Exemplos de avaliações alternativas

Abaixo enumeramos alguns exemplos de avaliações alternativas. Também adicionámos links a exemplos, vídeos e artigos para alargar a sua perspetiva e familiarizar-se com tipos e estilos de avaliação alternativos.

Uma vez concluída esta sessão, por favor completa a tarefa abaixo, para nos informar o que pensa de avaliações alternativas e com qual o método com que se sente mais confortável.

Métodos de Avaliação Alternativas

Carteira

Para criar uma carteira de tarefas para os alunos, é necessário estabelecer uma série de questões que têm de ser abordadas na conceção da carteira de tarefas. (Fonte: Basto, 2014)

  • Fim – Qual é o propósito da carteira?

  • Público – Em que público será criado o portfólio?

  • Conteúdo – Que amostras de trabalho estudantil serão incluídas?

  • Processo – Que processos (por exemplo, seleção de trabalho a incluir, reflexão sobre trabalho, conferência) serão contratados durante o desenvolvimento da carteira?

  • Gestão – Como é que o tempo e os materiais serão geridos no desenvolvimento da carteira?

  • Comunicação – Como e quandoa carteira será partilhado com públicos pertinentes?

  • Avaliação – Se a carteira deve ser utilizada para avaliação, quando e como deverá ser avaliada?

Diários reflexivos

(Fonte: Mishra e Panda, 2007)

  • A reflexão é importante para a aprendizagem;

  • Dois tipos: Reflexão sobre a ação e Reflexão em ação;

  • A reflexão é um processo sistemático de criação de significado que requer atitude para valorizar o crescimento pessoal e intelectual de si mesmo e dos outros;

  • Não é apenas escrever um diário;

  • Utilizar verbos de ação no nível além de “Lembre-se” na Taxonomia de Blooms revista;

  • Cobrir uma abordagem de reflexão crítica utilizando questões como o quê, como e porquê;

  • Proporcionar oportunidade para contextualizar, teorizar, personalizar e generalizar

Avaliação por pares

(Fonte: Mishra, 2004)

  • Desenvolver as competências de avaliação dos alunos;

  • Aprofundando a sua compreensão do processo de avaliação;

  • Reforçar a sua compreensão do tema e dos métodos;

  • Desenvolver as suas competências de gestão de tarefas em grupo e poder de articulação para fornecer feedback;

  • Facilitando a autoavaliação e o pensamento reflexivo.

Autoavaliação

(Fonte: Mishra, 2004)

  • Promove o auto acompanhamento do progresso por parte dos alunos;

  • Desenvolve aprendizagem independente e auto-dirigida;

  • Importante para se candidatar ao reconhecimento da aprendizagem prévia;

  • Promove o autoconhecimento e a compreensão;

  • A investigação mostra que os altos realizadores tendem a subestimar e os baixos realizadores tendem a sobrestimar;

  • O retorno do tutor é importante;

  • Critérios de avaliação para autoavaliação (O que tenho vindo a fazer? Como é que me tenho portado? O que penso do que tenho feito?)

Rubricas

Uma rubrica é um guia de pontuação que ajuda na avaliação do desempenho de um aluno com base numa gama de critérios e não numa única pontuação. Você poderá usá-la para avaliar a profundidade, amplitude, criatividade e enquadramento conceptual de um ensaio, apresentação, dramatização, cartaz, projeto, relatório de laboratório, carteira, etc. Uma rubrica pode ser aplicada a numerosas tarefas na sala de aula. As rubricas consistem em critérios  de desempenho pré-definidos e específicos que são:

  • Sumativo na prestação de informações sobre o conhecimento de um aluno;

  • Formação na prestação de informações sobre os pontos fortes e fracos de um aluno;

  • Avaliativo no fornecimento de formas de criar instrução que melhor se adapte às necessidades de cada aluno;

  • Educar para proporcionar aos alunos uma compreensão de como aprendem ciência

Uma avaliação alternativa eficaz baseia-se em observações registadas através de listas de verificação e rubricas.

Abaixo, discutimos quatro tipos de rubricas que podem ser citadas em associação com avaliação alternativa.

Rubrica holística

Uma rubrica holística também é conhecida como uma rubrica de critério único (unidimensional), usada para avaliar o desempenho geral dos participantes numa atividade ou item baseado em níveis de realização predefinidos. As descrições de desempenho são escritas em parágrafos e geralmente em frases completas.

Exemplo de rubrica holística

Rubrica analítica

Uma rubrica analítica é bidimensional, com níveis de realização como colunas e critérios de avaliação como linhas. Permite avaliar as realizações dos participantes com base em múltiplos critérios utilizando uma única rubrica. Pode atribuir diferentes pesos (valor) a critérios diferentes e incluir uma realização global totalizando os critérios escritos num formulário de tabela.

Exemplo de rubrica analítica

Rubrica de características primárias

Na pontuação de traço primário, o instrutor pré-determina o critério principal, ou traço primário, para o desempenho bem-sucedido de uma tarefa. Esta abordagem implica, portanto, a redução dos critérios para avaliar o desempenho numa dimensão principal.

Exemplo de rubrica holística clique aqui.

Rubrica multi-característica

A abordagem multi-traços é semelhante à abordagem do traço primário, mas permite o desempenho da classificação em três ou quatro dimensões, em vez de apenas uma. As rubricas multi-traços assemelham-se a rubricas analíticas, na qual vários aspetos são pontuados individualmente. No entanto, quando uma escala analítica inclui dimensões tradicionais como conteúdo, organização e gramática, uma rubrica multi-característica envolve dimensões mais alinhadas com as características da tarefa.

Por exemplo, numa tarefa de fala de lacunas de informação em que os alunos são convidados a descrever uma imagem em detalhes suficientes para que um ouvinte a escolha de um conjunto de imagens semelhantes, uma rubrica de vários traços incluiria dimensões como qualidade de descrição, fluência e controlo de linguagem,
clique aqui
para um exemplo.

Refletir e discutir com o seu grupo e os alunos como as seguintes abordagens apoiadas pela tecnologia podem ser usadas para melhorar a avaliação da EDS.

  • Discussões/blogs online
  • Avaliações de aprendizagem misturadas;
  • Aprendizagem baseada em projetos online;
  • Carteira eletrónica;
  • Perceção do Ponto de Interrogação;
  • podcast; e
  • exames online/dactilografado.

O que os tornaria mais adequados para a aprendizagem transformadora e para a prática da EDS?