Desenvolvimento de um Projeto de Mudança ESD

A Sustentabilidade Começa com os Professores é um programa de aprendizagem através da acção, centrado em torno de um Projeto de Mudança de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) contextualmente definido. Durante este curso, desenvolverá um Projeto de Mudança EDS dentro da sua instituição, que seja relevante ao seu contexto.

O projeto de mudança é uma iniciativa de mudança institucional e, portanto, precisa de ser desenvolvido coletivamente com os outros na instituição. Usamos o termo ‘comunidade de prática’ para indicar a necessidade de trabalhar com os  outros e na prática de desenvolver um Projeto de Mudança EDS institucional. O objetivo é desenvolver práticas inovadoras e exemplares de EDS, que possam ser mais amplamente compartilhadas na Região da SADC, e internacionalmente na África e nas redes e estruturas da UNESCO e SARUA (Associação de Universidades Regionais da África Austral).

Pesquise alguns vídeos do YouTube sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e compartilhe com o seu grupo.

Depois de ter trabalhado com os estudos de caso, responda às seguintes perguntas no fórum:

  • Como é que a formação e aprendizagem de professores da primeira infância, escola primária e secundária, e a instrução de TVET, poderá ser transformada para responder às preocupações de desenvolvimento sustentável da África e aos desafios do século XXI?

  • Como é que a formação de professores e o ensino de TVET devem estar estruturados para permitir isso?

É importante ter sempre em mente as qualidades de um bom projeto de mudança ao trabalhar no seu Projeto de Mudança!

As qualidades que se seguem constituem um bom projecto de mudança em EDS e podem servir de orientação para conceituar e planear o seu Projeto de Mudança EDS. Elas também podem ser usadas para rever e avaliar os Projetos de Mudança EDS. O Projeto de Mudança deverá:

  • Responder e contribuir potencialmente nas políticas nacionais e institucionais relevantes,

  • Estar alinhado com as estruturas curriculares nacionais e institucionais, e potencialmente contribuir para a transformação curricular,

  • Ter um claro impulso de aprendizagem transformadora de aprendizagem (EDS),

  • Melhorar o envolvimento e a comunicação entre os departamentos,

  • Ter uma abordagem global da instituição,

  • Focar-se numa variedade de domínios de aprendizagem, e

  • Promover a aprendizagem ao longo da vida.

Assista à apresentação narrada em PowerPoint sobre as qualidades de um bom projeto de mudança ESD e, em seguida, poste uma mensagem no fórum  na qual você se apresente, reflicta sobre as razões pelas quais você decidiu participar neste curso e compartilhe as ideias iniciais que você tem para um Projeto de Mudança institucional que possa refletir essas qualidades de um bom Projeto de Mudança.