Conforme apresentado na Sessão 2, a EDS busca apoiar a aprendizagem transformadora. Ao desenvolver abordagens de aprendizagem transformadora, é sempre importante usar métodos com propósito. Se alguém pensar porque one wants to use a particular method, and se deseja usar um método específico, e como o método pode ser combinado em sequências de aprendizagem de investigações em expansão e desenvolvimento de novos conhecimentos e práticas, que ajudam os alunos a aprender não apenas sobre sustentabilidade, mas também como agir e aplicar os seus valores e ética, então pode-se pensar em usar uma série de métodos diferentes, em sequência. A sequência dos métodos é importante, pois é isso que, em última análise, compõe um processo de aprendizado transformador que usa diferentes métodos numa sequência de aprendizagem aberta, ativa e mudança liderada pela ética.
Na EFTP também é muito importante desenvolver abordagens transformadoras para a aprendizagem. Cada vez mais, estamos a aprender que o conceito de um ‘local de demonstração produtivo’ que significa um local onde se pode modelar e coaprender uma prática com outros, oferece uma opção muito boa de T-learning para EFTP. Também envolve a sequência de aprendizagem de situar os problemas no contexto e no assunto, expor ou examinar opções usando o pensamento sistémico, e realizar investigações conjuntas sobre como os problemas podem ser resolvidos, relatando e sugerindo como a demonstração prática pode ser melhorada. Desta forma, os alunos aprendem teoria e prática juntos, teoria e prática – na prática! Um exemplo de projeto de um site de demonstração produtivo desenvolvido por alunos pode ser encontrado no site Amanzi for Food,e no canal do YouTube Amanzi for Food . Outro bom exemplo pode ser encontrado no Projeto de Mudança da EDS da Namíbia envolvendo a criação de ‘cafés de reparo’ em instituições de EFTP na Namíbia. Outros exemplos de demonstrações práticas podem ser encontrados no Canal do YouTube Eastern Cape Together, com a história da ‘lavadora de mãos sem toque’ sendo um belo exemplo desenvolvido durante o período do COVID-19 por carpinteiros que aprenderam a se adaptar ao problema sem água para lavagem das mãos.
Veja a Matéria do Curso da Aprendizagem através da Ação 3 sobre Pedagogias Transformativas para o ensino de EDS. Depois de examinar esta secção, reflita sobre como planearia uma sequência de aprendizagem ativa com os seus alunos, usando o modelo de sequência de T-learning apresentado na nossa última sessão ou a estrutura de aprendizagem ativa, conforme visto abaixo.
Clique aqui para ler o Estudo de Caso.
Figura 1 (acima) Estrutura de Aprendizagem Ativa consistindo em Encontros de Inquérito, Busca de Informações, Relatórios e Tomada de Ações (O’Donoghue, 2005, citado Rosenberg et al., 2013)
Figura 2 (abaixo) Sequência T-learning sequence (adaptada de O’Donoghue, 2019 extraída de Edwards, 2014 e adaptada para este curso)
Com base nesses modelos de T-learning, reflita sobre as seguintes perguntas: