Para reconhecer e qualificar as contribuições substanciais feitas pelo seu Projeto de Mudança para a agenda da Educação 2030, pode utilizar uma ferramenta de acompanhamento e avaliação adicional, nomeado modelo de escala de Re-Solve, que o ajudará a refletir ainda mais sobre o seu projeto, de forma a considerar como pode escalar o projeto para maior impacto. Também o ajudará a gerir os processos globais do projeto, à medida que se desenrolam, e a destacar os resultados não intencionais e pretendidos do projeto, seguindo as histórias de criação de valor que já criou.
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Os processos de escala frequentemente ocorrem simultaneamente ao longo de várias dimensões. Estes processos podem ser favoráveis uns aos outros, ou também podem estar em contradição. Três dimensões comuns de escala que deverá considerar para escalar o impacto do seu Projeto de Mudança são:
Figura 1 Níveis e tipos de escala para impacto
O modelo de escalagem Re-Solve (SWEDESD, 2018) é uma ferramenta de processo reflexivo e iterativa para avaliar o impacto, dimensionando o potencial e as vias para o seu Projeto de Mudança. É composto por uma série de workshops, que são projetados para permitir que as partes interessadas do Projeto de Mudança reflitam e autoavaliem
atividades existentes, e para definir visões, estratégias e ações para realizar as intenções de escala desejadas.
Aqui resumimos brevemente como pode abordar a tomada de decisão sobre o que escalar a partir do seu Projeto de Mudança.
Partilhe o seu plano de ação com os seus colegas participantes e facilitadores. Concentre-se em QUE aspeto do Projeto de Mudança EDS que deseja escalar, QUEM estará envolvido, COMO planeia fazê-lo e QUANDO será feito. Lembre-se também de indicar PORQUE é importante.