A visualizar 15 artigos - de 61 a 75 (de um total de 78)
  • Autor
    Artigos
  • Gildo Lindo Dinheiro
    Membro
    Número de artigos: 2

    Os projectos que vi, são bons. Encorajam a engrenar nessa luta pela África melhor, mas há um porem: vimos que tem projectos que seriam impensáveis em algumas realidades como a nossa, pois envolvem o uso de maquinarias, laboratórios e outros meios facilitadores. Confesso que nunca estive num laboratório a sério em toda minha vida escolar, nos que estive sempre foram de faz de conta, sem segurança, sem parâmetros, sem princípios de aprendizagem definidos. Enfim, era só para dizer que usamos laboratório. Encoraja-se sempre a empenhar-se nos estudos mesmo sem condições para tal, assim o fizemos mas temos sempre défice. Exemplo concreto está no uso das tecnologias para participar neste curso, temos inúmeras dificuldades, para alem da rede de internet que para mim é uma verdadeira sabotagem para com a África, em pleno século XXI ainda não temos internet para frequentar condignamente um curso com a mão da UNESCO que para mim é uma instituição mundial de elevado respeito. Todo esforço faremos para que saia um projecto de sustentabilidade aceitável. Se em alguns casos ficamos indiferente é pelas condições. Tentamos tantas vezes e sem sucesso. Mas continuaremos tentando….Vencer é a nossa meta.

    Kind Fradique Ngolo
    Membro
    Número de artigos: 5

    Dentre os estudos de casos apresentados gostei mais do projecto que está a ser aplicado no Mary Mount Teachers College, no Zimbábue, referente a preservação da floresta, pois, pode ser facilmente aplicado na minha localidade em função do problema do abate das florestas para a produção de lenha e madeira que é verificável na minha localidade.
    Os estudos de caso influenciaram os meus pensamentos sobre projecto de Mudança EDS nos seguintes aspectos:

    Ajudaram-me a tomar consciência da veemente necessidade de os projectos de mudança impactarem a região em que pertencemos, bem como, da necessidade de desenvolver pequenas acções formativas para professores e estudantes que posteriormente poderão pôr em prática, na sua localidade, o leque de conhecimento aprendidos ESD.

    Com os Estudos de caso apresentados estou ciente que “é fundamental que se trabalhe em equipe para que se garanta a partilha de ideias, a identificação dos problemas prementes de uma localidade, bem como, a implementação eficaz do projecto de mudança.

    Geraldo Mindiate
    Membro
    Número de artigos: 20

    Irei trabalhar com o projecto de Gestão de resíduos sólidos:Recolha do papel para a produção de carvão da cozinha. Penso trabalhar nesse projeto como forma de gerir os recursos naturais. Garantir o desmatamento ou degradação do ambiente
    Para este trabalho penso em trabalhar com a comunidade das práticas pedagógicas, como professores,alunos formadores e a direção em geral.

    Geraldo Mindiate
    Membro
    Número de artigos: 20

    Todos os projectos são satisfatório. Mais do que isso, os desperdícios de papel podem ser usados para a produção do carvão da cozinha (biomassa.,como forma de reaproveitamento. Formadores formandos farão parte do projecto!

    Cesarina Fonseca
    Membro
    Número de artigos: 8

    Um bom projecto de EDS deve estar estruturado principalmente na qualificação dos professores no sentido de consciencializar todos os professores e formadores de cada uma das creches, escolas e universidades do país sobre a Agenda 2030 e os ODS. Sabemos que o primeiro passo para resolver um problema é identifica-lo e posteriormente falar sobre o problema com o objetivo de encontrar as possíveis soluções e adequações as suas aplicações aos grupos alvo.
    Umas das primeiras soluções seria investir em análises estatísticas, dados efectivos de modo a nortear o princípio dos trabalhos. Saber quem são os nossos professores e os nossos alunos.
    Promover campanhas disseminadoras de informação focada nas demandas dos ODS através de seminários, formações e capacitação principalmente da rede nacional de professores e formadores de todos os níveis de educação de modo a implementar um novo mindset e familiariza-los com o tema para influenciar os alunos a terem um pensamento sistêmico, crítico e analítico sobre as demandas dos ODS e projetarem soluções sobre o assunto inicialmente numa perspectiva local com a possibilidade de escalar para uma perspectiva global futuramente.
    Temos um desafio grande a nível no nosso país no que toca ao acesso à informação. Ocorre um fenômeno chamado centralização da informação, por este motivo, o tema Desenvolvimento Sustentável é pouco conhecido e a maioria das pessoas que conhecem esse tema estão nas classes mais altas da sociedade. É de necessidade urgente, facilitar e fazer chegar as classes mais baixas de forma clara, objectiva e equitativa o tema Desenvolvimento Sustentável.

    Cesarina Fonseca
    Membro
    Número de artigos: 8

    – Projecto focado nas especialidades de engenharia e integrado na visão, missão e política da Agenda 2030.
    – Porque o cumprimento da Agenda 2030 implica mudança no comportamento, no know-how e inovação. A mudança é a única constante na vida.
    – Profissionais de Engenharia que já estejam a implementar os ODS/2030 nos seus negócios.

    Felicia Mario
    Membro
    Número de artigos: 4

    Todos os projectos são muito relevantes e interessantes. Mais o que mais está direcionado ao meu projeto é o do Zimbábue. Como sou professora gostaria de ficar no ensino como ponto de partida de identificação de Projecto de Mudanças e na Educação de desenvolvimento sustentável.

    1. Este Projecto só Zimbábue me influenciou a trabalhar na implementação de métodos de ensino abençoe aprendizagem, baseado no metido de Problem Basic Learning. Para a identificação e resolução de Projectos de Mudanças para EDS.

    2. Desejo trabalhar com os professores de TVET e doendo-nos primário e secundário na programação das suas unidades curriculares e implementação de medrosos de ensinos inovadores que visam incluir EDS nos seus planos curriculares.

    Anarobalo
    Moderador
    Número de artigos: 9

    Sou Ana Robalo, professora no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo – Angola, professora de Informática básica.
    Os projetos aqui apresentados são de extrema importância para uma educação sustentável. Achei bastante importante o projecto da Namíbia com o tratamento de residios sólidos dando enfase a imaginação do que se pode fazer com eles (desde das eco-lixeiras, Caixas de lápis, recipientes de flores e muitos outros produtos são então criados a partir das garrafas plásticas de resíduos recuperadas.
    o Projeto Mudança do Botswana: “Melhor uso de óleo usado para fabricação de sabão: Um projeto de aprendizagem prática”
    Sou professora de “introdução à Informática básica” e costumo trabalhar com interdisciplinaridade nos cursos de química e de geografia, estas disciplinas têm no seu currículo temas relacionados com a educação sustentável. Penso que posso colocar no meu currículo estes temas ajudando desta forma os estudantes a fazerem pesquisas corretas, elaboração de relatórios e apresentação dinâmicas de TIC usando estes temas de educação sustentável
    https://www.youtube.com/watch?v=ZPSV5ieNafs este é um dos exemplos que poderemos aplicar nas disciplinas de TIC / Quimica

    Anarobalo
    Moderador
    Número de artigos: 9

    Todos estes exemplos são bastante interessantes, penso que, os projetos relacionados com a inovação curricular “conceitos de química…” e o projeto de mudança para a prática do ensino, caso de estudo “Exemplo de projeto de mudança de EDS num instituto de Ensino Técnico-Profissional (TVET) de Agricultura Professores de pré-serviço de Geografia e Estudos Ambientais do BTTC: O Projeto de Base Escolar de Educação Ambiental e de Sustentabilidade”, serão linhas que tentarei implementar no meu projeto de mudança. Visto que são matérias que poderei tratar com outros colegas de unidades curriculares como química e geografia dando o contributo com temas de informática, tais como técnicas de pesquisa, tratamento de texto e imagem e gamificação

    Vasconcelos
    Membro
    Número de artigos: 7

    Todos os estudos de casos são interessantíssimos, porém, cada um deles tem a sua especificidade. Dentre eles, os que mais chamaram a minha atenção foram as acções da professora Nozuko e a iniciativa do Colégio Chanceler da Universidade do Malawi que implementou uma Clínica de Justiça Ambiental e Sustentabilidade (EJSC). Assim como nos outros estudos de caso, ambos tiveram o seu ponto de partida em práticas já existentes nas suas comunidades, que por alguma razão deixaram de ser observadas, como é o caso de problemas de higiene dos alunos.

    Depois de analisar os projectos de mudanças, pude perceber que, um projecto de desenvolvimento sustentável tem mais chances de progredir quando partimos de práticas já conhecidas, porém, mal aplicadas, às novas práticas que visam trazer uma perspectiva diferente daquela em que a comunidade esta habituada.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Penso em trabalhar para desenvolvimento deste projecto com a comunidade escolar, direccao, professores, alunos e comunidade.
    Com que tipo de Projeto de Mudança irá trabalhar?
    Conservação do meio ambiente.
    Por que é que pensa em trabalhar nesse tipo de Projeto de Mudança?
    Para conservar o meio ambiente, o bem estar da comunidade.

    Com quem pensa trabalhar para desenvolver este Projeto de Mudança?
    Com todos actores Formandos, formadores funcionário em geral da instituição e a comunidade em geral

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Todos projectos são valiosos

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Com que tipo de Projeto de Mudança irá trabalhar?
    Conservação do meio ambiente.

    Por que é que pensa em trabalhar nesse tipo de Projeto de Mudança?
    Para conservar o meio ambiente, o bem estar da comunidade.

    Com quem pensa trabalhar para desenvolver este Projeto de Mudança?
    Com todos actores Formandos, formadores funcionário em geral da instituição e a comunidade.

    Paulo Augusto
    Membro
    Número de artigos: 29

    Qual dos estudos de caso você mais gostou? E como eles influenciaram seu pensamento sobre seu Projeto de Mudança de Educação para o Desenvolvimento Sustentável? R: Dos estudos de caso apresentados gostei mais do Mary Mount Teachers College, no Zimbabwe. A Prática deste projecto pelos vistos, tudo motivou-nos bastante para continuar a desenvolver o nosso projecto de mudança, pois, o nosso projecto de mudança de Educação para o desenvolvimento sustentável tem haver com a “Gestão de Resíduos Sólidos-Recolha de diverso tipo de lixo para aplicação em várias finalidades”.
    O uso e conservação do meio ambiente parte do saneamento e reciclagem dos resíduos como lixo caseiro.

    Marcelino dos Santos Guilherme
    Membro
    Número de artigos: 9

    Todos projectos sao bons e execuiveis, mas me marcou bastante o projecto implementado no Colégio de Educação de Serowe, em Botswana.

A visualizar 15 artigos - de 61 a 75 (de um total de 78)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.