Respostas criadas no fórum

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)
  • Autor
    Artigos
  • Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    Estes temas transversais podem ser tratados no curriculo ao nivel de formacao de professores. Por suas vez, elas podem ser tratadas em todas as disciplinas dependendo do tema e em que disciplina se enquadra tomando em consideracao as praticas humanas de cada zona que esta inserida.
    Temas tranversais na Politica e Curriculo da Educacao e Desenvolvimento Humano
    #Educação para a Cidadania Democrática;
    #Educação Rodoviária;
    #Educação Financeira e Fiscal;
    #Educação para a Saúde e Nutrição;
    #Educação para a Ética, Inclusão e Diversidade;
    #Educação para o Empreendedorismo;

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
    R//: Ajudou-nos nas questoes criticas da educacao para o desenvolvimento sustentavel que poderia ser inserido no processo de ensino e aprendizagem dentro das areas de ensino/disciplinas ou departamentos, por exemplo o meu que esta enquadrado nas actividades praticas e tecnologicas.
    Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
    R//: No projecto da mudanca para potenciar actividades activas na garantia de boas pratica para saude do meio ambiente e producao do meio didactico precisa envolvimento da comunidade escolar…

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    Antropoceno definido como a epoca geológica caracterizada pelo impacto negativo do homem nos ecossistemas da Terra.

    O sistema terrestre refere-se ao funcionamento do ambiente natural do planeta Terra, bem como aos diferentes elementos ou subsistemas que compõem a sua estrutura.

    Biodiversidade é o nome que se dá à variedade de ecossistemas (capital natural), espécies e genes existentes no mundo ou num determinado habitat natural.

    A Terra é considerada um sistema fechado uma vez que não há permuta de matéria entre ela e o meio envolvente (pelo menos que seja significativa), havendo apenas trocas de energia.

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP? R//: ajudou bastante a rever os programas de IFP da cidade de tete no que diz respeito ao enquadramento dos objectivos da Educacao para o Desenvolvimento Sustentavel e que nao práticamos…

    O projecto de mudanca melhorou o nosso pensamento a partir de trabalhos em equipa transformamos o nosso meio ambiente estavel, ajuda melhorar as instituicoes de ensino tecnico profissionais na implementacao de novos imperativos do curriculo nacional.

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    1.
    Foi possível vermos o desenvolvimento sustentável num ângulo diferente baseando-se no ET em que podemos simplesmente descartar o que vê a ser inconveniente pra o nosso projecto de mudança! Assim tornou-se possível analisar e compreender as raízes do projecto.

    2.
    Para uma compreensão mais critica de DS e EDS em nosso contexto podemos trabalhar com um do principais objetivos da sustentabilidade da Sade e bem-estar olhando para o título do projecto d mudança apresentado e assim assegurar um vida saudável e promover o bem-estar para todos e em todas as idades.

    3.
    Ainda deve-se discutir a questão de se daqui a 10 anos podemos garantir que todos os formandos/alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.

    4. Insistência na revisão do plano curricular e inclusão de EDS em todas as áreas de formação.

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7

    1- O desenvolvimento sustentável é a composicao de um onjunto de princípios que permeiam o desenvolvimento abiental e social e assim este é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
    1.1- As preocupacoes criticas de EDS na minha comunidade cingem-se no uso racional dos recursos ambientais com o propósito de conservação.

    2- Até ao ponto de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

    As implicacoes para o desencolvimento do projecto relacionado ao <<Plantio de Horticolas no IFP da Cidade de Tete>> sao problemas fitossanitários mais importantes de cada semente, o intuito de culturas hortícolas com potencial de desenvolvimento na cidade de Tete. E para isso olhamos para o Desenvolvimento em Agricultura Ecológica em campo de produção mediante o plantio de mudas de alta qualidade.

    Esperanca Tiago Agostinho
    Membro
    Número de artigos: 7
    em resposta a: Apresente-se #6854

    Esperança Tiago Agostinho Lino, Departamento de Actividades Práticas, Instituto de Formação de Professores, Cidade de Tete, Moçambique.

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)