Página Inicial › Fóruns › Change Project Orientation › Apresente-se
Etiquetas: dafreitas90@gmail.com
-
AutorArtigos
-
Problemas de caráter socioambiental como a erosão dos solos, o desmatamento, a poluição e contaminação dos recursos hídricos por resíduos dos mais diversificados e a extinção de espécies da fauna e flora atingem a humanidade de diferentes formas e intensidades. Perante esse contexto propõe-se que sejam discutidas as questoes do desenvolvimento sustentável,como principais desafios à sua implantação, e evidenciá-lo como uma alternativa possível para a humanidade no sentido de contribuir para a minimização dos problemas socioambientais da atualidade.
Nestes contestos a que salientar de que nos planos curriculares que se incluam temas de debate acerca dos assuntos apontados em debate acima referenciados, e ver como como uma preocupacao pontoal.
Com que tipo de Projeto de Mudança irá trabalhar
nestas circunstancias pretendo trabalhar com o projecto de reflorestamento do patio patio escolar em desuoso, colocando plantas fruteiras de diversas culturas.Por que é que pensa em trabalhar nesse tipo de Projeto de Mudança?
O pensamento surge na sequencia de melhorar a dieta alimentar, dos formandos e tambem como forma de combate a erosao tendo em vista que espaco esta aberto sem nenhuma cultura e por outra e para o rendimento monetario do Centro internato.Com quem pensa trabalhar para desenvolver este Projeto de Mudança?
Este projecto de mudanca ira directamento atingir aos formandos, que ira servir de preparacao dos mesmos para a sua vida profissional nao so mas tambem poderao implementar nas comunidades por onde irao trabalharJoaquina Antunes. Tecnico Médio em Ambiente e Controlo da Qualidade e Licenciada em Engenharia Mecânica. O programa, despertou-me a necessidade de sensibilizar as povoações que vivem próximo aos rios, principalmente em zonas com dificuldade de água potável, no intuito de aprenderem a utilizar essa mesma água. Porque o mal tratamento ou a contaminação dessas águas, não só prejudicará a população, mas também prejudicará os seres vivos (animais e plantas) habitantes destes mesmos meios, sejam eles terrestres ou aquáticos.
Bom dia! Sou Cecília Cassino do Instituto de Formação de Professores Belmiro Obadias Muianga em Cuamba no Niassa- Moçambique.
De princípio dizer que para participar neste curso foi por meio de um convite dos membros de direcção da instituição por onde trabalho e acredito que valeu porque vou aprender e irei partilhar os poucos conhecimentos com os colegas do curso . As ideias iniciais para o meu projecto de mudança,estou a pensar no plantio de árvores de sombra e fruteiras num espaço próximo e logo a entrada do IFP, como forma de ensinar as novas gerações e vindouras o saber fazer em benefício de todos e também como forma de purificar o meio ambiente para além do plantio de estacas de mandioqueiras que servirão para a dieta alimentar dos formandos ao nível do instituto. Conto com a ajuda dos formandos e colegas ao nível do instituto.
A formação e aprendizagem de professores da 1ª infância,escola primária e secundária e a instrução de TVET poderá ser transformadora para responder as preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do séc se os governos investirem nas crianças desde em tenra idade o saber -fazer, se este investir em actividades que tem a ver com preservação do meio ambiente e em actividades instrucionais.
A formaacao e aprendizagem de professores da primeira infancia, escola primaria e secundaria, e a instrucao de TVET, podera ser transformada para responder as preocupacoes de desenvolvimento sustntavel da africa e aos desafios do seculo XXI, atraves do estudo profundo sobre os problemas actuais que aponquentam as comunidades, sob ponto de vista a evitar a sua extinsao,atraves de palestras que poderam ser feitas dentro das comunidades focalizando-se nos aspectos, tais como: ensino e aprendizagem da leitura e escrita,A pesca, a agricultura, mudancas climaticas, areas de justica social (genero) entre outras.
A formacao de professores e o ensino de TVET deve integrar programas cujos conteudos abordam assuntos directamente ligados aos problemas que sao apontados como grandes desafios das comunidaddes.
A formacao e a aprendizagemA formaacao e aprendizagem de professores da primeira infancia, escola primaria e secundaria, e a instrucao de TVET, podera ser transformada para responder as preocupacoes de desenvolvimento sustntavel da africa e aos desafios do seculo XXI, atraves do estudo profundo sobre os problemas actuais que aponquentam as comunidades, sob ponto de vista a evitar a sua extinsao,atraves de palestras que poderam ser feitas dentro das comunidades focalizando-se nos aspectos, tais como: ensino e aprendizagem da leitura e escrita,A pesca, a agricultura, mudancas climaticas, areas de justica social (genero) entre outras.
A formacao de professores e o ensino de TVET deve integrar programas cujos conteudos abordam assuntos directamente ligados aos problemas que sao apontados como grandes desafios das comunidaddes.
A formacao e a aprendizagemPaulino Biquitone Josse, formador de Matemática e Didácticas de Ensino de Matemática no Instituto de Formação de Professores de Angónia na Provincia de Tete, desde 2020, licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique.
Para permitir isso a formação de professores e o ensino de TVET devem proporcionar aos seus educandos conteúdos de tem a ver com o meio ambiente, agricultura e incorporando na sua maioria aspectos práticos.
Este projecto na formação de professores irá a judar aos professores na produção de material didáctico partido de materiais considerado inúteis pela comunidade a judando assim a desenvolver uma educação sustentável na região.
Boa noite, sou Geraldo Mindiate Assura, IFP Morrumbala. apos a leitura minuciosa do texto, descobri que e preciso mudar a maneira de agir e fazer, pois, as novas correntes nos levam a um ensino pela pratica.Precisamos de cultivar um ensino que garanta uma aprendizagem na pratica,olhando para uma educacao virada para o meio ambiente onde estamos. Relativamente a este pensamento surgiu o Tema: Gestao de residuos solidos na escola, olhando a volta da instituicaon que incorpora uma escola Anexa e que a escassos metros existe uma escola com os mesmos problemas,
Geraldo Mindiate Assura-IFP Morrumba
Estamos numa nova era onde e preciso reflectir como gerir o meio onde vivemos. Somos vulneraveis a efeitos climaticos, isto indica que temos que mudar. Esta mudananca envolve a pessoas para garantir um eouilibrio ecosistemaica. temos que olhar a nossa volta, sobre o perigo que e resultante da accao do homem. Oensino deve ser conduzido para uma realidade actual.Para a minha instituição o departamento de ciências naturais e matemática tem desenvolvido algumas atividades nas aulas de praticas laboratoriais para garantir a educação do desenvolvimento sustentável, tais como: produção de algumas hortaliças e criação de animais de pequeno porte.
Sou Joao Tito Yobo, formador do IFP BOM Cuamba.
A ideia inicial que tenho para uma mudança de ESD é de incentivar aos formandos deste Instituto a possuirem conhecimentos básicos de criaçao de avícolas para o sustento tanto da instituiçao assim como pessoal. -
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.