Atribuição: Alterar Projeto Parte 4 – Avaliação de aprendizagem significativa

Você pode baixar a  Aprendizagem através da Ação 4 abaixo. O passo final para a Aprendizagem através da Ação 4 é completar a tarefa discutida abaixo com a sua comunidade de práticas.

Nesta parte do Projeto De Mudança e na Aprendizagem através da Ação 4, irás focar-te em como avaliar uma aprendizagem significativa do EDS. Chamamos a este processo de avaliação de aprendizagem “significativa”, porque inclui avaliar o seguinte:

  • Competências cognitivas e resultados,

  • Competências e resultados socioemocionais,

  • Competências de ação que reflitam mudanças na prática e no comportamento,

  • Competências de aprendizagem social que incluem poder trabalhar com os outros para se envolver em processos de mudança,

  • Valores e ética, especialmente a capacidade de mostrar cuidado e empatia por si próprio, pelos outros e pelo mundo em redor, e

  • Capacidade de “aprender a aprender” e como refletir criticamente e fazer parte dos processos de mudança.

Usaremos o modelo adaptado Dee Fink (2003) (ver abaixo) para demonstrar como avaliar a aprendizagem “significativa”, e irá encorajá-lo a aplicá-lo nos seus Projetos de Mudança EDS.

Concluímos a Aprendizagem através da Ação 4, e o curso com aTAREFA 4: Projeto de Mudança Parte4 – Desenvolver um Plano de Avaliação para avaliar a “Aprendizagem Significativa” no seu Projeto de Mudança da EDS

Conceba uma ferramenta de avaliação e abordagem para avaliar uma aprendizagem significativa aplicada ao seu Projeto de Mudança de EDS. Nesta avaliação, pretende-se cobrir a avaliação de, pelo menos, algumas das seguintes dimensões de uma aprendizagem significativa do EDS:

  • Conhecimento fundamental e pensamento sistêmico,

  • Aplicação, incluindo inquérito aprofundado e resolução de problemas,

  • Integração, incluindo diferentes tipos de conhecimentos, competências e valores,

  • Relação: dimensões humanas e ecológicas,

  • Valores e ética: Caring/ubuntu, e

  • Aprender a aprender, incluindo capacidade de avaliar e rever e contribuir para a mudança.

Experimente a abordagem de avaliação e as ferramentas que concebeu. Incentive os seus alunos professores e instrutores de EFTP a utilizarem o modelo de avaliação e abordagem e a aplicá-lo ao seu ensino de prática EDS e instrução de EFTP. Fornecer feedback sobre a utilização do modelo de avaliação e abordagem.

Diretrizes de atribuição

Formato: avaliação escrita 5-6 páginas em diapositivos de palavra/pdf ou ppt (diapositivos de 6-8 ppt)

Comprimento: deve incluir todas as seções acima mencionadas. Máximo de 6 páginas, ou 6-8 ppt slides.

Estrutura: A sua atribuição deve consistir na ferramenta de avaliação do EDS, na abordagem de avaliação, no retorno dos alunos professores e instrutores de EFTP sobre o modelo e abordagem. A atribuição deve concluir com as suas reflexões e recomendações como poderá melhorar a sua prática de avaliação da EDS. A atribuição deve mostrar que pensou como avaliar a aprendizagem significativa do EDS no seu contexto de prática.

Assim que tiver concluído a sua tarefa  com a sua comunidade de prática, por favor submeta a sua tarefa da Aprendizagem através da Ação 4 abaixo. Se tiver alguma dúvida relacionada com o conteúdo da tarefa, estrutura, ou se tiver dificuldades em enviar a sua tarefa, contacte-nos.