Aprendizagem através da Ação 4: Um Estudo de Caso

O quarto passo do Curso Online ‘Sustentabilidade Começa com professores’ é refletir criticamente sobre a forma como avaliamos a EDS e a avaliação de design de uma aprendizagem significativa para a EDSO quarto passo do Curso Online ‘Sustentabilidade Começa com professores’ é refletir criticamente sobre a forma como avaliamos a EDS e a avaliação de design de uma aprendizagem significativa para a EDS.

Resultados da Aprendizagem

No final desta aprendizagem através da ação, deverá ser capaz de :

  • Conceber pelo menos duas avaliações que avaliam aspetos de aprendizagem significativa para a EDS que tambem reflitam os princípios da EDS.
  • Decidir como fortalecer o seu Projeto de Mudança escolhido com avaliações ricas em pensamento criativo e crítico, que desenvolvem competências de padrão elevado, e que avaliam uma aprendizagem significativa.

Clique aqui para ler o Estudo de Caso.

A avaliação da aprendizagem significativa, tal como indicada na Tabela 1 e Figura 1 abaixo, é adequada à EDS. Fink (2003) explica que “uma aprendizagem significativa é a aprendizagem que faz a diferença na forma como as pessoas vivem – e no tipo de vida que são capazes de viver”. Esta abordagem de avaliação alinha-se bem com o nosso interesse em T-learning como explorado na Aprendizagem através da Ação 3.

 

Nesta Aprendizagem através da Ação, trabalhamos em estreita colaboração com uma versão adaptada da taxonomia de Dee Fink (2003) de aprendizagem significativa. A tabela e o diagrama abaixo fornecem um resumo dos seis tipos de aprendizagem que, em conjunto, constituem aquilo a que Fink (2003) se refere como uma experiência de aprendizagem significativa.

Esta seção baseia-se num trabalho desenvolvido por Shumba, Mandikonza e Lotz-Sisitka (em impressão) para orientar a avaliação do EDS na África Austral, e para orientar esta Aprendizagem através da Ação no curso de Sustentabilidade Começa com Professores.

Uma mudança fundamental que ocorre atualmente em curso no pensamento educativo, pode ser encontrada na ênfase para a natureza multidimensional da aprendizagem, envolvendo cognição, envolvimento social-emocional, compromissos normativos e orientações de  ação e envolvimento (UNESCO, 2017). Estas são muitas vezes também resumidas como envolvendo a aquisição de conhecimentos, competências, valores e competências para a realização do bem-estar humano através de um funcionamento eficaz e contribuição para a melhoria da qualidade de vida para si, para os outros e para os comuns. Vários países introduziram sistemas de ensino baseados em resultados ou competências, onde o resultado da aprendizagem é salientado utilizando uma abordagem “design down” (desmontar) para o desenvolvimento curricular.

Na África do Sul, quando foi introduzida uma abordagem baseada nos resultados, verificou-se que interpretações superficiais da abordagem baseada nos resultados, juntamente com uma insuficiente preparação entre os professores, conduziram a uma situação em que o currículo não estava bem implementado, o que prejudicava os alunos e afetava a qualidade dos resultados da aprendizagem. Outro grande desafio associado à introdução destas abordagens no currículo é a prática de avaliação associada, que também precisa de ser alterada para que a natureza da aprendizagem situada e multidimensional possa ser adequadamente avaliada.

Tabela 1 Adaptação do quadro de fink (2003) para avaliar a aprendizagem significativa em EDS (por Shumba, Mandikonza e Lotz-Sisitka, na imprensa)

Estes seis tipos de aprendizagem significativa não são hierárquicos, mas sinérgicos. Cada tipo de aprendizagem interage e relaciona-se com os outros tipos de aprendizagem, adicionando algo, no geral, a uma aprendizagem significativa. Fink explica que “alcançar qualquer tipo de aprendizagem simultaneamente aumenta a possibilidade de alcançar outros tipos de aprendizagem também”. A aprendizagem significativa é, portanto, a totalidade da aprendizagem alcançada quando os alunos têm experiências nalguns ou todos os seis tipos interativos de aprendizagem na Tabela 1 abaixo.

Figura 1 Adaptação do quadro de Fink (2003) para avaliar a aprendizagem significativa em EDS (por Shumba, Mandikonza e Lotz-Sisitka, na imprensa)

As perguntas no modelo acima guiam os educadores ao pensar sobre o que avaliar e como isso pode ser feito. É importante ressaltar, que este modelo também nos ajuda a pensar além da avaliação DAaprendizagem, para incluir a avaliação PARA a aprendizagem e avaliação de COMO aprendizagem.

Leia o caderno da Aprendizagem através da Ação 4: Conceber e experimentar a avaliação de aprendizagem significativa da  EDS. Identificar exemplos de educação baseados em resultados, define competências que apoiam a aprendizagem e a sustentabilidade e explica o processo de aprendizagem significativa. O material do curso também inclui alguns exemplos, portanto, certifique-se em lê-lo, pois irá ajudá-lo a considerar como poderia usar o modelo para avaliar uma aprendizagem significativa do EDS.