Orientações adicionais para conceber avaliações na EDS

A avaliação da EDS deve sempre apoiar abordagens de aprendizagem transformadoras e orientadas para a mudança e uma aprendizagem significativa, tal como acima discutido. Como se vê na Aprendizagem através da Ação 2, a EDS envolve apoiar os alunos a envolverem-se mais com a administração ambiental, a desenvolverem a capacidade de pensamento futuro, a envolverem-se com questões complexas e a desenvolverem ética e valores para as pessoas e o bem-estar planetário. A Aprendizagem através da Ação 3 sublinhou o envolvimento em ações de desenvolvimento sustentável e processos de aprendizagem ativa. A avaliação destes processos requer a capacidade de conceber avaliações congruentes com os objetivos de aprendizagem da EDS, como acima referido.

Como também foi referido acima, muitas vezes os educadores da EDS não se preocupam apenas com a avaliação da aprendizagem, mas também com a avaliação para a aprendizagem, o que significa que preferem as suas abordagens de avaliação para também fomentar e reforçar o processo de aprendizagem. Por conseguinte, podemos também falar de uma avaliação centrada na aprendizagem. Esta avaliação é muitas vezes formativa (ou seja, ocorre durante o processo de aprendizagem), mas também pode ser sumária (ou seja, ocorra no final do processo de aprendizagem).

Estude as orientações adicionais para a conceção de avaliações em EDS no texto  Aprendizagem através da Ação 4 – oferece uma orientação muito mais abrangente do que fornecemos aqui. Tente manter em mente continuamente o seu próprio contexto e como pode aplicar estas abordagens de avaliação do EDS ao seu currículo e conteúdo de aprendizagem. Depois de ter passado pelo texto adicional da Aprendizagem através da Ação 4, abra o Estudo de caso para continuar a ler a nossa história.