A Aprendizagem através da Acção 1 introduziu-lhe o conceito de EDS. Como já foi explicado, a EDS vem reforçar a integração do ambiente, da sociedade e da economia de modo a permitir trabalhar para uma vida e um futuro melhor para todos. A Aprendizagem através da Ação 1, introduziu os modelos da sustentabilidade fraca e forte a nível internacional, a EDS influencia o desenvolvimento de políticas.
Na África Austral, podemos também observar a influência de novos pensamentos sobre o meio ambiente, a sociedade e a economia nos currículos escolares. A investigação da EDS mostra que poucos professores e instrutores técnico-profissionais compreendem plenamente o conteúdo ambiental e de sustentabilidade, ou a relação implícita no foque do DS no ambiente-sociedade-economia. Para muitos professores e instrutores, o conhecimento do meio ambiente e a sustentabilidade é visto como “novo conhecimento”. Isso está também a mudar e a desenvolver-se rapidamente, à medida que os cientistas se esforçam para compreender melhor as questões ambientais, e como estas se relacionam com a economia e a sociedade, de modo a encontrar possíveis soluções e práticas alternativas.
Por exemplo, há 20 anos pouco se sabia sobre as mudanças climáticas e muito menos sobre tecnologias de energia alternativa. Hoje, ambas são áreas em rápido desenvolvimento de novos conhecimentos e práticas. Assim, os temas ambientais representam oportunidades desafiadoras de aprendizagem na “vida real”. Particularmente com o conhecimento sobre o meio ambiente, os professores enfrentam um triplo desafio de ensinar os alunos:
Estas perspetivas sobre o conhecimento, especialmente também o conhecimento das questões de sustentabilidade, colocam alguns desafios às instituições de Formação de Professores / EFTP, dado que estas instituições têm tradicionalmente funcionado principalmente com conhecimentos já estabelecidos e que são certos. Exploramos como nos envolvermos com esses desafios mais adiante nesta Aprendizagem através da Ação.
As questões ambientais e de sustentabilidade são geralmente complexas, e a sua compreensão requer uma apreciação global de vários aspectos, desde as perspetivas pessoais e culturais, até às científicas e técnicas, bem como uma compreensão crítica dos interesses políticos e económicos. No entanto, também é necessária uma certa quantidade de conhecimento fundamental em assuntos-chave, como Biologia e Geografia.
Trabalhe com a matéria do curso Aprendizagem através da Ação. 2: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Questões Críticas, sobre a necessidade de conhecimento fundamental
Pesquise e encontre materiais didáticos relevantes para os seguintes conceitos principais:
Pense em como cada um desses tópicos é relevante para sua disciplina ou seu trabalho na instituição ET/TVET. Compartilhe suas descobertas conosco no fórum do grupo. Clique aqui para participar da discussão.
Na escola e em muitos programas de EFTP, os livros didácticos geralmente apresentam informações como factos inquestionáveis e encerrados. No entanto, porque o conhecimento ambiental e de sustentabilidade (incluindo os aspectos culturais desse conhecimento) está mais frequentemente ligado a questões, significa que esse conhecimento é contestado; em outras palavras, as pessoas discordam sobre sua validade (verdade). Por exemplo, apesar do que muitas pessoas consideram ser evidência convincente de que as actividades humanas causam mudanças climáticas globais, algumas pessoas (e até mesmo Governos!) acreditam que as mudanças que testemunhamos são causadas por ciclos naturais. No entanto, a mudança climática é principalmente sobre o impacto de altos níveis de gases de efeito estufa, estes são devidos a mudanças antropogênicas (induzidas pelo homem) resultantes dos combustíveis fósseis. Este desafio cruza-se com os ciclos naturais. É importante estabelecer a ‘melhor verdade disponível’, e não apenas apoiar informações falsas ou pós-verdade que muitas vezes são divulgadas por negacionistas ou por interesses pessoais. Os educadores têm a responsabilidade de trabalhar com a melhor verdade disponível nos seus programas educacionais, sem serem dogmáticos ou ideológicos.
Além disso, em muitos casos, não sabemos o suficiente sobre uma questão ambiental ou de sustentabilidade. O nosso conhecimento é incompleto e, portanto, incerto. A maioria dos professores e alunos não está acostumada a trabalhar com conhecimentos contestados ou incompletos. No entanto, esta é uma característica importante do conhecimento no século 21, por isso enfatizamos a ideia de uma ‘melhor verdade disponível’.
Como enfrentar o desafio do conhecimento: