Rever a Visão e a Declaração de Missão da sua instituição e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Numero 4

Passo 3 – Trabalhar juntos para rever a visão e a missão da sua instituição de uma perspetiva da EDS

Clique aqui para ler o Estudo de caso.

Obtenha uma cópia da declaração de Visão e Missão da sua instituição. Use as seguintes perguntas como orientação para revê-la

  • Até que ponto isso reflete a sua compreensão do desenvolvimento sustentável?

  • Até que ponto reflete a definição de desenvolvimento sustentável que diz: “O Desenvolvimento Sustentável é desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”? Pensa que isso é necessário ou não?

  • Até que ponto a declaração de Visão e Missão da sua instituição reflete os objetivos da EDS e do PAG?

  • Como reestruturaria/reformularia a declaração de Visão e Missão da sua instituição para refletir mais substancialmente o DS e a EDS (com base na sua compreensão desses conceitos e o seu contexto)?

Compartilhe suas descobertas de sua revisão no Fórum para Ação de Aprendizagem 1.

Passo 4 – Rever o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Número 4, especialmente o Objetivo 4.7 e considerar as suas implicações para o seu Projeto de Mudança

Clique aqui para continuar com o nosso Estudo de Caso.

Tenha sempre em mente as qualidades de um bom projeto de mudança ao trabalhar no seu projeto de mudança!

Conforme discutimos na Orientação do Projeto de Mudança, as seguintes qualidades de um bom Projeto de Mudança EDS podem servir como orientação para conceituar e planear o seu Projeto de Mudança EDS. Também podem ser usadas para rever e avaliar Projetos de Mudança EDS.

  • Devem responder e potencialmente contribuir para as políticas e estratégias nacionais e institucionais relevantes

  • Devem estar alinhadas com as estruturas curriculares nacionais e institucionais e potencialmente contribuir

  • Devem ter um impulso de aprendizagem claro (EDS)

  • Devem melhorar o envolvimento e a comunicação entre os departamentos

  • Devem ter uma abordagem global da instituição, sempre que possível

  • Devem-se concentrar numa variedade de esferas de aprendizagem

  • Devem promover a aprendizagem ao longo da vida e o envolvimento com as comunidades

No site www.globalgoals.org encontrará mais informações sobre os ODS, e na próxima Aprendizagem através da Ação, iremos analisá-los com mais detalhes. Conforme discutido na Introdução deste curso, existem 17 ODS. O objetivo 4, que foca na Educação de Qualidade, é de interesse aqui.

Figura 1 Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Clique aqui para abrir um resumo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

UNESCO (2015:2) descreve a educação de qualidade assim:

A educação de qualidade promove a criatividade e o conhecimento, e garante a aquisição das habilidades fundamentais de alfabetização e numeração, bem como habilidades analíticas, de resolução de problemas e outras habilidades cognitivas, interpessoais e sociais a alto nível. Também desenvolve as habilidades, valores e atitudes que permitem aos cidadãos levar uma vida saudável e realizada, tomar decisões informadas e responder aos desafios locais e globais por meio da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) e educação para a cidadania global (GCED).

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4 diz: “Assegurar uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (UNESCO, 2015:7)

Sob este objetivo, há um alvo (4.7) que diz:

Alvo 4.7:

Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, incluindo, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e sem violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.