Esta secção considera algumas dimensões importantes da EDS que podem ajudar os professores/educadores de EFTP a fortalecer as práticas de EDS.
Na nossa Aprendizagem através da Ação anterior, passamos algum tempo sobre a importância da cultura e da EDS e analisamos alguns aspetos da integração dos conhecimentos indígenas na educação. Aqui discutimos isso ainda mais como um componente da aprendizagem transformadora.
Catherine Odora-Hoppers é uma conhecida estudiosa da África Austral que tem feito pesquisas sobre o conhecimento e educação indígenas. Ela frequentemente discute o problema das abordagens eurocêntricas à educação, destacando que incluir o conhecimento indígena é uma das importantes dinâmicas da aprendizagem transformadora. Isso é importante para garantir que a aprendizagem seja socioculturalmente situada e significativa para os alunos. Tal abordagem pode facilitar a ‘aprendizagem como conexão’, onde os alunos conseguem entender conceitos mais abstratos, relacionando-os também com o que lhes é mais familiar.
A inclusão do conhecimento indígena nas atividades da EDS também pode oferecer aos alunos uma variedade mais ampla de conhecimentos para trabalhar na educação, permitindo que uma ecologia de conhecimento mais ampla coexista nas nossas salas de aula. Isso reconhece e afirma a pluralidade de saberes e diversas formas de conhecer (ou seja, não há apenas uma maneira de conhecer algo). O programa A Sustentabilidade Começa com os Professores, incentiva-nos a incluir o conhecimento indígena e local no seu trabalho da EDS e vinculá-lo ao conhecimento científico, e a outras formas de conhecimento, como conhecimento experimental, para proporcionar aos alunos uma experiência educacional mais completa.
Para a EFTP é importante incluir tanto o conhecimento prático quanto o conhecimento teórico, pois muito conhecimento teórico na educação profissional ganha significado quando aplicado na prática. Tome nota da citação da UNESCO abaixo ao pensar sobre os métodos de ensino.
“Não existe um modelo universal de EDS… Cada país deve definir a sua própria sustentabilidade, prioridades e ações educacionais. As metas, ênfases e processos devem, portanto, ser definidos localmente para atender às condições ambientais, sociais e económicas locais de maneira culturalmente apropriada. ” (UNESCO, 2005)
Continue com os Materiais do Curso da Ação de Aprendizagem 3 e exemplos de casos de pesquisa de como a CI (Conhecimento Indígena) foi mobilizada nas práticas de EDS. Os exemplos discutidos na Matéria do Curso também mostram a importante relação que existe entre a prática patrimonial e o conhecimento explicativo moderno, ambos importantes para o desenvolvimento do conhecimento dos meios de subsistência e bem-estar em situações contemporâneas de risco socioecológico.
O’Donoghue, Shava and Zazu (2013) tem um modelo interessante que mostra a relação entre a prática patrimonial e o conhecimento explicativo moderno, ambos importantes para o desenvolvimento do conhecimento dos meios de subsistência e bem-estar em situações contemporâneas de risco socioecológico. Este modelo, a seguir, nos ajuda a evitar a dicotomização do conhecimento indígena e científico, em vez de buscar uma variedade mais rica de conhecimentos para incluir na educação.
Figura 1 Interações de aprendizagem através da experiência quotidiana, herança e o que é conhecido atualmente (O’Donoghue et al., 2013).
Ao longo desta Aprendizagem através da Ação, pense nas palavras de Odora-Hoppers e no modelo apresentado por O’Donoghue, Shava e colegas, e como isso pode moldar, influenciar e potencialmente enriquecer o seu pensamento pedagógico e as experiências de aprendizado dos seus alunos.
É muito importante que os processos da EDS envolvam as pessoas em ações de desenvolvimento sustentável. Tem havido preocupações contínuas, na SADC e noutros lugares, de que as práticas atuais da EDS não estão realmente contribuindo para o desenvolvimento de alternativas viáveis de desenvolvimento sustentável, ou para o alívio significativo da pobreza e melhoria da qualidade de vida. Isso introduz um foco em ações práticas nas discussões da ESD no contexto da África Austral. Há um forte apoio e motivação para incluir um foco na ação prática na EDS, mas há pouca orientação fornecida de como isso deve ser feito. Embora seja importante focar na ação prática, a inação também pode ajudar a reduzir ou a alterar as condições estruturais que causam os problemas em primeiro lugar, portanto, deve-se tomar cuidado para não perpetuar práticas insustentáveis ou inadequadas por meio do foco apenas nas ações.
Para ajudar a refletir sobre as ações de desenvolvimento sustentável em sua comunidade local, responda às seguintes perguntas:
Peça aos alunos de formação de professores / EFTP com quem trabalha para ajudá-lo a onstruir uma videoteca no YouTube de outras ações de desenvolvimento sustentável que estão a surgir na África. Como eles podem ser usados para a prática de ensino? Peça aos alunos que identifiquem ações locais de desenvolvimento sustentável nas suas comunidades. Também começamos a analisar alguns deles na Aprendizagem através da Ação anterior, então com estes já tem uma biblioteca de vídeos iniciais para usar!
Clique aqui para continuar com o Estudo de Caso.
Abra a matéria do curso da Aprendizagem através da Ação 3: Aprendizagem Transformativa e Ambientes de Aprendizagem, e trabalhe com o seu caderno. O’Donoghue (2019,) trabalhando com o trabalho de Anne Edwards (2014), desenvolveu uma estrutura sobre como envolver as pessoas em ações de desenvolvimento sustentável por meio do aprendizado que adaptamos para este curso
Esta estrutura de sequência de aprendizagem, promove um processo de T-learning expansivo baseado no processo de disciplinas (aprendizagem transformadora e transgressiva) para orientar os processos da EDS. Essa estrutura também é descrita no Caderno do Curso de Aprendizagem através da Ação 3, e será um recurso central para nós neste curso para pensarmos e planearmos os processos de T-learning.
Use o modelo de sequência de T-learning acima para planear uma aula ou atividade de ensino com os seus alunos que: