Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os desafios da sustentabilidade em África

Clique aqui para abrir e ler o Estudo de Caso.

Assista ao vídeo TEDxEuston sobre Desenvolvimento Sustentável na África ‘conectando a fonte com uma nova geração’ do Dr. Million Belay da Etiópia e como eles se reportam à África Austral. O que pode aprender com este vídeo para o seu Projeto de Mudança?

Pode encontrar dois ou três vídeos relevantes sobre os ODS na África, ou na África Austral.

Considere como poderá usá-los na sua prática de ensino.

Unindo a cultura, sociedade, política, economia e biodiversidade, no pensamento de desenvolvimento sustentável

No vídeo acima, Million Belay chama a atenção para a importância de incluir a cultura na educação para a sustentabilidade. Ele argumenta que a cultura é a ‘fonte’ da nossa aprendizagem, mas não desenvolvemos isso bem na nossa prática. A EDS dá-nos a oportunidade de ver como a cultura é importante para as preocupações de sustentabilidade.

Rob O’Donoghue desenvolveu um modelo que mostra que “a Terra é um mundo vivo composto de muitos ambientes [biofísicos, sociais (culturais), económicos e políticos] que experimentamos no ambiente em que vivemos” (2001: 3; veja abaixo). Cada aspeto interage com os outros, e comunidades de humanos e de outros seres vivos também interagem para moldar o nosso meio ambiente.

Considere o vídeo acima que acabou de assistir. Pode identificar como os pontos de vista de Million Belay e Rob O’Donoghue podem ser usados com professores estudantes ou instrutores de EFP para abordar os objetivos e prioridades de desenvolvimento sustentável na África Austral, para desenvolver uma melhor compreensão da natureza interativa e multidimensional dessas questões.

Figura 1 Modelo de O’Donoghue (2001) mostrando a dinâmica de interação do nosso meio ambiente. Todas essas dimensões são relevantes para a compreensão das preocupações com o desenvolvimento sustentável.

Leia a secção sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e como eles se relacionam à África Austral no material do folheto do Curso de Aprendizagem através da Ação de 2. Depois de ter trabalhado nesta secção, visite o site www.globalgoals.org e leia os ODS com mais detalhes para se familiarizar com eles. Leia alguns dos artigos sobre ‘os Objetivos Globais 5’ na página inicial e algumas das perspetivas atuais sobre os objetivos globais, e debates sobre os objetivos globais e o COVID-19. Faça alguma pesquisa sobre os ODS na África e no seu próprio país. (por exemplo, poderá visitar o site dos ODS na África Central para acompanhar o discurso sobre os ODS na África.

Quais dos ODS, na sua opinião, são mais importantes para a África Austral? Quais dos debates sobre os ODS mais gosta? Quais são mais relevantes para o seu contexto e seus programas de educação ET/EFTP? O que priorizaria nos seus programas de ensino? Por que faria isso?

  • Como poderão os formadores de professores/EFTP contribuir para a realização de aspetos-chave relevantes para os ODS na África Austral?
  • Que papel eles poderão desempenhar?
  • Que papel poderá você desempenhar?
  • O que isso significa para a mudança na sua instituição de ensino de professores/EFTP?

Clique aqui para continuar com o Estudo de Caso.