Aprendizagem através da Ação 5: Um Estudo de Caso

Os Projetos de Formação de Professores /EFTP São iniciativas de mudança institucional auto-definidas. Incluem inovações curriculares, inovações pedagógicas e inovações de instituições inteiras. É importante que todos os Projetos de Mudança sejam orientados para a sustentabilidade e para a política relevante nos países participantes. Projetos de Mudança na formação de professores podem focar-se na melhoria das práticas pedagógicas, na avaliação, na integração da cultura e no conhecimento indígena no currículo, no envolvimento da comunidade e nas inovações científicas e tecnológicas para a sustentabilidade.

A Sustentabilidade Começa com Os Professores é um programa de aprendizagem através da ação, centrada num Projeto de Mudança contextualmente definido. Durante este curso, irá desenvolver um Projeto de Mudança EDS dentro da sua instituição relevante para o seu contexto. O Projeto de Mudança será implementado com os seus colegas numa comunidade de práticas. Por conseguinte, o acompanhamento e a avaliação devem também ser feitos em colaboração com os seus colegas.

Resultados da Aprendizagem

No final desta aprendizagem através da ação, terá:

  • Procedido com  uma avaliação do trabalho do Projeto de Mudança, de forma a identificar o que tem de ser feito a seguir.
  • Identificado o valor criado pelo Projeto de Mudança.
  • Planeado como dimensionar para o impato do Projeto de Mudança /EDS.

Nesta última Aprendizagem através da ação, ainda continuamos a acompanhar o trabalho dos cinco formadores de professores à medida que tomam decisões sobre a monitorização do seu Projeto de Mudança da EDS, e encontrar o valor criado pelo projeto. Utilizando também o trabalho dos formadores de professores, esta Aprendizagem através da ação irá ajudá-lo a entender como escalar o impacto do seu Projeto de Mudança de EDS

Clique aqui para abrir e ler o Estudo de Caso

Como o Programa de Sustentabilidade começa com os Professores da Universidade Rhodes/ UNESCO é um programa ligado à Agenda 2030 da UNESCO, esperamos que, como representante da sua organização, desenvolva um processo de acompanhamento cuidadosamente constituído, criativo e colaborativo, para o Projeto de Mudança, para que possa apresentar um relatório num workshop regional final, bem como partilhar planos de dimensionamento com os seus colegas e outros na sua instituição e rede. No final do ano realizar-se-á uma reunião de políticas e os seus Projetos de Mudança serão comunicados lá.

Será importante que informe regularmente sobre os progressos que estão a ser feitos com o Projeto de Mudança, e que se mantenha em comunicação com os coordenadores do curso e com o Grupo de Referência Regional do EDS para apoio contínuo. Poderá também trabalhar em estreita colaboração com o Ministério da Educação e com a liderança da sua instituição, que estão cientes da sua participação no programa Sustentabilidade Começa com Professores. Continue a trabalhar em estreita colaboração com os colegas da sua Comunidade de Práticas no seu Projeto de Mudança!

Para ajudá-lo a acompanhar e avaliar o seu Projeto de Mudança, considere os seguintes passos:

  • Passo 1

    Consolidar a comunidade de prática com a que irá trabalhar na sua instituição de Formadores de Professores no Projeto de Mudança.

  • Passo 2

    Desenvolva uma compreensão clara do Projeto de Mudança em que irá trabalhar com os seus colegas, a partir da data de início do curso por um período de seis a oito meses, após o qual será realizado o workshop final do programa (Abril de 2021).

  • Passo 3

    Utilize as Diretrizes do Projeto de Mudança e as Tarefas do projeto,  as reflexões no final de cada um dos textos de Aprendizagem através da Ação para desenvolver um plano de ação claro para o seu Projeto de Mudança.

  • Passo 4

    Agora considere as recomendações de alocação de tempo que foram feitas para cada uma das fases do Projeto De Mudança, e desenvolva um “mapeamento de progresso projetado” com cada etapa do Projeto de Mudança claramente marcado. Esta ferramenta de mapeamento de progresso pode ajudá-lo a manter-se no caminho certo.

  • Passo 5

    Define um cronograma de reuniões para reflexão de acompanhamento durante duas semanas antes de cada (fase) do Projeto de Mudança, e durante duas semanas após cada entrega. Desta forma, podem preparar-se em conjunto para a próxima entrega; (b) Refletir sobre a entrega anterior no seu quadro de acompanhamento.

Figura 1 Formulário de acompanhamento do Projeto de Mudança (Aprendizagem através da Ação 5)tem uma cópia para preencher)

Trabalhe através da Materia do Curso da Aprendizagem através da Ação5 e concentre-se no Acompanhamento e Avaliação do seu trabalho no seu Projeto de Mudança.