Nesta parte do Projeto de Mudança da ESD e na Learning Action 3, vamos rever diferentes abordagens de aprendizagem, identificando aquelas que promovem a aprendizagem ativa e ‘handprints’ (ou movimento positivo) para a mudança, o pensamento crítico e a aprendizagem transformadora (T-learning). Vamos considerar como a aprendizagem pode emergir da cultura e da experiência, e pode ser transformada através de envolver os alunos em inquéritos de profundidade locais usando o pensamento de sistemas, e dando-lhes a oportunidade de encontrar novos conhecimentos para expandir os seus inquéritos – e depois narrar, projetar e modelar opções mais justas e sustentáveis, possibilidades e alternativas que são conduzidas pela ética, e que refletem empatia e preocupação por si mesmo, outros e comunidade, e compaixão e mudança propositada (ver o diagrama abaixo).
Você pode baixar a Ação de Aprendizagem 3 abaixo. O passo final para a Learning Action 3 é completar a Atribuição discutida abaixo com a sua comunidade de membros de prática.
Concluímos a Ação de Aprendizagem 3 com a TASK 3:
Alterar Projeto Parte 3 – Ambientes transformativos de aprendizagem e aprendizagem
Nesta atribuição, focamo-nos particularmente no modelo pedagógico de aprendizagem t-learning para uma aprendizagem expansiva que pode ser usada para fazer com que os processos do ESD Change Project funcionem na prática. Isto porque a ESD não pode trabalhar sem foco na aprendizagem de T, aprender algo novo e aprender a fazer algo sobre os desafios que enfrentamos no mundo.
Ao planear uma sequência de aprendizagem como esta, também é útil identificar materiais de aprendizagem com os professores e instrutores de TVET com quem trabalha. Partilhamos o modelo novamente e encorajamo-lo a usá-lo com os seus professores estudantes, pois planeiam aulas para praticar o ensino. Este modelo pode ser utilizado em todas as configurações – ECD, Ensino Básico, Secundário e em processos pedagógicos TVET.
Figura 1 Planeie uma sequência de Mudança de Aprendizagem T para o seu tema (Adaptado de O’Donoghue 2019, adaptado de Edwards, 2014).
Desenvolva um plano de aprendizagem de T(com materiais selecionados)e implemente-o com os seus professores/instrutores de TVET utilizando o modelo pedagógico de aprendizagem de T expansivo. Desenvolver um “plano pedagógico” e recolher recursos de aprendizagem para o seu programa de educação de professores da ESD que inclua:
Neste processo, utilize uma diversidade de métodos e materiais de aprendizagem (incluindo novos métodos que nunca utilizou antes), foque-se no valor e ética que são importantes no contexto, e atividades que podem transformar o ambiente de aprendizagem, oferecendo também oportunidades para a aprendizagem transformadora.
Tente implementar ou pelo menos testar parte do seu plano pedagógico e refletir criticamente sobre ele do ponto de vista “transformativo do ESD”. O que acha que conseguiu alcançar? O que ainda precisa fazer?
Diretrizes de atribuição
Formato: Plano escrito de aprendizagem de T como um documento de palavra/.pdf ou uma apresentação de powerpoint (isso pode ser feito com os seus alunos que estão planejando para o ensino prática, ou como uma atividade com os seus alunos se você planeja uma sequência de aprendizagem T para eles se envolverem como parte da sua educação de professores da ESD).
Comprimento: +- 3 páginas / 3-5 ppt slides.
Estrutura: Utilize o modelo padagógico de aprendizagem de T expansivo para desenvolver um “plano pedagógico” para o seu programa de educação de professores da ESD. Indicar quais os materiais que utilizará para apoiar a aprendizagem.
Uma vez concluída a atribuição, por favor submeta a sua atribuição De Aprendizagem Action 3 abaixo.