Rever outros documentos relevantes que orientam o trabalho dos educadores na sua instituição de ET/EFTP

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Passo 5 – Considere outros documentos relevantes (por exemplo, política curricular) ao analisar se a EDS está suficientemente bem integrada ou não, nos programas formais de aprendizagem na sua instituição

O documento de análise ambiental compilado para o programa ‘A Sustentabilidade Começa com os Professores’ mostra que muitos países da região da SADC já começaram a integrar aspetos da EDS no currículo nacional e nas políticas de avaliação, e nos programas de formação de professores. Isso tem implicações para o conteúdo e o processo de formação de professores, como mostra o seguinte exemplo da África do Sul.

Figura 1 Um exemplo da África do Sul.

Mais exemplos podem ser encontrados no texto detalhado que apoia a Aprendizagem através da Ação 1

Na próxima atividade, trabalhará com exemplos relevantes do seu próprio país e dos documentos que orientam a Educação Infantil, Primária, Secundária, e a Educação e Treinamento Técnico e Profissional no seu país. O foco da atividade é o que isso significa para melhorar a EDS no contexto da sua instituição de ET/EFTP.

Exemplos de documentos orientadores estratégicos que podem informar o trabalho que faz nas suas intuições de ET/EFTP:

  • o plano estratégico da instituição ET/EFTP,
  • a política curricular nacional (programa) que professores/educadores usaram para orientar a ET/EFTP,
  • esboços ou livros do módulo do curso,
  • políticas de avaliação, e
  • quaisquer outros documentos relevantes.

Use as seguintes dimensões da EDS, ilustradas na Figura 2, para rever os documentos relevantes, que orientam a formação de professores na sua instituição de ET/EFTP (UNESCO, 2014:12) :

Figura 2 Um diagrama resumindo as dimensões da EDS, usado para rever os documentos relevantes que orientam a formação de professores nas instituições de ET/EFTP

  • Com base na sua revisão, o que poderá sugerir para o seu Projeto de Mudança em termos de inovação e mudança curricular?

Passo 6: Rever o trabalho que faz na instituição ET/EFTP, por sua relevância para uma noção de ‘ensino do século 21’ nas sociedades em mudança

Outra maneira de considerar se os seus programas de ET/EFTP abordam a EDS e os objetivos globais (Meta 4.7), é pensar sobre a relevância da formação de professores / Educação e Treino Técnico e Profissional que oferece no século 21 na África, especialmente como responde aos desafios enfrentados por jovens e comunidades, bem como por nossas economias e sociedades. Existem muitos desafios que as nossas sociedades enfrentam no início do século 21, como as alterações climáticas, a pobreza persistente, a falta de acesso à escola, a violência baseada no género, ou a injustiça social.

Para superá-los exigirá criatividade, solidariedade e desenvolvimento de conhecimentos, valores e competências que possam apoiar a aprendizagem e mudança social transformadora. Há também oportunidades que podemos aproveitar, como o desenvolvimento de sistemas de energia que usam energia renovável ou o desenvolvimento de economias mais colaborativas que atendem a mais pessoas de maneiras mais equitativas (por exemplo, uma economia compartilhada). O aproveitamento dessas oportunidades também exigirá criatividade, solidariedade e desenvolvimento de conhecimentos, valores e competências, e práticas que possam apoiar a aprendizagem e mudança social transformadora. Atualmente as nossas instituições de formação de professores não respondem bem a estes desafios, daí a necessidade deste programa de desenvolvimento profissional EDS.

Em última instância, a formação de professores e o ensino de EFTP, devem fazer parte de um processo de mudança social mais amplo, se quisermos contribuir para um futuro melhor para todos. Há muitas maneiras de fazer isso, por isso também enfatizamos a importância de agência colaborativa e coaprendizagem no nosso caminho para a sustentabilidade.

Leia o caderno do Curso da Aprendizagem através da Ação 1: Políticas da EDS, Contexto e Revisão de Competências, e continue até a última sessão da Aprendizagem através da Ação de 1.