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em resposta a: Learning Action 1 Forum #7112
1- A declaração da Missão e Visão da minha instituição não expressam com bastante clareza o profundo comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
2- Na declaração de Visão, porém são visíveis uma certa preocupação com os problemas do domínio económico e ambiental do nosso país, pelo que, defende-se a necessidade de formar um capital humano altamente qualificado capaz de dar a sua contribuição em prol da resolução destas problemáticas. Ora, esta preocupação expressa na visão da minha instituição é,deveras, relacionada com a definição de desenvolvimento sustentável apresentada na questão.
3- A Declaração de visão e missão da minha instituição inclui: a preservação da cultura do meu país, a promoção e preservação das línguas nativas, a dimensão ambiental, bem como, a necessidade de aprender alguns idiomas estrangeiro. Estes aspectos inclusos na declaração de Visão e missão da minha instituição estão relacionados com os objetivos da EDS e do PAG. Porém, creio que há aspectos que infelizmente não são focados, tais como, a promoção da igualdade de género, a justiça social, equidade e a conscientização ao sentido de pertença em um mundo que enfrenta , actualmente, um conjunto de problemas, tais como o aquecimento global, a destruição da fauna e da flora, o aumento do nível médio das águas do mar, a seca, Etc. Ele não faz uma apelação a necessidade de formar quadros cientes dos problemas que o mundo atravessa que poderão necessariamente promover nos seus educandos a consciência ecológica, a importância da reciclagem dos resíduos, Etc.
4- Eu incluiria na declaração de Visão e missão da minha instituição o seguinte: Formar um pessoalmente docente devidamente capacitado e ciente dos problemas ecológicos, económicos do mundo, preocupado com a preservação da cultura local, com a defesa dos direitos das minorias locais, bem como, com a promoção das economias verdes e energias renováveis.
Formar quadros com forte sentido de comprometimento com os problemas locais, regionais e nacionais, e desenvolver neles um espírito interventivo e participativo.em resposta a: Aprendizagem através da Ação 1 #70351. R: O Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que consiste em atender as necessidades das gerações actuais sem comprometer as capacidades da natureza de atender as necessidades das gerações futuras. Ele inclui a justiça social, a equidade económica, o respeito pela cultura indígena, a preservação da biodiversidade e a promoção do bem-estar geral dos seres humanos.
2- as preocupações críticas de desenvolvimento sustentável na minha localidade têm que com o abate florestal para a produção de carvão e da madeira. Em muitas comunidades da minha localidade derrubar árvores para produzir o carvão para venda é uma maneira de sobreviver, pelo que, impõe-se a resolução deste problema o mais rápido possível.
Outra preocupação tem que ver com a inexistência de contentores para o depósito de lixo em todas as comunidades, o que, faz com que o lixo seja depositado em qualquer local o que coloca em risco a vida da comunidade.
A caça indiscriminada de animais selvagens e fraca fiscalização é outro grande problema.
Porém, outro problema é relacionado com a descontextualização do currículo.
3- As minhas opiniões sobre educação para o desenvolvimento sustentável reflectem uma compreensão do desenvolvimento sustentável reflectida nas nas duas definições apresentadas citadas porque, elas promovem a justiça social, a preservação da fauna e da flora, a equidade económica, o respeito da cultura indígena e a educação hibridificada, bem como, o uso racional dos recursos.
4. O meu projecto de mudança para a sua efectivação exige recursos humanos e financeiros, pois, para realização de palestras nas comunidades em que se verifica o abate indiscriminado das florestas é necessário um meio de transporte e segurança. É também necessário que haja o apoio das autoridades tradicionais locais, bem como, de um especialista em biologia e em educação ambiental.
Porém, quanto ao problema da escassez de contentores trata-se de encontrar junto das comunidades objectos que possam ser adaptados para funcionarem como depósito de resíduos, pelo que, este projecto implica necessariamente uma colaboração com a comunidade.Quanto a reforma curricular exige uma parceria com a Direção provincial da educação onde necessariamente poderemos apresentar as nossas sugestões.
em resposta a: Case Studies #7033Dentre os estudos de casos apresentados gostei mais do projecto que está a ser aplicado no Mary Mount Teachers College, no Zimbábue, referente a preservação da floresta, pois, pode ser facilmente aplicado na minha localidade em função do problema do abate das florestas para a produção de lenha e madeira que é verificável na minha localidade.
Os estudos de caso influenciaram os meus pensamentos sobre projecto de Mudança EDS nos seguintes aspectos:Ajudaram-me a tomar consciência da veemente necessidade de os projectos de mudança impactarem a região em que pertencemos, bem como, da necessidade de desenvolver pequenas acções formativas para professores e estudantes que posteriormente poderão pôr em prática, na sua localidade, o leque de conhecimento aprendidos ESD.
Com os Estudos de caso apresentados estou ciente que “é fundamental que se trabalhe em equipe para que se garanta a partilha de ideias, a identificação dos problemas prementes de uma localidade, bem como, a implementação eficaz do projecto de mudança.
em resposta a: Apresente-se #7031Amável Fradique Ngolo, ISCED-HUAMBO, Angola.
em resposta a: Apresente-se #7030A formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI através da inclusão no currículo de cadeiras e temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável, porém, a realização de palestra, nestas instituições de ensino, cujo o enfoque seja o desenvolvimento sustentável, bem como, a promoção de formações de curta duração aos docentes e discentes destas instituições deverão necessariamente transformar a educação dos professores da primeira infância e da escola primária e secundária para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável de da África e aos desafios do século XXI.
Promover um maior conhecimento sobre os principais desafios que a África enfrenta nos mais variados domínios, tais como:
– A poluição;
– As alterações climáticas;
– A destruição da biodiversidade;
– A sobre-exploração dos recursos naturais.Pois, desta maneira, poder-se-á desenvolver nos professores a consciência ecológica, bem como, autoidentificacao do sujeito com os problemas ambientais, e não, do mundo.
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