Respostas criadas no fórum
-
AutorArtigos
-
em resposta a: Respostas às questões e preocupações de sustentabilidade #7147
Estes temas transversais podem ser tratados no curriculo ao nivel de formacao de professores. Por suas vez, elas podem ser tratadas em todas as disciplinas dependendo do tema e em que disciplina se enquadra tomando em consideracao as praticas humanas de cada zona que esta inserida.
Temas tranversais na Politica e Curriculo da Educacao e Desenvolvimento Humano
#Educação para a Cidadania Democrática;
#Educação Rodoviária;
#Educação Financeira e Fiscal;
#Educação para a Saúde e Nutrição;
#Educação para a Ética, Inclusão e Diversidade;
#Educação para o Empreendedorismo;em resposta a: Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1 #7145Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP?
R//: Ajudou-nos nas questoes criticas da educacao para o desenvolvimento sustentavel que poderia ser inserido no processo de ensino e aprendizagem dentro das areas de ensino/disciplinas ou departamentos, por exemplo o meu que esta enquadrado nas actividades praticas e tecnologicas.
Como poderá trabalhar para uma compreensão mais crítica de DS e EDS no seu contexto?
R//: No projecto da mudanca para potenciar actividades activas na garantia de boas pratica para saude do meio ambiente e producao do meio didactico precisa envolvimento da comunidade escolar…em resposta a: Conhecimento do Meio Ambiente e Sustentabilidade #7144Antropoceno definido como a epoca geológica caracterizada pelo impacto negativo do homem nos ecossistemas da Terra.
O sistema terrestre refere-se ao funcionamento do ambiente natural do planeta Terra, bem como aos diferentes elementos ou subsistemas que compõem a sua estrutura.
Biodiversidade é o nome que se dá à variedade de ecossistemas (capital natural), espécies e genes existentes no mundo ou num determinado habitat natural.
A Terra é considerada um sistema fechado uma vez que não há permuta de matéria entre ela e o meio envolvente (pelo menos que seja significativa), havendo apenas trocas de energia.
em resposta a: Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1 #7142Como esta Aprendizagem através da Ação o/a ajudou a rever os seus programas de ET/EFTP? R//: ajudou bastante a rever os programas de IFP da cidade de tete no que diz respeito ao enquadramento dos objectivos da Educacao para o Desenvolvimento Sustentavel e que nao práticamos…
O projecto de mudanca melhorou o nosso pensamento a partir de trabalhos em equipa transformamos o nosso meio ambiente estavel, ajuda melhorar as instituicoes de ensino tecnico profissionais na implementacao de novos imperativos do curriculo nacional.
em resposta a: Tarefa: Projeto de Mudança Parte 1 #69991.
Foi possível vermos o desenvolvimento sustentável num ângulo diferente baseando-se no ET em que podemos simplesmente descartar o que vê a ser inconveniente pra o nosso projecto de mudança! Assim tornou-se possível analisar e compreender as raízes do projecto.2.
Para uma compreensão mais critica de DS e EDS em nosso contexto podemos trabalhar com um do principais objetivos da sustentabilidade da Sade e bem-estar olhando para o título do projecto d mudança apresentado e assim assegurar um vida saudável e promover o bem-estar para todos e em todas as idades.3.
Ainda deve-se discutir a questão de se daqui a 10 anos podemos garantir que todos os formandos/alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.4. Insistência na revisão do plano curricular e inclusão de EDS em todas as áreas de formação.
em resposta a: Aprendizagem através da Ação 1 #69641- O desenvolvimento sustentável é a composicao de um onjunto de princípios que permeiam o desenvolvimento abiental e social e assim este é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
1.1- As preocupacoes criticas de EDS na minha comunidade cingem-se no uso racional dos recursos ambientais com o propósito de conservação.2- Até ao ponto de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
As implicacoes para o desencolvimento do projecto relacionado ao <<Plantio de Horticolas no IFP da Cidade de Tete>> sao problemas fitossanitários mais importantes de cada semente, o intuito de culturas hortícolas com potencial de desenvolvimento na cidade de Tete. E para isso olhamos para o Desenvolvimento em Agricultura Ecológica em campo de produção mediante o plantio de mudas de alta qualidade.
em resposta a: Apresente-se #6854Esperança Tiago Agostinho Lino, Departamento de Actividades Práticas, Instituto de Formação de Professores, Cidade de Tete, Moçambique.
-
AutorArtigos