Abaixo enumeramos alguns exemplos de avaliações alternativas. Também adicionámos links a exemplos, vídeos e artigos para alargar a sua perspetiva e familiarizar-se com tipos e estilos de avaliação alternativos.
Uma vez concluída esta sessão, por favor completa a tarefa abaixo, para nos informar o que pensa de avaliações alternativas e com qual o método com que se sente mais confortável.
Para criar uma carteira de tarefas para os alunos, é necessário estabelecer uma série de questões que têm de ser abordadas na conceção da carteira de tarefas. (Fonte: Basto, 2014)
(Fonte: Mishra e Panda, 2007)
(Fonte: Mishra, 2004)
(Fonte: Mishra, 2004)
Rubricas
Uma rubrica é um guia de pontuação que ajuda na avaliação do desempenho de um aluno com base numa gama de critérios e não numa única pontuação. Você poderá usá-la para avaliar a profundidade, amplitude, criatividade e enquadramento conceptual de um ensaio, apresentação, dramatização, cartaz, projeto, relatório de laboratório, carteira, etc. Uma rubrica pode ser aplicada a numerosas tarefas na sala de aula. As rubricas consistem em critérios de desempenho pré-definidos e específicos que são:
Uma avaliação alternativa eficaz baseia-se em observações registadas através de listas de verificação e rubricas.
Abaixo, discutimos quatro tipos de rubricas que podem ser citadas em associação com avaliação alternativa.
Rubrica holística
Uma rubrica holística também é conhecida como uma rubrica de critério único (unidimensional), usada para avaliar o desempenho geral dos participantes numa atividade ou item baseado em níveis de realização predefinidos. As descrições de desempenho são escritas em parágrafos e geralmente em frases completas.
Exemplo de rubrica holística
Rubrica analítica
Uma rubrica analítica é bidimensional, com níveis de realização como colunas e critérios de avaliação como linhas. Permite avaliar as realizações dos participantes com base em múltiplos critérios utilizando uma única rubrica. Pode atribuir diferentes pesos (valor) a critérios diferentes e incluir uma realização global totalizando os critérios escritos num formulário de tabela.
Exemplo de rubrica analítica
Rubrica de características primárias
Na pontuação de traço primário, o instrutor pré-determina o critério principal, ou traço primário, para o desempenho bem-sucedido de uma tarefa. Esta abordagem implica, portanto, a redução dos critérios para avaliar o desempenho numa dimensão principal.
Exemplo de rubrica holística clique aqui.
Rubrica multi-característica
A abordagem multi-traços é semelhante à abordagem do traço primário, mas permite o desempenho da classificação em três ou quatro dimensões, em vez de apenas uma. As rubricas multi-traços assemelham-se a rubricas analíticas, na qual vários aspetos são pontuados individualmente. No entanto, quando uma escala analítica inclui dimensões tradicionais como conteúdo, organização e gramática, uma rubrica multi-característica envolve dimensões mais alinhadas com as características da tarefa.
Por exemplo, numa tarefa de fala de lacunas de informação em que os alunos são convidados a descrever uma imagem em detalhes suficientes para que um ouvinte a escolha de um conjunto de imagens semelhantes, uma rubrica de vários traços incluiria dimensões como qualidade de descrição, fluência e controlo de linguagem,
clique aqui
para um exemplo.
Refletir e discutir com o seu grupo e os alunos como as seguintes abordagens apoiadas pela tecnologia podem ser usadas para melhorar a avaliação da EDS.
O que os tornaria mais adequados para a aprendizagem transformadora e para a prática da EDS?