Respostas criadas no fórum

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  • Faustino Almeida
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    Foi necessário a comparação e avaliação dos programas correntes nas ET/EFTP, estes programas nas escolas técnicas ou escolas de formação técnica profissional não prioriza a componente prática com maior tempo de leccionação, o que poderia ser o contrário nas instituições profissionais. Os estudantes nas escolas profissionais deveriam se ocupar o maior tempo (cerca de 60%) em actividades práticas. Neste, o formando iria sair com uma dupla vantagem para sociedade no local de trabalho.

    Para trabalhar a uma compreensão mais crítica de DS (Desenvolvimento Sustentável)e EDS (Educação de Desenvolvimento Sustentável), no meu contexto poderá transformar (o ensino), em acções concretas, levaria o aluno/formando ao terminar o nível académico escolar teria uma noção básica profissional, e pronto para apoiar a sua comunidade.

    É preciso discutir e reformular os programas de ensino em curso nas instituições de ensino no país.

    Sim posso fazer isso. Entretanto sugeri aos colegas da instituição (EPF Marrere), do Departamento de comunicação de Comunicação e Ciências Sociais para preparar um ensino-acção prática.

    Faustino Almeida
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    Número de artigos: 6
    em resposta a: Apresente-se #7091

    Faustino Almeida, formador do IFP Marrere. Primeiramente o grupo do Instituto de Formação de Professores de Marrere, tinha apostado na criação do gado Suíno. Respeitando os costumes da comunidade da província de Nampula, um número considerável professa a religião muçulmana, naturalmente testam e estranham o gado Suíno, o grupo decidiu consensual apostar na cultura horticultura. Está pode melhorar ainda mais a dieta do instituto e a comunidade local residente. O projecto está na fase embrionária, não começou dar frutos visíveis mas tem sinais.

    Faustino Almeida
    Membro
    Número de artigos: 6

    Sustentabilidade corresponde ao comportamento do homem em relação ao conhecimento indígena que pode permitir q transformação desse conhecimento ao desenvolvimento do saber em benefício da comunidade local. Esse saber deve transformar se em DS a partir dos recursos locais.

    Deve respeitar as políticas da comunidade, participação por igualdade do gênero, as culturas locais.

    As respostas às questões e preocupações de é da inteira responsabilidade da respectiva sustentabilidade é da comunidade indígena coordenado pelo professor da comunidade.

    Faustino Almeida
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    Número de artigos: 6

    Meio ambiente e sustentabilidade estes dois conceitos têm um relacionamento se forem correctamente usados, ora vejamos: No meio ambiente é onde se encontra os seres vivos racionais e irracionais.

    Meio ambiente é tudo que nos rodeia no nosso, exemplo (rios, montanhas, árvores, florestas, cidades, bairros, casas, entre outros). O homem precisa usar ou explorar os recursos existentes no meio ambiente para proteger a vida do próprio homem na terra e permitir a melhoria da vida dos seres vivos (o homem). Esta exploração deve ser racional para não prejudicar a futura geração, respeitar as políticas, as culturas e a equidade do gênero. A sustentabilidade começa com os professores, deve ensinar como explorar e proteger o seu meio ambiente onde ele se encontra.

    Faustino Almeida
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    Na visão da instituição, o grupo de formadores do IFP de Marrere, província de Nampula, a criação de gado Suíno disseram que o projecto deve servir de exemplos entre várias instituições com o mesmo carácter de formação de professores existentes na província de Nampula em particular e Moçambique em geral, na região norte do país.deve responder as necessidades básicas do instituto no aspecto econômico e político.

    Deve ter a missão de desenvolver no futuro profissional iniciativas, competências, inovações, eficácia na formação de professores orientados pelos projectos de DS com convicções económicas na localidade, distrito, província e Moçambique no seu todo, influenciando positivamente na educação e vida económica, política, cultural da comunidade, perspectivando um melhor futuro da nova geração.

    Faustino Almeida
    Membro
    Número de artigos: 6

    DS – é uma acção do professor deve implementar na sua comunidade, esta vai permitir aperfeiçoamento de projectos locais que facilitem ou apoie a comunidade praticar através de recursos locais existentes. Estes DS devem respeitar as necessidades das gerações actuais. O DS exige o envolvimento do meio ambiente, justiça social, o bem estar, a equidade económica, justiça do gênero e o conhecimento indígena no currículo e nos programas.

    As críticas por parte dos colegas, se preocupam com os recursos financeiros para fazer fase ao projecto. Como envolver a comunidade escolar se esta está fora do sistema. A estratégia a aplicar para implementar a iniciativa, envolvendo os colegas e todos funcionários da instituição.

    EDS – é a acção que consiste o professor transmitir à nova geração em desenvolvimento partindo dos recursos locais. Neste, o professor deverá trabalhar com a comunidade, colegas de serviço.

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