadequadamente..

Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

O exemplo do Zimbábue é mais ideal ao apresentar o envolvimento de todos professores. Para mim significa o reconhecimento da relevância do projeto; Há consciencialização. Há sinal de união para a mesma causa. Isso vai servir o resto das comunidades.

Anónimo
    Inactivo

A formação e aprendizagem da primeira infância, escola primária e secundária requere uma pedagogia transformadora orientada para acção, que apoie a auto_aprendizagem , a participação e a colaboração, uma orientação para a solução de problemas; Inter e transdisciplinaridade;e a conexão entre a aprendizagem formal e informal.

A formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados:
    Incluir questões de desenvolvimento sustentável como: os riscos de desastres naturais, mudanças climáticas e a biodiversidade no ensino e aprendizagem;
    Inserção de tecnologias na sala de aulas;
    Programas multidisciplinares de desenvolvimento para o estudante.

Amancio Sebastiao Basilio
    Membro

Com que tipo de Projeto de Mudança irá trabalhar?
    por mim pretendo de trabalhar com o projecto de plantio de fruteiras, com a importancia de melhoramento da dieta alimentar nao so mais tambem trata-se de reflorestamento do espaco porque este IFP localiza se num espaco aberto, assim fazendo combate a erosao para este espaco.

Por que é que pensa em trabalhar nesse tipo de Projeto de Mudança?
    Pensei em trabalhar com esse tipo de projecto mudanca porque, para ca do nosso lado e mais rentavel, facil de obter recursos que permitam que o projecto avance com mais flexibilidade

Com quem pensa trabalhar para desenvolver este Projeto de Mudança?
    O grupo alvo neste contesto serao formandos, visto que com eles depois de conceber melhor a informacao irao tambem implementar nas escolas onde forem a trabalhar, sobre tudo nas comunidades

Roseta Benjamim Massaza
    Membro

Todos sao interessantes pra o bem da sociedade.

Joaquina
    Membro

Os exemplos postados, são todos muito importantes e atraentes. Mas o que chamou-me muita atenção, foi o projecto da Universidade da Namibia que ilustra o reaproveitamento das garrafas plásticas. Actualmente, os plásticos têm sido os maiores poluentes devido o seu tempo de degradação que é muito prolongada. Por esta razão, há necessidade de implantar nas escolas aulas ou palestras que ensinem as formas de tratamento dos plásticos de todo tipo.

Ana Nhamavure
    Membro
    Número de artigos: 2

reciclagem e compostagem. a escolha dos mesmos tem como objectivo incutir nas criancas e adolescentes a necessidade de cuidar do meio ambiente e ao mesmo tempo reaproveitar e reutilizar o material descartado.

pretendo trabalhar com professores, alunos e a comunidade.

Paulino Biquitone Josse
    Membro

Eu irei trabalhar com o Projecto de producao horticola com os meus estudantes par uma boa educacao e desenvolvimento sustentavel.

Geraldo Mindiate
    Membro

Geraldo Mindiate Assura. Respondendo as questoes, tenho as seguintes respostas:
    – Todos os videos sao impotanmtes olhando para a sustentabilidade mas destco a primeira ligado ao saneamento do meio. Um dos objectivos para este projecto e criar condicoes para um ambiente limpo e sa.

O mundo actual esta virado hoje em dia em uso de sacos plasticos, latarias, papeis e mais e esses residuos contribuem grandimente para a poluicao ambiental e ass consequencias sao muitas.

Para garantir a relizacao deste projecto, e necessario o envolvimento de professores, alunos e funcionarios da instituicao.

A visualizar 15 artigos - de 31 a 45 (de um total de 78)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.