Tarefa: Projeto de Mudança Parte 2 – Explorando “questões de interesse” locais

Nesta parte do Projeto de Mudança, convidamos-lhe a usar o”modelo da roda ODS’ para mapear uma ‘questão de preocupação’ no seu contexto local (por exemplo, pobreza, saúde ou segurança hídrica, ou qualquer outra questão local de preocupação). Para identificar esse assunto de preocupação (a parte central da ‘roda ODS’), terá que consultar as comunidades locais ou pedir aos seus alunos que façam observações no contexto local.

Pode baixar a Aprendizagem através da Ação 2 abaixo. A etapa final para a Aprendizagem através da Ação 2, é concluir a Tarefa discutida abaixo.

Concluímos a Aprendizagem através da Ação 2, com a TAREFA 2:

Projeto de Mudança Parte 2 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Questões Críticas

Use a estrutura da ‘roda’ dos ODS, para mapear uma questão local de preocupação e identificar como ela se relaciona com os ODS. A partir daqui, pode começar a mapear os conteúdos, valores e éticas, incluindo conhecimentos locais e indígenas, que podem ajudar os seus alunos a entender o assunto em questão. Eles podem ajudar a fazer esta pesquisa! A estrutura do ‘modelo de roda ODS’ pode ser encontrada no texto da Aprendizagem através da Ação 2, com mais discussão sobre ela. Use-a para mapear o seguinte:

  • Uma descrição do contexto – local, nacional, regional e internacional (ou seja, como a questão se situa no contexto e em relação aos ODS mais amplos, e a ênfase nos ODS apresentados pela comunidade da África Austral nos seus preparativos para os ODS).

  • Preocupações na comunidade local que levantam questões éticas ou ‘propósitos’ para a educação, que têm significado no contexto local. Que fontes de património imaterial podem ser usadas para desenvolver uma visão sobre o assunto em questão? Que características do local podem ser usadas para desenvolver uma visão sobre o assunto em questão?

  • Poderá identificar e resumir o conhecimento disponível das questões inter-relacionadas – aqui deverá examinar o conhecimento científico, bem como o conhecimento local e indígena, e como eles podem ser reunidos para uma mudança liderada pela aprendizagem.

  • E então identificar que categoria de mudança liderada pela aprendizagem é necessária no contexto.

  • Mapeie isso como possibilidades para aprimoramento/enriquecimento do currículo na sua disciplina atual e para mudanças futuras no currículo.

Diretrizes para a tarefa

Formato: tarefa escrita ou apresentação em ppt

Comprimento: Deve incluir todos os aspectos acima, usando a roda ODS como ponto de partida. Entre 2 a 3 páginas escritas, ou 5-6 slides em ppt.

Estrutura: O seu relatório deve incluir os links do assunto de interesse para os ODS relevantes, e conteúdo relevante, que ajudará os alunos a entender o assunto de preocupação, usando a estrutura do ‘modelo de roda dos ODS’.

Prepare um relatório, ou powerpoint, baseado nas diretrizes acima, de 2 a 3 páginas ou 5-6 slides em powerpoint, e envie a sua tarefa abaixo.