Desenvolver um entendimento comum de ‘Desenvolvimento Sustentável’ e ‘Educação para o Desenvolvimento Sustentável’ (EDS).

Passo 1: Desenvolva um entendimento comum do conceito de “desenvolvimento sustentável”.

Clique aqui para abrir e ler o Estudo de Caso.

Reflita sobre o estudo de caso que acabou de ler. Qual é a ligação entre os desafios ou questões da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e do Desenvolvimento Sustentável (DS)? Por que pensa que precisamos da EDS nas nossas comunidades, províncias, países e mais amplamente, internacionalmente?

Por mais importante que seja começar a entender o que significamos por desenvolvimento sustentável, também precisamos de desenvolver a nossa compreensão da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, porque é uma categoria de educação que tem como foco a transformação da educação; procura ajudar a desenvolver sociedades mais saudáveis, sustentáveis e socialmente justas, onde todos possam florescer, agora e no futuro.

Uma forma de desenvolver um entendimento comum do conceito de ‘Educação para o Desenvolvimento Sustentável’ é pensar no desenvolvimento sustentável como um processo de aprendizagem, conforme descrito na sessão anterior. Outra forma de pensar acerca da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, é de pensá-la com base nalgumas das definições e descrições de EDS, fornecidas por documentos internacionais, como o Roteiro de 2014 da UNESCO, para a Implementação do Programa de Ação Global (PAG) sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável, no seu sentido mais amplo, é a educação para a transformação social visando criar sociedades mais sustentáveis – e deve começar hoje (UNESCO, 2014).

Para criar um mundo mais justo, pacífico e sustentável, todos os indivíduos e sociedades devem estar equipados e apoderados pelo conhecimento, habilidades e valores, além de serem incutidos com uma maior consciência, para impulsionar essa mudança. É aqui que a educação tem um papel fundamental a desempenhar. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é sobre moldar um amanhã melhor para todos – e deve começar hoje (UNESCO, 2014:8)

Passo 2 – Trabalhe com outras pessoas na sua Comunidade de Prática, para assim desenvolver um entendimento comum do conceito da ‘Educação para o Desenvolvimento Sustentável’.

Trabalhe com a matéria do curso Aprendizagem através da Ação 1: Política, Contexto e Revisão de Competências ESD (Pág. 9 a 17) para assim desenvolver um entendimento comum do conceito da “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e como isso se relaciona com o desenvolvimento sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Depois de ler esta secção sobre a compreensão dos conceitos de “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, reflita sobre as duas definições de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, mantendo as seguintes perguntas em mente.

  • Será que os programas na sua instituição de ET/EFTP, refletem algumas dessas perspetivas sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável?

  • Discuta com os seus colegas a sua compreensão do desenvolvimento sustentável e da educação para o desenvolvimento sustentável. Como é que a sua compreensão se relaciona com as realidades e questões da África Austral na sua comunidade/contexto/país?

  • O que pensa que poderá ser feito para melhorar a educação na sua instituição de ET/EFTP para refletir um conceito mais forte de EDS?

  • Como isso influência o seu projeto de mudança planeado?

Considere estas cinco áreas prioritárias da EDS em relação à educação oferecida na sua instituição de ET/EFTP e responda às seguintes perguntas:

  • Quais dessas cinco áreas prioritárias do PAG priorizaria no contexto do seu país de ET/EFTP?

  • Por que priorizaria isso?

  • Até que ponto o seu programa atual já aborda essas cinco áreas prioritárias do PAG?

  • O que precisa ser feito para mudar isso?

Esta sessão termina com uma tarefa onde você examinará os objetivos de aprendizagem e como eles foram definidos na publicação, Educação para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem (UNESCO, 2017)

Por favor, preencha a pergunta abaixo e, uma vez concluído, clique no botão “enviar”.

NOTA: Esta Tarefa não é obrigatória. Você pode continuar sem concluir esta tarefa.


Educação para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem

Complete esta tarefa onde irá analisar os objetivos de aprendizagem e como foram definidos na publicação Educação para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem (UNESCO, 2017a).